» Post

Há espaço para o torcedor do povo em estádios?

Resultado de imagem para jogo da seleção torcida

Resultado de imagem para jogo da seleção torcida celular

A elitização do futebol brasileiro acabou de fato com o torcedor que sempre geriu os times na sua história, o torcedor da geral e arquibancada. Pagando 10, 20 Reais por jogo ele sempre comparecia em qualquer circunstância, contribuindo para o seu time.

Quando questiono sobre o assunto, muitos me falam que é o progresso das arenas, que “infelizmente” com o custo dos novos estádios não existem formas para o ingresso ser barato, que apenas o sócio torcedor pode fazer isso.

Os próprios clubes apregoam isso para os seus fãs. Alexandre Kalil e Paulo Nobre, ex-presidentes do Atlético-MG e Palmeiras, respectivamente, foram categóricos com um pensamento uníssono de que o futebol não é para o povo e sim para quem tem dinheiro, pois o mercado exige o lucro, as receitas.

Existem exemplos vitoriosos como a Academia do Povo, no Internacional de Porto Alegre, que conseguiu dois mil lugares com ingressos a 10 Reais. Ou ainda o América-MG que tem setores populares, onde o ingresso varia de 5 a 20 Reais, além de vários times do Nordeste nessa mesma metodologia.

Na capital paulista um time que sempre teve um ar de “elitista” mudou a sua visão. O São Paulo está lotando em praticamente todos os seus jogos no Morumbi com setores aonde o valor chega a 20 Reais, uma atitude que foi pensada por muito tempo após perceberem uma coisa que, para mim, é meio óbvia: de que “ganhos esportivos + ganhos financeiros” podem encontrar um equilíbrio favorável.

Não tenho a menor dúvida de que sempre há espaço para os torcedores de setores populares em estádios, arenas ou adjacências. Basta apenas ter vontade e querer, de fato, que isso aconteça. E não acho errado pensar na sua receita, mas é vital que também se pense em angariar mais adeptos para conquistar esse lucro.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade