No último sábado (15), o deputado federal e pré-candidato a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), se reuniu com diversos representantes de coletivos e organizações do movimento negro na Casa de Francisca, que fica na região central de São Paulo. Confira as fotos no final do texto.
Boulos ouviu projetos e solicitações, tais como: a retomada da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), mas não somente um simples retorno e sim, que essa secretaria volte a ser um espaço de política públicas com recursos. Como disse Ruth Lopes Costa, da Frente Negra On-line: “nosso povo tem presa!“
Nas redes sociais, Boulos afirmou seu comprometimento em atuar contra o racismo e promover a igualdade racial na capital paulista.
Estiveram presentes militantes negros apoiadores da pré-candidatura de Boulos. A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), causou alvoroço quando chegou no evento e atendeu gentilmente a todos(as) que pediram para fazer fotos com ela.
Depoimentos dos participantes
O Jornal Empoderado ouviu a opinião de alguns dos ativistas presentes sobre a atividade:
Para o professor, ativista e jornalista, Dennis de Oliveira: “foi um evento importante porque marcou a participação do movimento negro na campanha do Guilherme Boulos. Foram apresentados os principais tópicos do programa antirracista elaborado pelo GT [Grupo de Trabalho] que o construiu com destaque a reconstrução da SMPIR, a agenda das ações afirmativas e orçamento adequado para as políticas. Além disso, eu particularmente ressaltei a necessidade de se pensar políticas de apoio e atendimento aos trabalhadores em aplicativos, trabalhadoras domésticas e o fortalecimento da Economia Popular nos arranjos produtivos periféricos. O pré-candidato Guilherme Boulos assumiu o compromisso publicamente com as pautas antirracistas, agradeceu os militantes que construíram o programa e se comprometeu a zerar a fome, a miséria e o analfabetismo em São Paulo.
Edson França, dirigente da Unegro e do PCdoB, afirmou que: “Boulos elevará a Prefeitura [de São Paulo] ao padrão de incorporação do antirracismo na administração da cidade e do atendimento às políticas de igualdade racial à coletividade que mora na maior megalópole da América do Sul”
O jornalista e ex-presidente estadual do Psol, Joselício Jr (Juninho), contou que: “o encontro foi um espaço muito importante onde o pré-candidato Guilherme Boulos assumiu compromissos com a população negra paulistana, como a retomada da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, com orçamento, compromisso com o desenvolvimento de um pacto pela vida da juventude negra, com projetos de desenvolvimento nos bairros de maior vulnerabilidade, projetos para o desenvolvimento dos arranjos econômicos populares protagonizado por pessoas negras entre outros.”
“O evento foi importante porque a gente não partiu do zero. As entidades lá, que lá estavam, e os militantes na verdade, tinham como proposta que ele assumisse esse compromisso de instituir novamente a SMPIR aqui da cidade de São Paulo. Outro compromisso assumido é que em todas as áreas que for de importância para a sociedade paulistana, terão pessoas negras. Só o fato de ele ter colocado esse compromisso, já é importante para a gente. Primeiro porque a gente precisa que a efetivação da Lei 10.639, ocorra de fato e não seja descontinuada, como foi ao longo desses anos todos. E tem uma coisa bem importante: é o compromisso de que a questão racial vai ocupar um espaço importante dentro do governo dele”, concluiu Rosa Anacleto, metroviária e ativista da UNEGRO.
Assista o vídeo com trechos das falas dos convidados e de Boulos:
Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso