Sexta-feira, 10 de setembro de 2021 – Em continuidade aos 8 compromissos públicos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil, de uma série de 72 iniciativas para o combate ao racismo estrutural, foram selecionados 38 projetos no primeiro ciclo de editais que visa ao fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiras da sociedade civil; apoio ao empreendedorismo negro; e ações de combate e conscientização sobre racismo e discriminação. Os vencedores foram anunciados no dia 26 de agosto, durante evento online.
O objetivo é oferecer apoio financeiro, pelo período de 1 ano, a organizações e coletivos que promovem equidade racial e empreendedorismo negro no pais, com aportes de até R$ 65 mil por projeto.
Grupo investirá R$2 milhões para viabilizar a execução de iniciativas em todo o país
Segundo Klebs Rodrigues, da KLID, consultoria de planejamento responsável pela construção da metodologia dos editais, a ideia era elaborar um material de fácil entendimento. “A gente buscou criar um edital simples, sem burocracia e linhas difíceis de entender, mas que permitisse extrair o melhor das inscrições, e conseguimos”, explicou, enfatizando a necessidade de olhar para essas entidades, pois muitas das escolhidas afirmaram que nunca tinham sido contempladas com investimento externo.
O investimento dos editais visa a viabilizar e impulsionar as entidades selecionadas em diferentes frentes, como nos processos de gestão, atividades de comunicação, aquisição de equipamentos e apoio nas despesas regulares. Ao todo, foram recebidas 1.625 inscrições de todos os 26 estados brasileiros, desde o lançamento do edital, em 01 de junho de 2021.
Durante o evento de divulgação dos projetos selecionados, as instituições vencedoras puderam conhecer mais das ações do grupo em prol da equidade racial e combate ao racismo, além do processo para criação dos editais, destacando o comprometimento da companhia com a pauta racial. O encontro possibilitou o networking entre os selecionados e o compartilhamento de suas experiências e desafios com os colaboradores da companhia.
“A seleção das entidades contempladas nos editais é uma das materializações dos compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil. Entendemos que o nosso trabalho de combate ao racismo estrutural se torna mais forte quando contamos com a participação da sociedade e de entidades que já têm histórico nessa luta”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Confira a lista com os selecionados e os compromissos do Grupo Carrefour Brasil no combate ao racismo no site: https://naovamosesquecer.com.br/pt/
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 96 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões. Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 96023-3615 | carrefour@oliverpress.com.br