» Post

FOTÓGRAFA DO JORNAL EMPODERADO É HOMENAGEADA NOS USA

Ina Henrique que a mais de dois anos é a fotógrafa oficial do Jornal Empoderado foi homenageada em um prestigiada revista norte americana. Aproveitamos para conversar com a Ina e falar um pouco do seu trabalho.

 

Jornal Empoderado – Como nasceu sua história na fotografia?

Eu comecei a fotografar por hobby depois de um tempo decidi estudar para aprimorar o conhecimento.Fui fazer um curso técnico em fotografia e minha pesquisa de conclusão foi sobre o parque minhocão.

Jornal Empoderado – Você faz parte de um coletivo negro de fotografia. Fale dele. 

Em 2018 eu e mais cinco fotógrafos decidimos criar um coletivo chamado Afrotometria, esse coletivo busca a inserção de fotógrafos negros nós espaços que muitas vezes não temos acesso ,ou por falta de oportunidades ou por a maior parte dos espaços como museus e galerias devido ao racismo estrutural não privilegiar fotógrafos e artistas negros.

Hoje não faço parte do coletivo, porém sou grata por tudo que conquistei quando fui membro.

Jornal Empoderado – Como ser uma fotógrafa negra, ainda mais na Pandemia? Você tem ido cobrir manifestação do Fora Bolsonaro. Como está sendo?

As manifestações contra o presidente em grande parte são dirigidas a uma parcela da população brasileira.Muitas vezes uma parte da população periférica não possui acesso a esses atos,pois  tem outras demandas e preocupações e que o cenário político é algo distante.Acho válida e importante sairmos às ruas, porém essas falas devem ser acessíveis às periferias.

Jornal Empoderado – Qual seu estilo de fotografia?

Hoje em dia vejo minha fotografia como documental,mesmo dentro do fotojornalismo.

Jornal Empoderado – Aqui no JE qual foi o momento mais marcante para você?

Eu particularmente gosto muito das pautas em que cubro alguns eventos da comunidade negra como o Tributo a Sabotage e a Marcha da Consciência Negra.

Jornal Empoderado – Fale da premiação. E a importância dela para a fotografia negra?

Quando recebi o convite de uma produtora da Transition Magazine fiquei bem feliz pois essa revista existe desde a década de 1960 , nasceu em Uganda e sempre teve como linha editorial falar sobre a diáspora negra a nível mundial.Sabe ter suas imagens em uma publicação onde Martín Luther King Jr e James Bawldin escrevam textos?Isso é de uma importância ,saber que milhares de pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu trabalho. Não tem preço ser conhecida mundialmente.

Jornal Empoderado – Qual a importância do fotojornalismo?

O fotojornalismo é de suma importância em uma sociedade em que uma imagem vale mais do que dez palavras. As imagens muitas vezes transmitem emoções indescritíveis e de forma rápida.Com todo os avanços da tecnologia, sempre haverá a figura do fotojornalista.

FOTOS DA INA HENRIQUE

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade