Pesquisar
Close this search box.

» Post

De Poá-SP para o Brasil

Criado em 2015, em São Paulo, o Instituto Recomeçar tem o objetivo de reintegrar à sociedade homens e mulheres, qualificando e empoderando-os para poderem trilhar um novo caminho social, emocional e profissional.

Desde a fundação, o projeto já reintegrou dezenas de ex-detentos ao mercado de trabalho. A metodologia do projeto passa pelo atendimento inicial, encontro para socialização e dois dias de desenvolvimento psicossocial.

No final do processo a equipe técnica avalia se há algum impedimento para o egresso (ou egressa) ingressarem no emprego formal. O ex-detento que for considerado apto pela equipe é encaminhado para  entrevistas em empresa parceiras que abrirem vagas de trabalho.

Se a oportunidade for conquistada o mediador (também um ex-detento) do instituto entra em campo e passa a acompanhar o desempenho do contratado em sua nova ocupação. Este mediador também dá suporte à empresa contratante fazendo a ponte entre o contratado e a empresa. A sede do Instituto Recomeçar fica no município de Poá, região do Alto Tietê, em São Paulo. Além de ter sedes (unidade de atendimento) em Brasília-DF, Recife-PE e São José do Rio Preto—SP.  

Além do atendimento voltado à ressocialização e captação de vagas de empregos, o Recomeçar vem atuando em ações de combate a fome e a pobreza distribuindo vales e alimentos as famílias carentes do Estado de São Paulo, Recife, Brasília e São José do Rio Preto.

Projeto Itinerante

Egressos no primeiro dia de atendimento na sede do Instituto Recomeçar!☝️

No mês de junho teve início em São Paulo o projeto Recomeçar Itinerante. A cada 15 dias uma equipe multidisciplinar se desloca para uma unidade CIC – Centro de Integração da Cidadania para realizar atendimentos aos egressos da respectiva região.

Os CICs são uma espécie de mini Poupatempo e estão ligados a Secretaria de Justiça.

Todas as unidades ficam em bairros periféricos e muito distantes.

A intenção do projeto móvel é encurtar o caminho entre o serviço gratuito oferecido pelo Instituto e o egresso que busca mudança de vida.      

Conforme o cronograma, a equipe irá percorrer as 15 unidades CIC, sendo 13 na Capital, uma em São Vicente e outra e Campinas

Criador

Leonardo Precioso no bairro de origem durante gravação de Documentário!

O idealizador do Instituto Recomeçar é Leonardo Precioso um ex-jogador de futebol profissional e ex-detento.

A história do Léo transformador social começa com o amigo Eduardo Lyra que fez um desafio para mudar de vida assim que deixasse a prisão. O desafio era  montar juntos outrora o Projeto Recomeçar e hoje a principal ONG que atua nesta frente de atuação social no Brasil. A reinserção social de homens e mulheres que deixaram a prisão ainda é um trabalho que enfrenta um forte preconceito por parte da sociedade. 

Léo foi criado no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo. Começou a carreira ainda criança no Corinthians, passou por outros clubes do Brasil e exterior até declinar e encerrar precocemente a carreira.

De volta ao Itaim Paulista, bairro de origem flertou com crime, se tornou líder de facção e foi preso.O convite feito pelo amigo Edu Lyra foi a chave transformadora na vida do líder do Recomeçar.   

“Nós enxergamos ser possível criar um programa de apoio com o objetivo de dar amparo moral e social para o ex-presidiário”, explica Leonardo Precioso. Os atendimentos do Instituto Recomeçar são gratuitos e realizados mediante inscrição antecipada.

 

Mais informações

Instagram/Recomeçar360

Facebook /Recomeçar360

Site: www.recomecar360.org

Telefone: 11 – 9 4704 4773

Endereço: Rua Deputado Cunha Bueno, 130 — Poá — São Paulo

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade