A Frente Nacional Antirracista (FNA) que já se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) no último dia 9/12 e na última sexta-feira (10/12) se reuniu com o Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E fechando a agenda da semana foi a vez nesta sexta-feira (11/12) irem até a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, conversarem com Paulo Skaf presidente da entidade.Skaf se comprometeu a criar um comitê interno orientado pela FNA para juntos criarmos mecanismos de combate ao racismo. A entidade representa 52 unidades representativas no estado de São Paulo, entre eles tem 133 sindicatos patronais e 130 mil indústrias.
A FNA apesar de ser uma entidade nova já vem abrindo diálogos com entidades e autoridades, ao redor do país, com o objetivo criar um novo relacionamento econômico/empresarial/político com a população negra. A FNA nasce após o assassinato brutal de João Alberto, em Porto Alegre, em uma loja do Carrefour.
As mais de 500 organizações que assinam o documento, da FNA, tem como objetivo abrir conversas com 100 empresas previamente listadas. A UBER foi uma das primeiras a aderir.
Encontro com Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara dos Deputados
Na Fiesp
Encontro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
O Jornal Empoderado conversou com Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas – CUFA, que esteve juntamente com Frei David (Educafro) e Karla (Frente Favela) conversando com o ministro Luiz Fux “O encontro foi bem receptivo. Quero destacar a articulação do Frei David, da Educafro. Estivemos presentes eu, ele e Karla, da Frente Favela Brasil. O ministro foi muito receptivo e se comprometeu a encampar as agendas da Frente Nacional Antirracista “FNA”. E mais importante. Já que ele é presidente, também, e não somente do Supremo Tribunal Federal – STF, mas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) onde agregam muita gente lá… e tem um raio de articulação imenso, e por lá encampar as lutas e citamos pacificamente a construção de conselhos nas empresas públicas federais e ele (Luiz Fux) falou que é uma pauta que ele vai abraçar.”.
…Ainda tiveram tempo para um encontro com a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Foto de capa: FNA / Divulgação