» Post

FESTIVAL INTERNACIONAL FAZ ANÁLISE DECOLONIAL DA ARTE BURLESCA COM RECORTE RACIAL COM PETIT CAPPUCCINE

A artista Petit Cappuccine será um dos destaques do Festival ‘Yes Nós Temos Burlesco’ de 2024 com um workshop sobre a decolonização da arte burlesca, suas performances unem brasilidade, ancestralidade e deboche.

Petit Cappuccine é integrante de um dos primeiros grupos de burlesco negro da atualidade, o The Girls from Madureira, criado em 2018.

Pesquisadora de burlesco com recorte racial, Petit Cappuccine,  se dedica a entender o lugar do negro no burlesco à partir do Harlem Renascense, Companhia Negra de Revista e performances atuais observadas no tempo presente.

“Ao longo do workshop vamos conhecer figuras apagadas ou pouco referenciadas na história, mulheres negras e latinas que tiveram sua ascensão também na arte. Além disso, como seria pensar burlesco a partir do Brasil? Tivemos referências? Quem eram elas?”, afirma Petit Cappuccine,

Veja mais do trabalho no link aqui! e aqui!

Em sua oitava edição, o festival ‘Yes Nós Temos Burlesco!’ acontecerá de 9 a 12 de maio, em São Paulo, com uma série de atrações e eventos. 

Ao todo, 32 artistas se apresentarão em nove eventos durante os três dias de festival, que conta com shows, festas, feira, lançamentos de livros e workshop para contar a história e promover a cultura burlesca e valorizar os artistas, por meio da pesquisa e divulgação das suas histórias.

“A cena burlesca no Brasil cresceu a partir de 2015 com o Festival YES, que inspirou outros festivais  e incentivou a profissionalização de novos talentos. A arte da burla hoje é uma ferramenta poderosa de afirmação e de identidades diversas. Uma arte essencialmente libertária”, diz DFenix, Marco Chavarri, diretor do festival.

O festival internacional “Yes, Nós Temos Burlesco!” acontece desde 2015 e tem várias novidades para este ano, como eventos online, homenagens, premiações e performances,  com direção artística do Marcelo D’avilla.

Rede social: @yesnostemosburlesco

O que é burlesco?

Expressão artística teatral muito popular pelo tom de paródia e erotismo com influências do teatro de variedades, do vaudeville, do music hall, do cabaret e, também, das performances das vedetes do Teatro de Revista no Brasil. 

Nesta oitava edição, o festival conta com artistas do Brasil, Chile, Argentina e Estados Unidos.

Crédito das imagens: Gataria photografy e Formosa

Sobre o livro

Durante o festival “Yes, Nós Temos Burlesco!” será lançado o livro ELOÍNA – MUITO ALÉM DAS CURVAS, editora Desacato, de autoria dos pesquisadores Alberto Camarero e Alberto de Oliveira sobre a história de uma das vedetes mais importante dos anos 50, no auge do Teatro de Revista, que desafio uma sociedade machista para impor suas próprias regras.

Sobre o diretor DFenix do festival “Yes, Nós Temos Burlesco!”

É artista trans não-binário masculine, carioca. Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras(RJ), possui Licenciatura em Artes Cênicas pela UNRIO (RJ) e se especializou em sexualidade (INPASEX/2019). Diretor do Festival Internacional “Yes Nós Temos Burlesco!”. Pesquisa a 10 anos a arte burlesca, com ênfase em curadoria dissidente. Como educador, já ministrou oficinas na Argentina, na Academy of Burlesque – Seattle (EUA) e foi convidado a apresentar curso para BURLYCON – Convenção sócio-educativa Burlesca (Seattle). Fez parte do  júri da competição de BUrlesco BHOF 2022(Las Vegas). Como performer tem carreira internacional e já performou em Buenos Aires, Seattle, Vancouver, Minneapolis, San Francisco e Nova York e atua como um embaixador do Burlesco Brasileiro em seus intercâmbios no exterior.

Programação 2024

09/05 

Noite de Gala – LOVE CABARET – 20:30

10/05 

Noite Apocalíptica  – 19:30

+ Festa YES! – TEATRO MARS

11/05

Workshop de leques 14h – 16:30

-MARAVILHOSAS CB 

Papo Burlesco e Cinema 18h 

– HOTEL SELINA AURORA

Feira Burlesca 20h – LOVE NOX

Munchlesque + shows 22h – LOVE NOX

12/05 

Workshop Decolonizando o Burlesco

14H – LOVE NOX

Programação online

A cerimônia de premiação e as homenagens serão transmitidas na internet. Durante o período do festival, o documentário Yes Quarentena” (2019/ 49min.) estará disponível na plataforma Youtube

Também estão disponíveis no youtube as performances e shows das edições anteriores do festival. 

Contatos com o assessor de comunicação Juca Guimarães, no tel: 11 9 5000 0008

DFênix, diretor do festival, no tel: 11 9 4333 3394

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade