A artista Petit Cappuccine será um dos destaques do Festival ‘Yes Nós Temos Burlesco’ de 2024 com um workshop sobre a decolonização da arte burlesca, suas performances unem brasilidade, ancestralidade e deboche.
Petit Cappuccine é integrante de um dos primeiros grupos de burlesco negro da atualidade, o The Girls from Madureira, criado em 2018.
Pesquisadora de burlesco com recorte racial, Petit Cappuccine, se dedica a entender o lugar do negro no burlesco à partir do Harlem Renascense, Companhia Negra de Revista e performances atuais observadas no tempo presente.
“Ao longo do workshop vamos conhecer figuras apagadas ou pouco referenciadas na história, mulheres negras e latinas que tiveram sua ascensão também na arte. Além disso, como seria pensar burlesco a partir do Brasil? Tivemos referências? Quem eram elas?”, afirma Petit Cappuccine,
Veja mais do trabalho no link aqui! e aqui!
Em sua oitava edição, o festival ‘Yes Nós Temos Burlesco!’ acontecerá de 9 a 12 de maio, em São Paulo, com uma série de atrações e eventos.
Ao todo, 32 artistas se apresentarão em nove eventos durante os três dias de festival, que conta com shows, festas, feira, lançamentos de livros e workshop para contar a história e promover a cultura burlesca e valorizar os artistas, por meio da pesquisa e divulgação das suas histórias.
“A cena burlesca no Brasil cresceu a partir de 2015 com o Festival YES, que inspirou outros festivais e incentivou a profissionalização de novos talentos. A arte da burla hoje é uma ferramenta poderosa de afirmação e de identidades diversas. Uma arte essencialmente libertária”, diz DFenix, Marco Chavarri, diretor do festival.
O festival internacional “Yes, Nós Temos Burlesco!” acontece desde 2015 e tem várias novidades para este ano, como eventos online, homenagens, premiações e performances, com direção artística do Marcelo D’avilla.
Rede social: @yesnostemosburlesco
O que é burlesco?
Expressão artística teatral muito popular pelo tom de paródia e erotismo com influências do teatro de variedades, do vaudeville, do music hall, do cabaret e, também, das performances das vedetes do Teatro de Revista no Brasil.
Nesta oitava edição, o festival conta com artistas do Brasil, Chile, Argentina e Estados Unidos.
Crédito das imagens: Gataria photografy e Formosa
Sobre o livro
Durante o festival “Yes, Nós Temos Burlesco!” será lançado o livro ELOÍNA – MUITO ALÉM DAS CURVAS, editora Desacato, de autoria dos pesquisadores Alberto Camarero e Alberto de Oliveira sobre a história de uma das vedetes mais importante dos anos 50, no auge do Teatro de Revista, que desafio uma sociedade machista para impor suas próprias regras.
Sobre o diretor DFenix do festival “Yes, Nós Temos Burlesco!”
É artista trans não-binário masculine, carioca. Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras(RJ), possui Licenciatura em Artes Cênicas pela UNRIO (RJ) e se especializou em sexualidade (INPASEX/2019). Diretor do Festival Internacional “Yes Nós Temos Burlesco!”. Pesquisa a 10 anos a arte burlesca, com ênfase em curadoria dissidente. Como educador, já ministrou oficinas na Argentina, na Academy of Burlesque – Seattle (EUA) e foi convidado a apresentar curso para BURLYCON – Convenção sócio-educativa Burlesca (Seattle). Fez parte do júri da competição de BUrlesco BHOF 2022(Las Vegas). Como performer tem carreira internacional e já performou em Buenos Aires, Seattle, Vancouver, Minneapolis, San Francisco e Nova York e atua como um embaixador do Burlesco Brasileiro em seus intercâmbios no exterior.
Programação 2024
09/05
Noite de Gala – LOVE CABARET – 20:30
10/05
Noite Apocalíptica – 19:30
+ Festa YES! – TEATRO MARS
11/05
Workshop de leques 14h – 16:30
-MARAVILHOSAS CB
Papo Burlesco e Cinema 18h
– HOTEL SELINA AURORA
Feira Burlesca 20h – LOVE NOX
Munchlesque + shows 22h – LOVE NOX
12/05
Workshop Decolonizando o Burlesco
14H – LOVE NOX
Programação online
A cerimônia de premiação e as homenagens serão transmitidas na internet. Durante o período do festival, o documentário Yes Quarentena” (2019/ 49min.) estará disponível na plataforma Youtube:
Também estão disponíveis no youtube as performances e shows das edições anteriores do festival.
Contatos com o assessor de comunicação Juca Guimarães, no tel: 11 9 5000 0008
DFênix, diretor do festival, no tel: 11 9 4333 3394