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FEIRA PRETA, INSTITUTO ALOK E CERVEJA BLACK PRINCESS LANÇAM EDITAL DO PROGRAMA PRETAS POTÊNCIAS

Os Institutos Feira Preta e Alok, em parceria com a cerveja Black Princess, lançaram no dia 10 de dezembro o Programa Pretas Potências, edital que visa fortalecer negócios digitais, em uma iniciativa de fomento a projetos liderados por mulheres negras e afro-indígenas na área da economia criativa digital. A iniciativa irá apoiar até 20 mulheres negras empreendedoras de qualquer lugar do Brasil. As selecionadas farão parte de uma comunidade de aprendizado com ciclo de mentorias, aceleração digital do negócio e uma rede de parcerias com mulheres negras empreendedoras.

Com inscrições abertas até 20 de janeiro, o projeto oferecerá aporte de R$ 20 mil a 20 afroempreendedoras da economia criativa digital, além de mentoria e aceleração digital

O edital do Programa Pretas Potências contemplará quatro áreas da economia criativa digital: novas mídias (jornalistas, creators, streamers, podcasters, empreendedoras de mídias paralelas e/ou periféricas, produtoras de audiovisual, produtoras de canais de conteúdo em diversas mídias – blogs e redes sociais); design e fabricação digital (designers digitais – UX Design, UI Design, desenvolvedoras de jogos, fabricação digital – universo maker); tecnologia (desenvolvedoras de tecnologias e aplicativos, programadoras); e música (produtoras de áudio, trilhas, jingles). Poderão participar mulheres negras empreendedoras, com idade entre 18 e 30 anos, atuantes na economia criativa digital em qualquer lugar do Brasil.

Hoje, o Brasil tem mais de 4,6 milhões de empreendedoras negras, das mais diversas áreas de atuação, responsáveis por movimentar R$ 73 bilhões ao ano, de acordo com estudo divulgado pelos Institutos Locomotiva e Feira Preta. A pesquisa revelou também que 96% das pessoas negras têm algum sonho, sendo 25% empreender, e 95% têm confiança que ainda vão alcançar todos os seus objetivos. Já o fator impeditivo para 64% dos entrevistados é a disponibilidade de dinheiro, seguido por ampliação de conhecimentos e estudo (17%).

“Queremos identificar potência em jovens mulheres negras empreendedoras, que possuem negócios em regiões de baixa mobilidade social, como periferias e comunidades de baixa renda, em qualquer lugar do Brasil, para fortalecer e impulsionar suas trajetórias profissionais e pessoais, contribuindo para ampliar sua renda e seu impacto na sociedade”, diz Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub.

Alok complementa: “Esse aporte vai beneficiar os potenciais de jovens mulheres pretas e indígenas empreendedoras que possuem negócios em regiões de baixa mobilidade social como periferias e comunidades de baixa renda. A atuação do Instituto Alok vai a qualquer lugar do Brasil para impulsionar as trajetórias profissionais e pessoais dessas mulheres. Mas não apenas isso, queremos conhecer as histórias, as pessoas que estão por trás do empreendedorismo e transformá-las em agentes de mudança social para que possam, em breve, impactar positivamente outras mulheres”.

Serviço

Edital Programa Pretas Potências

Data: de 10 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022

Candidatas: Podem se inscrever mulheres negras e afro-indígenas empreendedoras, com idade entre 18 e 30 anos, atuantes na economia criativa digital, de qualquer lugar do Brasil

Inscrições pelo link

SOBRE A FEIRA PRETA – Criada em 2002 por Adriana Barbosa como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é o maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, trazendo conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo, inovador e criativo em diferentes segmentos. É o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos, com acesso desde tecnologia à literatura, de música às artes digitais, sempre apresentando o que há de mais urgente e futurista nas reflexões da existência preta.

SOBRE A PRETAHUB – PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atingiu sua maioridade.

SOBRE O INSTITUTO ALOK – O Instituto Alok é uma associação sem fins de lucro criada pelo DJ e produtor musical Alok para o investimento social. Atua principalmente no Brasil, mas apoia ações também na África e na Índia.

SOBRE A BLACK PRINCESS – Produzida em uma fábrica localizada na cidade de Teresópolis, a Black Princess surgiu em 1882 e desde então vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. A cerveja era considerada a preferida da nobreza brasileira nos tempos do Império. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. A Black Princess é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, Brassaria Ampolis com os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, a Cabaré Ice, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio dos projetos ambientais, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool.

O texto é de responsabilidade do (s) autor (s) e não reflete, necessariamente, a opnião do Jornal Empoderado.

Foto de capa e texto: Marina Braga de Sá
Edição:   Anderson Moraes

NOTA

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