Pesquisar
Close this search box.

» Post

Faltam 7 dias para a Marcha das Mulheres Negras de SP

ESTAMOS EM MARCHA!
Considerada a primeira travesti negra e não indígena do Brasil, Xica Manicongo viveu nos anos de 1500. Foi escravizada por um sapateiro e viveu em Salvador num período onde as leis proibiam expressamente toda as vivências fora da norma de gênero e a liberdade de ser quem realmente se é. Condenada pela Santa Inquisição por se recusar a ser chamada por seu nome civil e por praticar feitiçaria africana, considerada culpada , foi queimada viva.
Francisca foi uma guerreira negra que durante certo tempo, para escapar da morte e continuar viva, abriu mão de vestir-se como lhe convinha e adotou o estilo de vestimenta tradicional para os homens da época. Vigiada pela igreja e pela cidade, tornou-se mais uma negra sufocada pelo sistema patriarcal e opressor de corpos.
NEM CÁRCERE, NEM TIRO, NEM COVID: CORPOS NEGROS VIVOS! MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS! POR NÓS, POR TODAS NÓS, PELO BEM VIVER!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade