Aconteceram nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) dois grandes eventos para as comunidades de Paraisópolis, Heliópolis e Jabaquara.
Em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo recebeu este sábado dia 20/05 o projeto FAVELA MAIS, criado em parceria entre o Sebrae e a Central Única das Favelas (Cufa). Este evento visou regularizar a situação de quem já empreende e ao mesmo tempo orientar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio.
Quem não pôde comparecer não se preocupe, pois os moradores das destas favelas poderão procurar os CEUs de destas localidades e terem acesso ao atendimento do Sebrae.
A grande vantagem é a geração de novas oportunidades e negócios nestes locais carentes de atenção. Se antes estas favelas eram vistas apenas como local de consumidores, hoje isto vai mudar pois ali e abrira a oportunidade de termos inúmeros empreendedores. Tudo de forma prática e sem burocracia e as empresas que não são legalizadas poderão o fazer agora mais facilmente.
Afif destacou que o programa permite que os empreendedores locais regularizarem seus negócios com simplicidade e sem burocracia, gerando empregos e oportunidades. “E o mais importante é que essas oportunidades sejam geradas dentro da própria comunidade”, ressaltou. O Favela Mais irá identificar moradores com perfil empreendedor, incentivar a formalização de empresas já existentes e promover a capacitação empresarial nas comunidades carentes paulistas. Sobre quem recebe o beneficio do Bolsa Família, terão cursos de capacitação, e sendo assim dono de seu próprio negócio não dependendo de mais ninguém, fechou o presidente do SEBRAE.
Dentre os mais de 5000 comerciantes locais com o advento da formalização mais possibilidades de negócios existirão, além dos que já existem e não foram formalizados ainda.
Algumas atividades e estandes de sábado:
FACEBOOK: Como o Facebook pode ajudar você (empreendedor) a alcançar seus objetivos de negócio? Como funciona e como criar uma página e um anúncio? Conheça casos de empresas de sucesso.
SEBRAE: Super MEI, Formalização e dica para novos empreendedores e abertura de MEI. Dicas para planejamento de vendas da sua empresa.
“Alfasol Comercio e varejo”: Organizado pelo CEU Paraisópolis, contato: 011.37421952 ou 9.83189206 tratar com a Educadora Marilena Souza.
O evento que vai ocorrer de 2ª a 4ª feira nos períodos da manhã e tarde, tendo início dia 29/05 de 9h até 11h30 e de 13h30 às 16h. O objetivo do curso é desenvolver potencialidade com jovens entre 14 e 17 anos, abordando o comércio local enquanto formador, sendo curso e material gratuitos.
Cartão Nova Paraisópolis: O primeiro cartão comunidade do mundo. Aceito em todos os países, não precisa de conta em banco, apoia projetos sociais e dá descontos no comércio local. Site: http://cartaomaisfacil.com.br/cartao-nova-paraisopolis
SENAI: Escola de Santo Amaro “Ary Torres” e “Paulo Ernesto Tolle” estavam apresentando todos seus cursos pagos e principalmente de graça.
O JE falou com inúmeros empreendedores negros locais e era visível a felicidade com o evento e as oportunidades ali geradas. Entre eles destacam-se a Cristina Candences e suas lindas roupas e o escritor GUZZI, com seu novo trabalho ” “.
Nilza – Frente Favela Brasil e Marcelo Cavanha, ativista e rapper.
Grafite, observado pelas crianças.
Evento foi muito bem aceito pela comunidade, que ficou até o final.
Muitas atividades para capacitar empreendedores locais.
Ótimas oportunidades de negocio no evento!.
“Mistura Branco e Preto” – CEU Caminho do Mar.
Aconteceu na região do Jabaquara mais um evento da empreendedora Débora Regina Boaventura que levou a região da zona sul música, barracas de artesanatos e muito alto astral.
“A 4a edição do mistura branco e preto no CEU Caminho do Mar contou com a participação de expositores de diversos segmentos. Gastronomia, palestra, shows de hip hop, samba rock, mpb e Djs animando o evento. Claro que por ser um final de semana da virada Cultural tivemos um público considerável. Parabéns a toda equipe que se empenhou para a realização do evento.”. – Débora, a organizadora do evento.
o JE falou com Marcio do grupo de rap “Rota de Colisão“. Um papo bastante focado no atual momento do pais e papel do rap como agente transformador. Em breve entrevista completa no site.
Bati um papo com Aloisio, da URIEL eventos. Frequentador de bailes desde os 12 anos no conjunto Humaitá em são Vicente. Inspirou-se em um Dj que até hoje toca o “tchaka”. Ainda falou da sua história: “A partir de uma oportunidade dada por DJ Mazinho, que tocava na sociedade, onde tinha a equipe som mix teve que correr para o banheiro e me disse, solta a próxima música. Eu nunca tinha tocado, só via ele tocando, mas foi perfeito a virada daquele som, foi onde pedi para me ensinar, me dediquei o máximo e aí começou minha carreira na noite na baixada santista”, nos falou o Dj e produtor de eventos Aloísio. Com conhecimento de operar telão e com conhecimento na área de vídeo pela Chic Show em grandes casas noturnas black como Sunset e Sambarylobe. E após conhecer sua esposa, juntos criaram a hoje Uriel eventos, onde hoje fazemos todos os estilos.
Empreendedoras da comunidade do Jabaquara.
Grupo “Rota de Colisão”
Aloisio, da URIEL eventos e Anderson Jhon, empreendedor e ativista social.
Um sábado empreendedor nas comunidades da zona sul. Estes eventos mostram que bastam dar condições as pessoas para que estas transformem suas vidas e dos que estão próximo. Percebi em cada olhar ou entrevista um orgulho de um povo que tem seu valor e sabe sim fazer negócio, basta terem oportunidade e teremos empresários qualificados saindo das periferias. O que nos deixa com a frase: “Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem” – Ray Goforth, executivo