No último fim de semana (07/08) aconteceu eventos relacionado a posse, de Augusto Pietro e Francie Marquez, o primeiro governo de esquerda da Colômbia.
Quem esteve presente nos atos e festejos foi Jaqueline Jaceguai, correspondente do Jornal Empoderado, que aproveitou sua estada para finalizar seu doutorado.
A Colômbia, assim como o Brasil não permite ainda que a população negra tenha direitos e qualidade de vida igual as pessoas brancas. Ou seja, tanto no Brasil como na Colômbia como diz o professor e ativista Dennis de Oliveira: “A democracia não chegou na periferia”.
E a posse coma presença de Francie levou milhares de negros (as), indígenas e invisíveis para as ruas festejaram.
Conversamos com Sandra Gonçalves (32), moradora da Ciudad Bolívar, em Bogotá, na Colômbia nos lembrou que somente na constituição de 1991 iniciou-se um planejamento com projeto político de país para o povo preto. E, somente, em 1993 foi promulgada a “Lei 70”, na qual o estado colombiano reconheceu direitos a posse para as comunidades rurais negras em seus territórios tradicionais, algo semelhante à luta do povo quilombola no Brasil. Mais informações clique aqui!
Veja as fotos da pré-posse com muita religiosidade, festa e confraternização.
O povo foi as ruas para esperar que dias melhores aconteçam. O mesmo se espera aqui, no Brasil, após dia 2 de outubro.
Saiba mais sobre a Francia Márquez nesta ótima matéria clicando aqui!
Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, em Bogotá!