» Post

Encontro Estéticas das Periferias homenageia 50 anos de Hip Hop

13ª edição do evento ocorre do dia 22 a 27 de agosto abrangendo todas as regiões da cidade e com curadoria coletiva

Durante os dias 22 a 27 de agosto, acontece na grande São Paulo a 13ª edição do Encontro Estéticas das Periferias – Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole, uma ação política, cultural e artística que coloca no centro a produção cultural da população  marginalizada da juventude negra, periférica, de mulheres e LGBTQIAP+. 

O evento é uma iniciativa da Ação Educativa em parceria com a Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem como tema central na edição de 2023 a comemoração dos 50 anos da criação do Hip Hop e 40 anos de sua chegada ao Brasil. Gênero musical e cultura nascida nas periferias de grandes centros urbanos, o Hip Hop representa e empodera a população marginalizada das cidades devido ao conjunto de suas ideias, palavras, música, dança, grafismos, identidades e atitudes. 

O projeto conta com uma curadoria coletiva, composta por mais de 50 grupos  artísticos das periferias de São Paulo.  Toda a programação é realizada de forma descentralizada e participativa em 25 territórios periféricos da cidade de São Paulo, apresentando cerca de 80 atividades gratuitas tendo o Hip Hop como protagonista da programação e outras diversas intervenções artísticas ligadas ao movimento. A expectativa é receber cerca de 15 mil pessoas e mobilizar 3000 artistas no decorrer do evento. 

A abertura oficial do Estéticas das Periferias ocorrerá no dia 24 de agosto, às 20h, no SESC Consolação. Na ocasião será apresentado o espetáculo inédito “Hip Hop Aos 50 Anos”, reunindo seus quatro elementos fundantes – MCs, DJs, Grafitti e Dança em uma grande homenagem aos principais nomes da cena.

O evento também conta com a parceria de instituições culturais relevantes como Casa das Rosas, SESC, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural.

Eleilson Leite, idealizador e coordenador geral do Encontro Estéticas das Periferias, conta que o evento já passou por diversas fases até chegar na atual configuração, ainda mais participativo e plural . Em suas primeiras edições, o evento tinha um formato de Seminário. Hoje, o evento tem uma programação mais abrangente, tanto no que diz respeito aos territórios (toda a borda da cidade)  quanto em relação às linguagens artísticas,  

Além disso, segundo ele, também houve uma mudança da cena cultural periférica, que está mais diversa e ampla desde 2011. “Até a primeira década do século, a questão da qualidade artística não estava pautada com tanta força, estava mais voltada para um movimento de afirmação. Neste período, muitos grupos passaram a se desenvolver artisticamente, fazendo pesquisas de linguagem e experimentação e acessando editais de fomentos importantes que antes estavam restritos a grupos do centro com artistas de classe média”, analisa. Ele também acredita que atualmente há maior valorização da cultura periférica, e muito menos preconceito deste tipo de arte. “Na época, o Estéticas surgiu por conta da falta de legitimidade da cultura periférica. Hoje ela está na vanguarda. É charmoso dizer que é periférico. Racionais MC’s está no mesmo patamar de Chico Buarque e Caetano Veloso e a maior indústria da música na América Latina é do funk”, comemora.

Um ode musical à cultura de rua

Entre as diversas atividades do evento, no dia 24 de agosto, será realizada uma grande celebração em homenagem ao movimento. Trata-se do espetáculo musical, dançante, poético e audiovisual ‘Hip Hop aos 50 anos’, dividido em quatro blocos, reunindo nomes de destaque na cena urbana e outros nem tão conhecidos mas com alta representatividades em suas regiões. 

O show contará com nomes como Nelson Triunfo, um dos principais responsáveis a trazer a cultura do Hip Hop para o Brasil, Mc Soffia, Dexter, Linn da Quebrada, Thaide, Brisaflow – a primeira artista indígena a se apresentar no Lollapalooza, Sharylaine, Back Spin, Discípulos do Ritmo, Festa Amem e Rincon Sapiência, entre outros nomes. 

Entre os diversos atrativos do evento, haverá um período para celebrar as mulheres do movimento, destaque para artistas do movimento LGBTQIAP+, arte indígena no rap, slammers, vídeos contando toda a história do movimento no Brasil e no mundo, entre outros destaques. O espetáculo tem direção artística do curador Eugênio Lima, grande conhecedor e ativista deste movimento. 

Outra novidade será a presença da escritora e acadêmica Heloisa Teixeira, ex-Heloisa Buarque de Hollanda, “madrinha do evento”, que tem em sua trajetória de 60 anos de carreira uma grande quantidade de pesquisa dedicada à população marginalizada. 

Além do evento de abertura, o Estética das Periferias vai reunir uma vasta programação 

incluindo  workshop do escritor Ferréz sobre gestão de espaços culturais em Itapecerica da Serra; a Block Party Hip Hop no Sesc Vila Mariana; a Batalha Matriz de poesia na Casa das Rosas que coloca lado a lado duas gerações do Hip Hop da região do ABC; o Encontro das grafiteiras no IMS com o objetivo de rearticular a Rede GrafiteirasBR; o Campeonato de Slam também no IMS; entre diversas outras atividades .

QUER SABER DE TODAS AS ATIVIDADESD? OLHA AQUI A PROGRAMAÇÃO!

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade