» Post

Encontro de artes circenses da Zona leste – Circo na praça.

Respeitável público amante, praticante e simpatizante das artes circenses.  Todas às quintas-feiras  acontece o encontro de artes circenses da Zona leste – Circo na praça. Esse projeto cultural é organizado pelos artistas circenses Neryssa Sayuri, Danilo Peres, Thay Freitas, Rafael Cuoco e Soraia BersozaO Encontro surgiu em Maio/2014 idealizado por Roney dos Anjos Celestino e Silvana Machadoa ideia surgiu como uma descentralização da arte, uma forma de se criar novos espaços culturais em São Paulo, tendo a rua como um espaço democrático aonde todas as pessoas possam ter contato com a arte, tendo condições ou não de consumi-la.  Além do que,  consiste em um espaço onde os artistas da Zona Leste possam se encontrar, trocarem experiências, técnicas e experimentação das suas pesquisas. 

A Praça Silvio Romero tem um forte apelo à memória afetiva a Zona Leste, pois, é uma local que por diversas gerações é frequentada pelos jovens não só do Tatuapé como dos bairros ao redor.

Existe também a proximidade com o metrô o que facilita a vinda de pessoas de todas as regiões de São Paulo e também com o terreno ao lado, na Radial Leste que é pouso de diversas Lonas de Circo que sempre instigaram a imaginação, porém para muitos era um universo impossível de alcançar.

Os Encontros ocorrem todas às quintas-feiras das 19h00 às 22h00 (quando São Pedro permite) e é aberto a qualquer pessoa que esteja passando e queira parar ouvir uma música, assistir um espetáculo, aprender a jogar malabares.    circo.

O Encontro surgiu de forma independente e se mantém na filosofia do “chapéu” (contribuições espontâneas). O único colaborar  é o Dogão e Cia, que tem  dado apoio ao projeto desde o início.  Ao longo do trabalho a equipe criou parceria com outro grupo o OCUPA PL, que proporciona outros eventos culturais com bandas, saraus, circo e outras linguagens, tanto a Praça Silvio Romero como outras na Zona Leste. 

Segundo  a artista circense Neryssa Sayuri, um dos piores efeitos da atual violência, estresse urbano, excesso de tecnologias e afins é que as pessoas deixaram de ocupar os espaços públicos, as ruas, praças que antes eram vivas estão cada dia mais abandonadas, mais entregues, mais mortas. E a arte tem esse poder de transformação, de resgate, de revitalizar, de reviver.

O primeiro passo foi dado com grandes artistas que trouxeram muita alegria e arte, transformando um espaço que estava inerte em mais um centro de cultura e arte.

A ideia do encontro de circo é trocar experiências com outros artistas de circo.  É levar a linguagem circense para muitas pessoas que não teriam condições de pagar para assistir um espetáculo de circo. A  Maria por exemplo, ela é moradora de rua e sempre participa  do encontro de artes circenses da zona leste. 

 

 

treinamento.

A artista circense Mariana Yomared da Cia Bambolística,  sempre leva bambolê para emprestar e vender.

Em maio desse ano o  projeto Encontro de artes circenses da Zona Leste completa três anos. E que esses encontros se repitam por muitos e muitos anos todas as semanas.

Você artista que gostaria de se apresentar, entre em contato com os organizadores do encontro ou venha para o palco aberto da  praça Silvio Romero  e seja muito bem vindo.

  • O encontro acontece todas às quintas feiras: ENCONTRO DE ARTES CIRCENSES DA ZONA LESTE – CIRCO NA PRAÇA. Praça Silvio Romero, Tatuapé, das 19:00 às 22:00.

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade