Ocorreu nesta terça feira 30 de abril de 2024 um encontro com a Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco com as lideranças do Movimento Negro.
Organizado pelo MNU – Movimento Negro Unificado, UNEAFRO e entidades históricas do combate ao racismo, ativistas renomados e lideranças políticas se reuniram para encontrar maneiras de fortalecer as atividades antirracistas do Governo Federal em relação as desigualdades existentes e as constantes ameaças de retrocessos vivenciados pelo povo negro do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município.

Mês que vem, a bancada conservadora, ameaça mais um retrocesso pleiteando acabar com as cotas nos concursos públicos federais, caso isso ocorra o aumento das desigualdades sociais poderá colocar o Brasil em piores índices de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
Aprovada a lei que reservará 30% das vagas ofertadas em concursos públicos federais para negros, indígenas e quilombolas. Esse PL 1958/2021 (Projeto de Lei) teve sua votação na 4a f. (24/4), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ou -CCJ. O Senador e autor da proposta Paulo Paim (PT), cujo relator é Humberto Costa (PT-PE), propõe aumentar de 20% para 30% as cotas. Sendo metade dessas vagas 50% reservadas para mulheres negras, indígenas e quilombolas.
Porém, o texto terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados. A vigência da lei atual vence em 9 junho deste ano.
O líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), alega que estão: “abrindo mão do mérito” (Isto É).
Nos próximos dias reações da oposição na Câmara tentaram derrubar essa aprovação, e mais uma vez a resistência será necessária para evitar retrocessos.
Na reunião se pronunciaram os Senegaleses ligados aos movimentos de imigrantes africanos no Brasil, relataram as violências, a ausência de políticas públicas e participação nas lutas dos movimentos sociais. Em forte homenagem a Talla Mbaye, Senegalês, homem negro brutalmente assassinado polícia na Rua Guaianases, pediram socorro a Ministra e ajuda na resolução do caso.






Com momentos emocionantes e de muita tecnologia social de sobrevivência e resistência contra as violências institucionais e estruturais do Estado, o encontro ocorreu com possibilidades de fortalecimento das Politicas Públicas e da sociedade civil para construção de alternativas vencendo os desafios diários.
No evento vimos a importância da interlocução do Gabinete Quilombo Periférico da Vereadora Elaine Mineiro – PSOL, com outras instâncias governamentais para fortalecer a cidade de São Paulo, e representar as demandas da população negra em SP e Brasília.
A idosidade ( pessoas mais idosas) Lembraram a todos presentes o quanto o idoso é esquecido na hora de pensar o país. E assim com muitas outras falas contundentes o encontro se encerrou vigoroso e com muita reflexão ainda por fazer.

Galeria de fotos:












Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, uniu forças e gerou alegria e energia para transformar as dores das perdas em esperança para muitos que como Marielle tem um alvo nas costas pela cor da pele.
Respostas de 2
A luta é grande, a união gera força, e vem a conquista.
Encontro exclusivista
Juntos somos fortes, separados somos só mais 1