Pesquisar
Close this search box.

» Post

Boogie Week homenageia griôs da cultura afro-brasileira em cerimônia na Casa Natura

Beth Beli, fundadora do Ilú Obá de Min, e Emanoel Araujo, fundador do Museu Afro Brasil, são os premiados da III edição do Prêmio Griô Boogie Week

O Jornal Empoderado esteve (20/11) cobrindo a premiação que fez parte do calendário do festival “Boogie Week”. Agradecemos a empresária Eliane Dias pelo convite para cobrir a semana da Boogie Week e sua equipe composta da Aryane Sánchez e a Ghabriella Costermani.

No dia da Consciência Negra (20/11), aconteceu o III Prêmio Griô Boogie Week, uma homenagem do Festival Boogie Week como parte das celebrações à cultura negra. O evento homenageou duas personalidades que contribuíram para a valorização da cultura afro-brasileira: os griôs Beth Beli, fundadora e diretora do bloco Ilú Obá de Min, e Emanoel Araujo, artista plástico e curador do Museu Afro Brasil, que recebeu o prêmio in memoriam – um fato inédito na história da premiação.

A cerimônia contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e de Eliane Dias, idealizadora da Boogie Week, um dos mais novos festivais de São Paulo que reúne arte, música e cultura negra. Em discurso, a secretária destacou a importância de reconhecer mulheres pretas como Eliane que estão à frente de grandes projetos.

“Estamos em nossa terceira edição, a primeira pós pandemia, em que estamos celebrando o nosso dia 20 de novembro, um evento feito por nós para nós mesmos. Além disso, a Boogie Week é um festival elaborado por uma mulher preta que resiste e que, por isso, precisa ser saboreado, celebrado e parabenizado por nós”, declara a secretária. Em uma de suas falas ao longo da cerimônia, Eliane também destacou a importância de se realizarem eventos para pessoas negras, pensado por pessoas negras.

Eliane Dias á direita.
“Nós somos 56% da população. Para um evento como a Boogie Week dar certo, esse 56% precisa aprender sobre a nossa cultura, os nossos escritores, os museus, moda, cinema e teatro. Nós precisamos nos entender, reconhecer e nos valorizar”, declara a também advogada e CEO da Boogie Naipe.

A premiada da noite, Beth Beli, expressou sua gratidão por receber o Prêmio Griô Boogie Week. Ela é a fundadora e diretora do Ilú Obá de Min, um coletivo de tambores e corpo de baile com a participação exclusiva de mulheres, que há 17 anos leva e preserva a cultura negra pelas ruas de São Paulo. A artista creditou o seu prêmio e história na Brasilândia, onde nasceu e cresceu, e referenciou seus ancestrais.

“Eu preciso referenciar meus ancestrais, foram eles que me colocaram aqui, por isso, esse prêmio não é só meu, é nosso”, declarou Beli.

A cerimônia também consolidou a parceria entre a Boogie Week e o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, por meio da homenagem póstuma ao griô Emanoel Araujo. Wellinton Souza, Conselheiro da Associação Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, contou que o artista dedicou sua vida a construir uma coleção especial e um museu que preservaria a história dos pretos.

“Enquanto as nossas raízes não forem reconhecidas e valorizadas, quando estivermos lá na frente, não saberemos quem somos. Emanoel foi um grande griô, pois deixou um legado que segue vivo em cada colaborador”, diz ele.

A Coordenadora de Produção e Programação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Zélia Peixoto, que também recebeu o prêmio pelo fundador do museu, e completou dizendo que é preciso estudar sobre o artista. “Estudem, procurem sobre aquele que foi o nosso grande griô”, declara. 

O festival Boogie Week inaugura em 2023 sua parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil. A edição deste ano contará também com os patrocínios da ONErpm e Budweiser, os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Urbia, iFood, Jeep-Dahruj, Eletromidia como parceiro de mídia e Sympla como plataforma oficial de vendas.

Fotos, texto e vídeo: Bruno Domingues e Bárbara Jadeh e Boogie Nipe.

Programação da Boogie Week aqui!

SHOW TIME

ILÚ OBA DE MIN : 12:30 – 13:00

LINN DA QUEBRADA: 13:00 – 13:30

DJ LYS VENTURA: 13:30 – 13:50 – 14:30 – 14:50

MC LUANNA: 13:50 – 14:20

DUQUESA: 14:20 – 14:40

YUNK VINO + DANZO: 14:50 – 15:20

DJ THAYS: 15:20 – 15:40 – 16:10 – 16:30

MC CAROL: 15:40 – 16:10

TZ DA CORONEL: 16:30 – 17:00

FESTA PUNGA: 17:00 – 17:30 – 18:20 – 19:00

BK convida BEBÉ: 17:30 – 18:20

OCTOBER LONDON + MANO BROWN: 19:00 – 19:50

DJ CIA: 19:50 – 20:30

PIXOTE: 20:30 – 21:25

BATERIA VAI VAI: 21:25 – 22:00

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade