» Post

Boogie Week homenageia griôs da cultura afro-brasileira em cerimônia na Casa Natura

Beth Beli, fundadora do Ilú Obá de Min, e Emanoel Araujo, fundador do Museu Afro Brasil, são os premiados da III edição do Prêmio Griô Boogie Week

O Jornal Empoderado esteve (20/11) cobrindo a premiação que fez parte do calendário do festival “Boogie Week”. Agradecemos a empresária Eliane Dias pelo convite para cobrir a semana da Boogie Week e sua equipe composta da Aryane Sánchez e a Ghabriella Costermani.

No dia da Consciência Negra (20/11), aconteceu o III Prêmio Griô Boogie Week, uma homenagem do Festival Boogie Week como parte das celebrações à cultura negra. O evento homenageou duas personalidades que contribuíram para a valorização da cultura afro-brasileira: os griôs Beth Beli, fundadora e diretora do bloco Ilú Obá de Min, e Emanoel Araujo, artista plástico e curador do Museu Afro Brasil, que recebeu o prêmio in memoriam – um fato inédito na história da premiação.

A cerimônia contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e de Eliane Dias, idealizadora da Boogie Week, um dos mais novos festivais de São Paulo que reúne arte, música e cultura negra. Em discurso, a secretária destacou a importância de reconhecer mulheres pretas como Eliane que estão à frente de grandes projetos.

“Estamos em nossa terceira edição, a primeira pós pandemia, em que estamos celebrando o nosso dia 20 de novembro, um evento feito por nós para nós mesmos. Além disso, a Boogie Week é um festival elaborado por uma mulher preta que resiste e que, por isso, precisa ser saboreado, celebrado e parabenizado por nós”, declara a secretária. Em uma de suas falas ao longo da cerimônia, Eliane também destacou a importância de se realizarem eventos para pessoas negras, pensado por pessoas negras.

Eliane Dias á direita.
“Nós somos 56% da população. Para um evento como a Boogie Week dar certo, esse 56% precisa aprender sobre a nossa cultura, os nossos escritores, os museus, moda, cinema e teatro. Nós precisamos nos entender, reconhecer e nos valorizar”, declara a também advogada e CEO da Boogie Naipe.

A premiada da noite, Beth Beli, expressou sua gratidão por receber o Prêmio Griô Boogie Week. Ela é a fundadora e diretora do Ilú Obá de Min, um coletivo de tambores e corpo de baile com a participação exclusiva de mulheres, que há 17 anos leva e preserva a cultura negra pelas ruas de São Paulo. A artista creditou o seu prêmio e história na Brasilândia, onde nasceu e cresceu, e referenciou seus ancestrais.

“Eu preciso referenciar meus ancestrais, foram eles que me colocaram aqui, por isso, esse prêmio não é só meu, é nosso”, declarou Beli.

A cerimônia também consolidou a parceria entre a Boogie Week e o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, por meio da homenagem póstuma ao griô Emanoel Araujo. Wellinton Souza, Conselheiro da Associação Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, contou que o artista dedicou sua vida a construir uma coleção especial e um museu que preservaria a história dos pretos.

“Enquanto as nossas raízes não forem reconhecidas e valorizadas, quando estivermos lá na frente, não saberemos quem somos. Emanoel foi um grande griô, pois deixou um legado que segue vivo em cada colaborador”, diz ele.

A Coordenadora de Produção e Programação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Zélia Peixoto, que também recebeu o prêmio pelo fundador do museu, e completou dizendo que é preciso estudar sobre o artista. “Estudem, procurem sobre aquele que foi o nosso grande griô”, declara. 

O festival Boogie Week inaugura em 2023 sua parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil. A edição deste ano contará também com os patrocínios da ONErpm e Budweiser, os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Urbia, iFood, Jeep-Dahruj, Eletromidia como parceiro de mídia e Sympla como plataforma oficial de vendas.

Fotos, texto e vídeo: Bruno Domingues e Bárbara Jadeh e Boogie Nipe.

Programação da Boogie Week aqui!

SHOW TIME

ILÚ OBA DE MIN : 12:30 – 13:00

LINN DA QUEBRADA: 13:00 – 13:30

DJ LYS VENTURA: 13:30 – 13:50 – 14:30 – 14:50

MC LUANNA: 13:50 – 14:20

DUQUESA: 14:20 – 14:40

YUNK VINO + DANZO: 14:50 – 15:20

DJ THAYS: 15:20 – 15:40 – 16:10 – 16:30

MC CAROL: 15:40 – 16:10

TZ DA CORONEL: 16:30 – 17:00

FESTA PUNGA: 17:00 – 17:30 – 18:20 – 19:00

BK convida BEBÉ: 17:30 – 18:20

OCTOBER LONDON + MANO BROWN: 19:00 – 19:50

DJ CIA: 19:50 – 20:30

PIXOTE: 20:30 – 21:25

BATERIA VAI VAI: 21:25 – 22:00

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade