O documentário de Carla Carmuratti, 8 presidentes, 1 juramento-A história de um tempo presente mostra a posse dos últimos presidentes da República e um resumo de suas ações no tempo em que comandaram o país.
Na minha visão como negro assistindo, fiquei entristecido de que apesar de sermos 54% da população, conta se nos dedos as personalidades negras no documentário, Pelé (ministro dos esportes na gestão FHC), Gilberto Gil (Ministro da Cultura na gestão Lula) e Joaquim Barbosa, (Ministro do STF), além dos internacionais Obama (Presidente dos EUA), Nelson Mandela (Presidente da África do Sul) e Kofi Annan (Secretário Geral da ONU).
A falta de líderes negros no país é gritante e estrutural, fico imaginando se teremos alguma oportunidade de mostrarmos a nossa capacidade de gerenciar algum ministério ou até mesmo o próprio país, porque somos apenas vistos como mão de obra, precisamos dar um basta nisso de uma forma definitiva.
Mostrou o governo Lula implantando a Fome Zero e a Bolsa Família, que tirou muitos negros da miséria, mas ao mesmo tempo percebemos que mesmo sendo o único governo que de fato olhou mais para nós, não conseguiu nos igualar de uma forma definitiva perante a sociedade.
Percebi também a prioridade de Carla em ilustrar os acontecimentos com capas de poucos jornais como a Folha, o Globo e o Jornal do Brasil que nem existe mais, poderia ter encampado para jornais mais populares como o Jornal da Tarde, Folha da Tarde entre outros.
Quem sabe numa próxima edição do filme com os governos atuais, o nosso Jornal Empoderado apareça como destaque noticiando a posse de um presidente negro no Brasil, aguardem-nos.
Respostas de 2
Muito bom Jorge, não podemos baixar a cabeça, não daremos trégua!!???????????
Obrigado, Gilmar Brito Trindade. Continue nos acompanhando!