Segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra que por meio da luta do movimento negro tornou-se feriado na cidade de São Paulo.
Aconteceram inúmeras manifestações pelo Brasil e o Jornal Empoderado esteve em algumas delas. Falaremos aqui do Show do rapper, ativista e poeta Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido pelo seu nome artístico GOG, no ICL – Instituto Conhecimento Liberta.
A noite contou inúmeras personalidades do movimento negro e do Hip Hop. O ambiente era de confraternização, trocas, encontros e reencontros.
O anfitrião Eduardo Moreira estava com sua família e equipe do ICL, que receberam os (as) convidados (as) com animação, gentileza e cordialidade.
Antes do show muitas fotos, papos colocados em dia e debate sobre a data e motivo do feriado.
Sobre o Show!
Já GOG como sempre fez um show-papo incrível. Entre uma música e outra, papos que mais lembram as rodas de break no pátio da São Bento, onde tudo começou. Naquela época jovens imaginavam um futuro sem violência policial e melhores condições de vidas para pretos (as) e moradores de quebradas. Hoje, além desses temas a conversa no “pátio” do ICL foram sobre governo Lula, lembranças do passado, carreiras…e o dia da Consciência Negra.
Passaram pelo ICL figuras importantes como o escritor e empreendedor social, Ferréz, o dançarino Nelson Triunfo, Nego Chic, pessoal da banda Consciência Humana, a rapper Rúbia da banda RPW, Danillo Oliveira (Bil) professor do ICL e vice-presidente da torcida organizada Gaviões da Fiel, a vereadora petista Juliana Cardoso e os muito festejados Milton Barbosa, Regina, Simone Nascimento e Adão Oliveira, ambos do Movimento Negro Unificado (MNU) e o Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Paulo César Ramos entre outras personalidades.
Quer ver o show? Clica aqui!
GOG
Esse é o tipo de artista que transcende o palco. Sua música (letra) é tratamento de choque para o alienado e esperança para o invisibilizado. No dia que se celebra e lembra de Zumbi dos Palmares e Dandara. As palavras do “Genivaldo” servem para energizar-se para o por vir. Nunca é só sobre música, poesia e rap quando se ouve um ativista, intelectual e poeta como o GOG que é bússola no mundo caos que a população preta e pobre vive. Grande parte da população está como na música Matemática na Prática: “…Reduziu meu povo a um zero a esquerda mais nada / Uma equação complicada / Onde a igualdade é desprezada / A seguir cenas que nada tem haver com conto de fadas…”.
ICL
Em um momento que se discute que não basta não ser racista tem que ser antirracista, é muito importante ter pessoas que querem se comprometer com a luta preta. O Jornal Emporado tem o ideal que se precisa de todo mundo para vencer o problema de discriminação racial. As pessoas brancas têm papel fundamental nessa luta. E são muito bem-vindas para o “JE” assim como para muitos militantes e ativistas.
E como foi noite de show, então deixemos que o poeta GOG cante: “Malcolm foi a Meca e voltou trazendo novidades / Que o demónio não tinha cor branca, nem olhos azuis / E que o sistema era quem alimentava o homem de capuz / Disse: “Estarei com qualquer um, não importa sua cor / Desde que queira mudar sua rotina de horror”- Malcolm X Foi à Meca…GOG ao Nordeste. Então seja bem-vindo a luta, ICL e Eduardo Moreira.
O dia escolhido para celebrar a Consciência Negra homenageia um personagem histórico na luta do negro contra a escravidão. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em combate pela defesa de seu povo, em 1695. Expressão da resistência ao sistema escravista e de preservação da cultura africana no Brasil, os quilombos e Zumbi são parte importante e emblemática da história brasileira.
O QUE É RACISMO
“O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida”.
O que significa o Dia da Consciência Negra?
Desde 2011 foi oficializado que no dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. Nessa data se homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, assassinado em 1965. Quer saber mais sobre o tema? Leia essa matéria muito boa clicando aqui!
Nota: Agradecimento espcial ao Danilo Oliveira, GOG e a equipe do ICL.
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!