» Post

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM SHOW DO GOG NO ICL!

Segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra que  por meio da  luta do movimento negro tornou-se  feriado na cidade de São Paulo.

Aconteceram inúmeras  manifestações pelo Brasil e o Jornal Empoderado esteve em algumas delas. Falaremos aqui do Show do rapper, ativista e poeta Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido pelo seu nome artístico GOG, no ICL – Instituto Conhecimento Liberta.

A noite contou inúmeras personalidades do movimento negro e do Hip Hop. O ambiente era de confraternização, trocas, encontros e reencontros.

O anfitrião Eduardo Moreira estava com sua família e equipe do ICL, que receberam os (as) convidados (as) com animação, gentileza e cordialidade.  

Antes do show muitas fotos, papos colocados em dia e debate sobre a data e motivo do feriado.

Danillo Oliveira (Bil) de camiseta azul clara.

Sobre o Show!

Já GOG como sempre fez um show-papo incrível. Entre uma música e outra, papos que mais lembram as rodas de break no pátio da  São Bento, onde tudo começou. Naquela época jovens imaginavam um futuro sem violência policial e melhores condições de vidas para pretos (as) e moradores de quebradas. Hoje, além desses temas a conversa no “pátio” do ICL foram sobre governo Lula, lembranças do passado, carreiras…e o dia da Consciência Negra. 

Abertura feita pela mestre de cerimônia Luana Damaceno e o mestre de cerimônia James Lino.

Passaram pelo ICL figuras importantes como o escritor e empreendedor social, Ferréz, o dançarino Nelson Triunfo, Nego Chic, pessoal da banda Consciência Humana,  a rapper Rúbia da banda RPW, Danillo Oliveira (Bil) professor do ICL e vice-presidente da torcida organizada Gaviões da Fiel, a vereadora petista Juliana Cardoso e os muito festejados Milton Barbosa, Regina, Simone Nascimento e Adão Oliveira, ambos do Movimento Negro Unificado (MNU) e o Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Paulo César Ramos entre outras personalidades.

Quer ver o show? Clica aqui!

Créditos: @sarararodrigues

GOG

Esse é o tipo de artista que transcende o palco. Sua música (letra) é tratamento de choque para o alienado e esperança para o invisibilizado. No dia que se celebra e lembra de Zumbi dos Palmares e Dandara. As palavras do “Genivaldo” servem para energizar-se para o por vir. Nunca é só sobre música, poesia e rap quando se ouve um ativista, intelectual e poeta como o GOG que é bússola no mundo caos que a população preta e pobre vive.  Grande parte da população está como na música Matemática na Prática: “…Reduziu meu povo a um zero a esquerda mais nada / Uma equação complicada / Onde a igualdade é desprezada / A seguir cenas que nada tem haver com conto de fadas…”.

Créditos: @sarararodrigues

ICL

Em um momento que se discute que não basta não ser racista tem que ser  antirracista, é muito importante ter pessoas que querem se comprometer com a luta preta. O Jornal Emporado tem o ideal que se precisa de todo mundo para vencer o problema de discriminação racial. As pessoas brancas têm papel fundamental nessa luta.  E são muito bem-vindas para o “JE” assim como para muitos militantes e ativistas. 

E como foi noite de show, então deixemos que o poeta GOG cante: “Malcolm foi a Meca e voltou trazendo novidades / Que o demónio não tinha cor branca, nem olhos azuis / E que o sistema era quem alimentava o homem de capuz / Disse: “Estarei com qualquer um, não importa sua cor / Desde que queira mudar sua rotina de horror”- Malcolm X Foi à Meca…GOG ao Nordeste. Então seja bem-vindo a luta, ICL e Eduardo Moreira.

O dia escolhido para celebrar a Consciência Negra homenageia um personagem histórico na luta do negro contra a escravidão. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em combate pela defesa de seu povo, em 1695. Expressão da resistência ao sistema escravista e de preservação da cultura africana no Brasil, os quilombos e Zumbi são parte importante e emblemática da história brasileira.

Créditos: @sarararodrigues

O QUE É RACISMO

“O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida”.

O que significa o Dia da Consciência Negra?

Desde 2011 foi oficializado que no dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. Nessa data se homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, assassinado em 1965. Quer saber mais sobre o tema? Leia essa matéria muito boa clicando aqui!

Nota: Agradecimento espcial ao Danilo Oliveira, GOG e a equipe do ICL.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade