As doações serão recebidas entre os dias 26 e 30 de julho e destinadas aos trabalhadores da cadeia produtiva do samba e do Carnaval
A Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a Frente Nacional Antirracista, e com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) e da São Paulo Turismo (SPTuris), lança a campanha “G. R. E. S. Unidos da CUFA” de arrecadação de alimentos e itens de higiene. O projeto tem como objetivo ajudar a cadeia produtiva do samba e do carnaval, que chegava a movimentar cerca de 8 milhões de reais por ano, mas foi muito afetada pela pandemia.
A arrecadação acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho. A partir do dia 31, as agremiações que aderirem à campanha poderão retirar os mantimentos arrecadados e distribuí-los entre seus pares e, em muitos casos, nas comunidades do entorno.
Em São Paulo, as doações serão recebidas e armazenadas no Sambódromo do Anhembi. Mais de 90 escolas de samba da capital aderiram ao projeto. “Mais uma vez a comunidade do Carnaval vai mostrar sua força, solidariedade e comprometimento com as questões sociais”, destaca Adilson José, diretor social da Liga-SP e presidente da Escola de Samba Unidos de Vila Maria.
Para promover e engajar ainda mais os amantes do samba a doarem, a ação terá o engajamento de vários sambistas, como Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
“Fico feliz em participar de um projeto como este que ajuda as pessoas que se dedicam muito ao samba e ao Carnaval, e que, infelizmente, nessa pandemia, tem precisado muito de apoio. O samba conta com estas pessoas. Por isso é importante ajudá-las a viver da maneira digna, do jeito que merecem.” afirma Zeca Pagodinho, apoiador da iniciativa.
A campanha conta ainda com o apoio da empresa Cab Motors, que doou um carro Jipe Stark para ser leiloado por uma das escolas de samba. A agremiação que fará o leilão será escolhida através de votos realizados no site da operadora Alô Social Celular (https://alosocialcelular.com.br/votacao-leilao/). O valor arrecadado com o leilão será revertido em cestas básicas, sendo 50% com destino para a 1ª colocada e os outros 50% serão divididos entre o 2º e 3º lugar.
“O samba e o carnaval são festas populares, que vêm das favelas e que são feitos, em sua maioria, por trabalhadores informais que amam a festa, mas também dependem dela, e por isso foram muito prejudicados durante a pandemia. Estamos nos mobilizando para dar suporte para um povo que se mobiliza o ano todo para que possamos festejar.” conclui Preto Zezé, presidente nacional CUFA.
A campanha conta com o apoio de grandes empresas como Carrefour, CAB Motors, VR BENEFÍCIOS , Península, Volvo, LELLO Condomínio, Gol e Alô Social Celular. E também com grandes institutos e fundações como Galo da Manhã, Fundação Tide Setúbal, Instituto Humanize, entre outras. O projeto ainda conta com a cooperação da UNESCO, promoção da Rede Globo e produção da InFavela e da Comunidade Door.
CUFA – Assessoria de Imprensa – imprensa@cufa.org.br
Isabella Winckler
11 99837-0017 / bellawinckler@cufa.org.br
Bruno Vater
21 96956-2627/
brunovater@cufa.org.br / bvater.fna@gmail.com