» Post

Coronavírus: Parece que a quarentena não acaba nunca !!!

Durante o período de isolamento tenho recebido com frequência as mesmas perguntas nos atendimentos online: “não tenho me sentido produtivo. Parece que estou à toa, os meus horários estão desregulados, não consigo manter minha rotina, o que eu faço?”.

(Alguns Profissionais da Saúde Mental, assim como eu, estão oferecendo atendimento voluntario online. BUSQUE AJUDA!)

Em meio a crise pandêmica que estamos vivenciando é muito importante estar atento aos sinais que a mente e o corpo dá, e que possivelmente ainda virá. Além das recomendações de se manter uma rotina alimentar, de sono, de estudos, exercícios e trabalho em casa.

Neste período é importante estimular a criatividade, afinal já caminhamos para o segundo mês de isolamento. Inovar na cozinha, métodos de estudo, leitura, exercícios e até mesmo na rotina de trabalho online.

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo?

Este é o momento. Algumas plataformas estão oferecendo cursos online de línguas, instrumentos, culinária e até mesmo cursos complementares para a sua área de atuação, o que poderá deixar o seu currículo ainda mais atraente.

Elaborar exercícios físicos em casa e manter contato com os amigos através de vídeo chamadas, poderá reduzir o desenvolvimento de transtornos psicológicos. Estimular a interação social com vizinhos, colegas de trabalho e amigos, contanto que se proíba falar de assuntos pessimistas e se utilize o recurso para distração.

O hábito da leitura pode se tornar um forte aliado na redução dos sintomas de ansiedade e estresse. A leitura pode ser considerada o exercício mais completo para o cérebro. Durante a leitura, o fluxo sanguíneo se expande e diferentes partes do cérebro são estimuladas, aumentando as funções do sistema cognitivo.

É claro que não poderia deixar de mencionar a obra a qual faço parte, AUTOAMOR: UM CAMINHO PARA A REGULAÇÃO EMOCIONAL E AUTOESTIMA FEMININA!

A obra traz, em suas páginas, um mix de assuntos, como: o processo de construção da autoestima, poder terapêutico do autoamor, regulação emocional, as múltiplas jornadas da mulher e seu lugar, as culpas que carregamos e nos carregam, relações tóxicas, entre outros temas que interferem e vão de encontro a construção do autoamor e autoestima.

Com a quarentena, o número de denúncias de violência doméstica aumentaram em 9%. Isso explica o porquê do Brasil ser o 5º país com maior taxa de feminicídio. No livro AUTOAMOR, podemos refletir a importância da construção de uma autoestima mais elevada no processo em que lhe permita sair de relacionamentos abusivos e violentos. O livro apresenta trechos do Dossiê Feminicídio, reforçando a influência do machismo nessas “mortes anunciadas”.

Ao ouvir ou presenciar violência doméstica ligue 180. Alguns serviços estão oferecendo suporte via whatsapp e e-mail. Sem julgamentos, ofereça ajuda.

Cabe lembrar que na atual conjuntura toda ajuda é bem-vinda, procure saber se seus vizinhos estão precisando de cesta básica ou algum auxílio, busque instituições de confiança e colabore. Assim, você estará ajudando a população e a você mesmo!


E se possível, #fiqueemcasa.

Att,

Psicóloga Shayane Nascimento
CRP 05/51411

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade