Amanhã é dia de uma final tão importante para o futebol brasileiro quanto de outras competições. A Copa Paulista, campeonato realizado pela Federação Paulista de Futebol, com o intuito de exercitar equipes que não tiveram sucesso em outras competições, chega ao fim. Esse campeonato já obteve diversos nomes e formatos: Copa José Maria Marin, Copa Bandeirantes, Copa Estado de São Paulo, mas atualmente, o objetivo foi se modificando e hoje, é o principal campeonato do futebol do interior.
Quem leva a Copa Paulista pode escolher entre uma vaga no Campeonato Brasileiro da série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte. O vice fica com a outra vaga não escolhida. Assim, amanhã chega-se a mais uma final dessa importante competição para a valorização do futebol do interior. Ferroviária e Votuporanguese são os finalistas que farão a primeira partida das finais às 11:00 da manhã em Votuporanga.
Ferroviária faz a sua terceira final seguida, a atual campeã disputa pela primeira vez essa final com o Votuporanguese. No ano passado, o outro finalista foi o Inter de Limeira e no ano de 2016, a Ferroviária ficou com o vice-campeonato e o campeão foi o XV de Piracicaba. Em 2017, a Portuguesa foi uma das semi-finalistas e nesse ano, os outros dois semi-finalistas foram o Red Bull e o Atibaia, todas equipes tradicionais do interior paulista e do futebol brasileiro e que antigamente, entravam para disputar com mais força e representatividade o campeonato paulista e até o Brasileiro. Era o futebol do interior responsável por revelar grandes craques para o futebol da capital.
Votuporanguense chega pela primeira vez a final contra um time que tem o segundo melhor aproveitamento de todas as edições da Copa Paulistam, querendo mais do que ser um participante, querendo abocanhar esse título e levá-lo pela primeira vez para o extremo oeste do Estado. Enquanto a Ferroviária quer consolidar a sua volta como grande força do futebol paulista e empatar com o Paulista de Jundiaí como o time que mais venceu a Copa Paulista. É a Ferroviária ainda, a que detém hoje a melhor estrutura física dos times interiorianos.
Ferroviária ainda tem a defesa menos vazada da competição com 16 gols sofridos, contra 17 do Votuporanguense, mas o seu saldo é maior, pois marcou 35 gols contra 29 da equipe de Votuporanga. Por essa vantagem, leva o mando de campo no último jogo. O que pode fazer a diferença para o Votuporanguense na primeira partida é o calor da torcida que deverá se sentir motivada para comparecer em peso à partida. Parte dos ingressos foram trocados por garrafas pets na Campanha Futebol Sustentável e os que estarão disponíveis nas bilheterias , terão o preço de 20 reais.
A partida será transmitida pelo canal da Federação Paulista e o canal FOXSPORT. O árbitro da partida será Salin Fende Chaves.