URUGUAI 3 X 0 RÚSSIA
Por José Cortez
Uruguai reencontra o bom futebol aguerrido, vence e convence contra os donos da casa e fica com a primeira colocação do Grupo A. A celeste sobrou no jogo todo, os russos pouco fizeram e o Uruguai, aproveitando a superioridade, abriu o placar logo aos 10 do primeiro tempo, com Luis Suarez em bela cobrança de falta. Com menos de 25 minutos já tinha 2 gols de vantagem. O lateral Laxalt chutou cruzado, a bola desviou em Cheryshev foi para o gol, gol contra. Os sul americanos já tinham a primeira posição praticamente assegurada quando Smolinov foi expulso que também contribuiu para tamanho domínio dos uruguaios que voltou ao segundo tempo somente para administrar a vantagem e, sem sofrer, ainda teve tempo de marcar o terceiro com o astro Cavani que, finalmente saiu do zero nesta edição da Copa. Foi a primeira vez que Cavani fez um gol na Copa do Mundo e o Uruguai saiu vencedor, nas outras vezes que o centroavante marcou, o time não venceu. Com a vitória a Celeste é a única seleção sul-americana com 100% de aproveitamento. Confirmado a primeira posição, o Uruguai enfrentara no sábado a seleção de Portugal que se classificou em segundo no grupo B as 15:00hs. A Rússia pega a Espanha no domingo as 11:00hs.
ARÁBIA SAUDITA 2 X 1 EGITO
Quem achou que esse jogo, devido as duas seleções já estarem desclassificadas, seria tipo ressaca de fim de festa se enganou redondamente. A partida teve Salah desfilando seu talento, defesas impressionantes de El-Hadary, inclusive defendendo um pênalti, virada dos sauditas e festa, muita festa dos torcedores presentes em grande número na Arena Volgogrado. Salah abriu o placar para o Egito logo aos 22 minutos em toque de categoria por cima do goleiro saudita. Aos 41 o árbitro marcou pênalti para os asiáticos que Fahad Al-Muwallad cobrou mas El-Hadary defendeu. Aos 48 novo pênalti, dessa vez marcado com o auxílio do VAR. Salem Al-Dawsari cobrou sem chances para o goleiro egípcio. Na segunda etapa os sauditas mostraram força de seu coletivo e dominaram o jogo criando boas chances para virar o placar. Só que quando o chute não saia direito era El-Hadary, em grande dia, que impedia o gol. De novo nos acréscimos, o gol da virada finalmente saiu. Salman Al-Faraj aproveitou sobra de bola dentro da área e chutou cruzado, bola na rede, festa saudita, virada e terceiro lugar no grupo A. Desde 1994 a Arábia Saudita não vencia uma partida em copas do mundo. Mesmo com a derrota os torcedores do Egito tem motivos para comemorar. O goleiro Essam El-Hadary, com 45 anos e 161 dias de idade, se tornou o jogador mais velho da história a disputar uma partida de copa do mundo. Apesar dos pesares, as duas seleções se despedem da Rússia deixando suas marcas.
ESPANHA 2 X 2 MARROCOS
Muita emoção estava reservada para o jogo entre espanhóis e marroquinos. Quem pensou que seria tranquilo nem imaginava o que seria essa tarde de futebol na Rússia. A Espanha ficou duas vezes atrás do placar e teve que se virar pra buscar o empate que lhe deu a liderança do grupo B. Time duro e intenso, assim prometeu o técnico de Marrocos, e assim foi. Por incrível que pareça os africanos fizeram a seleção de Hierro correr atrás da bola. O jogo foi bem igual, mas os ataques rápidos dos adversários deixaram Sérgio Ramos e companhia de cabelos em pé. Decidido a deixar o mundial com um vitória, Marrocos foi prá cima e já aos 14 minutos abriu o marcador. Boutaib se aproveitou de falha no meio campo espanhol, roubou a bola e partiu em direção ao gol, na saída de De Gea colocou a bola nas redes. Sem deixar o controle escapar, a Espanha empatou logo em seguida com Isco. O segundo tempo ganhou traços dramáticos pois, se o Marrocos apenas tentava sair da Rússia de cabeça erguida, a Espanha tentava o primeiro lugar do grupo. Quem ficou mais perto do objetivo foi o Marrocos. Aos 36 En-Nesyri fez de cabeça o segundo gol. O drama aumentou quando Iago Aspas desviou um cruzamento na pequena e marcou o gol de empate, porém a arbitragem anulou gol e somente depois de consultar o VAR, voltou atrás e confirmou o empate. A decisão gerou muita reclamação dos marroquinos mas nada mudou. Final de jogo e alívio para a Espanha que com o empate de Portugal terminou em primeiro lugar e agora enfrenta as donas da casa. O Marrocos também cumpriu seu objetivo, jogou como gente grande diante da poderosa Espanha e terminou sua participação de forma mais que digna.
IRÃ 1 X 1 PORTUGAL
Outro jogão encerrando a primeira fase. Mais uma vez o que se anunciava como passagem fácil de Portugal não se concretizou. O Irã, que ainda tinha chance de classificação, vendeu caro a vaga. Em um jogo dramático o time de CR7 parou na boa marcação iraniana e quando conseguiu criar não concluiu bem e ainda sofreu com os contra-ataques do adversário. Para piorar as coisas, o melhor do mundo Cristiano Ronaldo não estava em seus melhores dias. Praticamente não produziu nada, levou cartão amarelo ao deixar o braço no rosto do iraniano (denunciado pelo VAR) e ainda perdeu um pênalti quando o placar já estava 1 a 0 a favor e desperdiçou a chance de selar o jogo. Os asiáticos endureceram a partida de uma forma totalmente inesperada e levaram a decisão até o final. O veterano Quaresma abriu o placar no fim do primeiro tempo num belo chute de fora da área. Na segunda etapa o drama dos dois lados foi se formando. Portugal jogava de olho na Espanha para chegar em primeiro enquanto que o Irã jogava com a esperança de, com uma vitória, chegar as oitavas. Aos 8 minutos o drama se instaurou de vez quando Cristiano Ronaldo reclamou de pênalti, o árbitro, auxiliado pelo árbitro de vídeo, marcou, mas CR7 bateu mal e perdeu. O Irã cresceu e foi prá cima na base do desespero mas só conseguiu marcar já nos acréscimos e novamente em pênalti marcado com auxílio do VAR. Ansarifard cobrou e empatou o jogo. Com 6 minutos de acréscimos, quase que o atacante iraniano marcou de novo. No final sobrou alívio português e muitas lágrimas do lado do Irã que viu a vaga chegar bem perto mas escapar pelos dedos. Com o empate Portugal ficou em segundo no grupo e vai enfrentar o Uruguai no sábado as 15:00hs.
As emoções continuam amanhã com os seguintes jogos:
GRUPO C (11:00hs):
AUSTRÁLIA X PERU
DINAMARCA X FRANÇA
GRUPO D (15:00HS):
NIGÉRIA X ARGENTINA
ISLÂNDIA X CROÁCIA