» Post

COPA DO MUNDO RÚSSIA 2018: RESUMÃO DO 12° DIA

URUGUAI 3 X 0 RÚSSIA

Por José Cortez

Uruguai reencontra o bom futebol aguerrido, vence e convence contra os donos da casa e fica com a primeira colocação do Grupo A. A celeste sobrou no jogo todo, os russos pouco fizeram e o Uruguai, aproveitando a superioridade, abriu o placar logo aos 10 do primeiro tempo, com Luis Suarez em bela cobrança de falta. Com menos de 25 minutos já tinha 2 gols de vantagem. O lateral Laxalt chutou cruzado, a bola desviou em Cheryshev foi para o gol, gol contra.  Os sul americanos já tinham a primeira posição praticamente assegurada quando Smolinov foi expulso que também contribuiu para tamanho domínio dos uruguaios que voltou ao segundo tempo somente para administrar a vantagem e, sem sofrer, ainda teve tempo de marcar o terceiro com o astro Cavani que, finalmente saiu do zero nesta edição da Copa. Foi a primeira vez que Cavani fez um gol na Copa do Mundo e o Uruguai saiu vencedor, nas outras vezes que o centroavante marcou, o time não venceu. Com a vitória a Celeste é a única seleção sul-americana com 100% de aproveitamento. Confirmado a primeira posição, o Uruguai enfrentara no sábado a seleção de Portugal que se classificou em segundo no grupo B as 15:00hs. A Rússia pega a Espanha no domingo as 11:00hs.

 

ARÁBIA SAUDITA 2 X 1 EGITO

Quem achou que esse jogo, devido as duas seleções já estarem desclassificadas, seria tipo ressaca de fim de festa se enganou redondamente. A partida teve Salah desfilando seu talento, defesas impressionantes de El-Hadary, inclusive defendendo um pênalti, virada dos sauditas e festa, muita festa dos torcedores presentes em grande número na Arena Volgogrado. Salah abriu o placar para o Egito logo aos 22 minutos em toque de categoria por cima do goleiro saudita. Aos 41 o árbitro marcou pênalti para os asiáticos que Fahad Al-Muwallad cobrou mas El-Hadary defendeu. Aos 48 novo pênalti, dessa vez marcado com o auxílio do VAR. Salem Al-Dawsari cobrou sem chances para o goleiro egípcio. Na segunda etapa os sauditas mostraram força de seu coletivo e dominaram o jogo criando boas chances para virar o placar. Só que quando o chute não saia direito era El-Hadary, em grande dia, que impedia o gol. De novo nos acréscimos, o gol da virada finalmente saiu. Salman Al-Faraj aproveitou sobra de bola dentro da área e chutou cruzado, bola na rede, festa saudita, virada e terceiro lugar no grupo A. Desde 1994 a Arábia Saudita não vencia uma partida em copas do mundo. Mesmo com a derrota os torcedores do Egito tem motivos para comemorar. O goleiro Essam El-Hadary, com 45 anos e 161 dias de idade, se tornou o jogador mais velho da história a disputar uma partida de copa do mundo. Apesar dos pesares, as duas seleções se despedem da Rússia deixando suas marcas.

ESPANHA 2 X 2 MARROCOS

Muita emoção estava reservada para o jogo entre espanhóis e marroquinos. Quem pensou que seria tranquilo nem imaginava o que seria essa tarde de futebol na Rússia. A Espanha ficou duas vezes atrás do placar e teve que se virar pra buscar o empate que lhe deu a liderança do grupo B. Time duro e intenso, assim prometeu o técnico de Marrocos, e assim foi. Por incrível que pareça os africanos fizeram a seleção de Hierro correr atrás da bola. O jogo foi bem igual, mas os ataques rápidos dos adversários deixaram Sérgio Ramos e companhia de cabelos em pé. Decidido a deixar o mundial com um vitória, Marrocos foi prá cima e já aos 14 minutos abriu o marcador. Boutaib se aproveitou de falha no meio campo espanhol, roubou a bola e partiu em direção ao gol, na saída de De Gea colocou a bola nas redes. Sem deixar o controle escapar, a Espanha empatou logo em seguida com Isco. O segundo tempo ganhou traços dramáticos pois, se o Marrocos apenas tentava sair da Rússia de cabeça erguida, a Espanha tentava o primeiro lugar do grupo. Quem ficou mais perto do objetivo foi o Marrocos. Aos 36 En-Nesyri fez de cabeça o segundo gol. O drama aumentou quando Iago Aspas desviou um cruzamento na pequena e marcou o gol de empate, porém a arbitragem anulou gol e somente depois de consultar o VAR, voltou atrás e confirmou o empate. A decisão gerou muita reclamação dos marroquinos mas nada mudou. Final de jogo e alívio para a Espanha que com o empate de Portugal terminou em primeiro lugar e agora enfrenta as donas da casa. O Marrocos também cumpriu seu objetivo, jogou como gente grande diante da poderosa Espanha e terminou sua participação de forma mais que digna.

IRÃ 1 X 1 PORTUGAL

Outro jogão encerrando a primeira fase. Mais uma vez o que se anunciava como passagem fácil de Portugal não se concretizou. O Irã, que ainda tinha chance de classificação, vendeu caro a vaga. Em um jogo dramático o time de CR7  parou na boa marcação iraniana e  quando conseguiu criar não concluiu bem e ainda sofreu com os contra-ataques do adversário. Para piorar as coisas, o melhor do mundo Cristiano Ronaldo não estava em seus melhores dias. Praticamente não produziu nada, levou cartão amarelo ao deixar o braço no rosto do iraniano (denunciado pelo VAR) e ainda perdeu um pênalti quando o placar já estava 1 a 0 a favor e desperdiçou a chance de selar o jogo. Os asiáticos endureceram a partida de uma forma totalmente inesperada e levaram a decisão até o final. O  veterano Quaresma abriu o placar no fim do primeiro tempo num belo chute de fora da área. Na segunda etapa o drama dos dois lados foi se formando. Portugal jogava de olho na Espanha para chegar em primeiro enquanto que o Irã jogava com a esperança de, com uma vitória, chegar as oitavas. Aos 8 minutos o drama se instaurou de vez quando Cristiano Ronaldo reclamou de pênalti, o árbitro, auxiliado pelo árbitro de vídeo, marcou, mas CR7 bateu mal e perdeu. O Irã cresceu e foi prá cima na base do desespero mas só conseguiu marcar já nos acréscimos e novamente em pênalti marcado com auxílio do VAR. Ansarifard cobrou e empatou o jogo. Com 6 minutos de acréscimos, quase que o atacante iraniano marcou de novo. No final sobrou alívio português e muitas lágrimas do lado do Irã que viu a vaga chegar bem perto mas escapar pelos dedos. Com o empate Portugal ficou em segundo no grupo e vai enfrentar o Uruguai no sábado as 15:00hs.

As emoções continuam amanhã com os seguintes jogos:

GRUPO C (11:00hs):

AUSTRÁLIA X PERU

DINAMARCA X FRANÇA

GRUPO D (15:00HS):

NIGÉRIA X ARGENTINA

ISLÂNDIA X CROÁCIA

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade