» Post

CONHECER A ÁFRICA PARA (RE)CONHECER O BRASIL: Por Najara Gonçalves

CONHECER A ÁFRICA PARA (RE)CONHECER O BRASIL: AFRICANIZANDO O PENSAR COM O “ORO ORUM”

Por :Najara Gonçalves

                   


                      “Existe uma História do negro sem o Brasil;
                     o que não existe é uma história do Brasil sem o negro”.
                                        (Januário Garcia)
Há 14 anos a Lei 10639/03 foi promulgada estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas da rede pública e particular de ensino, bem como a valorização da luta dos negros e sua participação no processo de transformação da sociedade. Esta determinação foi estendida ao espaço da universidade em 2004, através do parecer do CNE/CP 03/2004, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais. Tendo em vista a formação étnico-social da população brasileira, percebe-se que o conhecimento acerca da História e Cultura Africana e Afro-brasileiras é uma necessidade para o entendimento do nosso povo na contemporaneidade. O fato é que, passados quatorze anos, para alguns, tratar da história do continente africano ainda se apresenta como um desafio, principalmente por conta da receptividade de professores e estudantes em relação ao tema, principalmente aqueles que ainda veem a história e cultura africanas de modo estereotipado.
Neste sentido, desenvolvemos um trabalho de AFRICANIZAÇÃO DO PENSAR na Página Oro Orum, no Facebook. Ali, criamos um espaço para a promoção da valorização dessa cultura africana, especialmente da cultura yorubana. Através do incentivo ao conhecimento da Língua Yoruba, por exemplo, esperamos chamar a atenção à importância dos falares africanos no Brasil, lembrando que a linguagem é um elemento indispensável para a valorização das nossas raízes. Atualmente, tentamos pôr em prática duas atividades voltadas para a este exercício de africanização do pensar… Primeiro, temos um projeto de consultoria pedagógica para assessorar o trabalho de educadores na promoção da equidade e superação do racismo na escola. Além disso, através da Página Oro Orum, o estamos coletando doações para a viabilizar a publicação da Revista Eletrônica Oro Orum, que pretende desnudar os preconceitos em relação aos povos negros da Costa da Guiné, principalmente.
A cultura Yorubana ainda é muito incompreendida e estereotipada. Nossa intenção é esclarecer dúvidas, revelar mitos, discutir conceitos e apresentar a história dos povos yoruba a partir do olhar do povo negro. A Oru Orum, nessa revista, pretende trazer uma explicação dinâmica dessa história e da trajetória desses povos, aproximando-os da própria história do Brasil, afinal de contas, existe uma história do povo negro anterior ao Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o negro, e como diz um velho provérbio africano, “quando não souberes para onde ir, olha para trás e saiba pelo menos de onde vens…”
É neste sentido que buscamos revelar nossa cultura, para que assim, possamos caminhar juntos no sentido de conhecer a história não contada do continente africano, em especial dos povos yoruba, e nos reconhecer nessa trajetória.
 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 8

  1. I just want to mention I am all new to weblog and honestly enjoyed this blog. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You certainly have good articles and reviews. Cheers for sharing your website page.

  2. I simply want to mention I’m new to blogging and actually enjoyed you’re web blog. Likely I’m going to bookmark your site . You certainly come with great article content. Thank you for sharing with us your website.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade