Jornal Empdoerado – Conta um pouco da sua história!
Nossa associação surgiu dentro do movimento “não à violência eu quero é lazer” no Parque Santo Dias, com o passar do tempo tivemos a percepção que para que houvesse uma mudança real em nosso território precisaríamos ter um espaço físico com ações mais efetivas e duradouras então com o apoio de moradores do Jardim Valquíria conseguimos um pequeno espaço ao lado do campo do Pantanal. No primeiro momento a idéia para o espaço era a criação de uma biblioteca comunitária, trazendo assim o incentivo à leitura para a comunidade, porém logo de início foi percebido que a dificuldade da leitura era tamanho, isso
quando elas tinham leitura, então o projeto teve de ser reformulado dando assim o início de nossas aulas de reforço escolar e alfabetização.
Jornal Empdoerado – Como nasce Associação Capão Cidadão?
A Associação começa em 2004 com a disponibilização desta área pela comunidade e aos poucos com ajuda de parceiros para que fosse possível aumentar a estrutura para o atendimento dando início assim a aulas de reforço escolar, balé, meio ambiente e mais algumas atividades culturais e esportivas além de iniciar o Ponto de Cultura Alimentar que desde seu início tem como objetivo diminuir a obesidade e subnutrição infantil dos atendidos somado com oficinas para a comunidade para geração de renda.
Jornal Empdoerado – Quais as principais atividades da Associação?
Nossas principais atividades são o reforço escolar, balé e alimentação das crianças de 07 a 12 anos atendidas, com estas oficinas buscamos auxiliar no desenvolvimento intelectual, corporal e social dos pequenos além de ajuda-los a ampliar seus horizontes e conhecimentos. Outra frente de atuação são os atendimentos psicossociais que fazemos das famílias da comunidade com distribuição de alimentos, roupas e os mais diversos itens além de acompanhamento de assistente social e psicóloga para as famílias que necessitam de um atendimento e especializado, encaminhando para equipamentos específicos quando necessários.
Jornal Empdoerado – Como vocês avaliam o governo Bolsonaro ?
O governo atual com seus cortes e políticas públicas equivocadas, ou inexistentes, trouxe a população mais carente uma maior dificuldade de vida digna, aumentando assim a necessidade dos atendimentos de ONGs como a nossa sobrecarregando o trabalho, além de promover o sucateamento dos equipamentos de assistências existentes da gestão pública. Este governo teve como objetivo atender as camadas econômicas mais altas, deixando ou extinguindo políticas públicas essenciais para a sociedade, trazendo um atraso e um retrocesso absurdo para o desenvolvimento social justo e igualitário.
Jornal Empdoerado – O que esperam de futuro governo?
Esperamos que o próximo governo seja de reconstrução, mesmo sabendo que enfrentará grandes dificuldades uma vez que a destruição feita pelo atual é complexa e profunda. Também esperamos que a futura gestão volte a investir no bem estar social com políticas públicas efetivas, ouvindo a base, os trabalhadores e a sociedade civil em geral. Acreditamos que a futura gestão e seus comitês auxiliarão o fortalecimento da população com uma visão humanizada e voltada ao bem estar social em primeiro lugar.
Jornal Empdoerado – Como as pessoas podem ajudar a Associação?
Quem quiser e puder nos ajudar existem algumas maneiras como o apoio pontual por forma do nosso Pix a chave é CNPJ 07.237.428/0001-00, pelo apoio contínuo em nossa campanha do apoia-se: https://apoia.se/doecapao que a partir de 5 reais pode nos ajudar a manter o projeto, por meio de voluntariado entrando em contato por e-mail capaocidadaoassociacao@gmail.com… Muito obrigado!