Pesquisar
Close this search box.

» Post

Conheça 5 dicas para migrar à carreira na tecnologia

Conhece o termo Pivotagem? Pois foi isso que Lisiane Lemos fez em sua carreira. Aliás, Pivotar é uma expressão derivada da  língua inglesa e que significa transformação, mudança. Pode ser entendido também como alteração de rota, alteração de direção ou propósito de uma empresa para que se alcance o sucesso e sustentabilidade. A especialista em transformação digital  e co-fundadora do Conselheira 101, Lisiane Lemos, é advogada e atuava na área de Direitos Humanos. Após intercâmbio em Moçambique, sua carreira deu um giro de 180° graus ao querer focar em tecnologia, sendo a Microsoft a empresa pioneira de sua atuação em tech. 

Hoje, a executiva é Gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Inclusão e Equidade. Ela concilia inovação e impacto social dentro e fora das empresas onde trabalha sempre pautada pelo seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional: a paciência e a resiliência. 

A transição não é uma coisa que acontece do dia para a noite. Exige recursos, networking e planejamento. Provavelmente você vai fazer dezenas de entrevistas antes de dar certo e isso exige paciência e resiliência”, explica Lisiane Lemos.

Abaixo seguem as dicas de ouro de uma mulher que encontrou caminhos e que os disponibiliza para aqueles que veem nessa área uma possibilidade de  alteração de rota da própria vida. Vamos lá?

1. Leia, pesquise e estude sobre a nova carreira

Uma das primeiras coisas que você pode fazer quando decide mudar os rumos da sua carreira profissional é ler, pesquisar e estudar sobre a nova área. Comece com leituras em sites, notícias ou livros, por exemplo. Invista em cursos gratuitos também para conhecer mais as várias possibilidades de atuação e com o que mais você terá vontade de atuar.

2. Faça um planejamento

Fazer um planejamento é muito importante nesse momento, uma vez que será possível se organizar, estabelecer metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, além de direcionar recursos e energias. Por exemplo, se você pretende ir para uma área que ainda conhece pouco, será necessário realizar cursos ou formações, gratuitos ou pagos. 

No caso desses últimos, você precisará direcionar parte da sua renda sem prejudicar o seu orçamento mensal. Também será necessário dividir a realização deles em curto e longo prazo.

3. Tenha calma e paciência

Quando queremos mudar de carreira, a nossa maior vontade é migrar da noite para o dia. Porém, isso não acontece. Sei que é difícil controlar a ansiedade, mas é importante se respeitar e entender o seu momento e processo. É como plantar uma semente, cuidar dela diariamente, até ela crescer, dar flores, depois frutos até chegar o tempo de colher.

Aprender a ter calma, colocar um tijolo de cada vez e não se comparar, vai deixar a caminhada mais tranquila.

4. Aprenda a construir o seu networking

Ao pensar em pivotar a carreira, não deixe de construir e fortalecer sua rede de contatos. Comunicar seu objetivo e se mostrar aberta(o) para dicas, parcerias, aprendizados, mentorias, entre outros, é importante e pode te abrir portas.

Mas não deixe também de se conectar com pessoas da área onde você deseja seguir a carreira. Peça dicas e acompanhe os assuntos atuais que elas compartilham.

Redes Sociais profissionais, como o LinkedIn, são um ótimo local para construir e fortalecer o networking, ampliar o repertório e encontrar vagas.

5. Mantenha o currículo atualizado e se aplique às vagas

Deixe sempre o seu currículo atualizado e seja intencional, ou seja, mostre que quer pivotar a carreira e que está se preparando para isso. Depois, comece a se candidatar para as vagas e apresentar nos processos seletivos como as suas experiências e repertórios adquiridos na carreira atual podem te ajudar na carreira que você almeja.

 

 

 

 

Foto destacada: Lisiane Lemos. Créditos: Paulo Barros

Edição e Revisão: Eliane Almeida Mtb: 39.832

*ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO JORNAL EMPODERADO E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. O JORNAL EMPODERADO É UM VEÍCULO QUE PRIMA PELO DIREITO A DAR VOZ E VISIBILIDADES AOS INVISÍVEIS.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade