Pesquisar
Close this search box.

» Post

Coletivo teatral ‘Fale sobre mim’ estreia filme que reflete o olhar da juventude periférica sobre a independência

Projeto “Meu Corre”, desenvolvido por jovens atores da zona oeste do Rio de Janeiro, será lançado em escolas e disponibilizado gratuitamente no Youtube

Por Leonardo Minardi

O coletivo teatral ‘Fale sobre mim’, dirigido por Luiza Rangel, reúne em cena cinco jovens atores, entre 15 e 17 anos, que pesquisam o uso o uso de histórias e memorias pessoais na criação de cenas. Neste mês o grupo irá estrear o documentário “Meu Corre”, que reflete sobre as diversas camadas da palavra “Independência” através do olhar da juventude periférica. A produção será lançada em escolas da região e disponibilizado gratuitamente no Youtube, a partir do dia 28 de fevereiro.

– Pensamos na potência que poderia ser criar um curta-metragem que revira um pouco as narrativas oficiais, afinal, de quem é o ponto de vista exposto nos livros? Diante das escolhas que o Brasil fez até aqui, onde é que nós estamos? – explica a diretora Luiza Rangel.

Sinopse: Cinco jovens estudantes se reúnem para discutir e gravar vídeos que revelam olhares poéticos sobre a palavra “Independência”. O filme mostra o contexto que os leva a pensar sobre a relação entre a história da independência do Brasil e seus anseios de juventude.

Para a diretora, discutir independência, liberdade e criação, significa projetar futuros mais plurais.

– Olhando para a história do nosso Brasil, começamos a nos perguntar: com que independência sonhamos? Como a juventude enxerga a luta pela liberdade e pela equidade de oportunidades? A composição das cenas nasce a partir do desejo de cada um, em projetar futuros possíveis – afirma Luiza.

O curta foi gravado no Conjunto Urucânia, em Paciência, Zona Oeste do Rio, e contará com uma exibição especial na Escola Estadual Amazonas, Rua Guarujá, nº 1900, Cosmos, Rio de Janeiro, em 16 de fevereiro, as 10h30.

– Questionar o que acontece à nossa volta é um ato de coragem. Estamos colocando em pauta assuntos que influenciam nossa vida e nossa comunidade. Nunca pensei que falar dos processos de independência fosse transformar tanto minha visão de mundo, esse assunto é super presente em meu cotidiano. No roteiro trazemos, por exemplo, uma situação de assédio na rua. Isso deixa marcas nas mulheres, é um tipo de restrição da liberdade – finaliza a atriz Laura Coelho.

Fundado em 2018, o grupo, que já produziu espetáculos teatrais, tem como base fomentar a pesquisa, criação e formação artística de forma democrática e conectada com o território. O projeto “Meu Corre” tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, e possui direção de produção de Dani Carvalho, orientação dramatúrgica de Laís Lage e direção de arte de Jasmin Sanchez.

O filme será disponibilizado gratuitamente no Youtube através do perfil oficial do coletivo – https://www.youtube.com/@falesobremimteatro

FICHA TÉCNICA – Meu Corre

Elenco:

Analya Britney

Laura Coelho 

Lucas Reis

Maria Paula Nurck

Wilson Ruan Primo

Direção geral: Luiza Rangel

Assistente de direção: Jasmin Sanchez

Roteiro: Laís Lage e Luiza Rangel

Orientação Dramatúrgica: Laís Lage

Orientação de pesquisa histórica: Cecília Matos

Direção de arte: Jasmin Sanchez

Trilha Sonora: José Ricardo Condnash

Produção: Desejo Produções

Direção de Produção e produção executiva: Dani Carvalho

Assistente de produção executiva: Luiz Claudio Cavalcante da Silva

Assistentes de produção: Marcio Lopes e Jefferson Almeida

Produção audiovisual: Coité Audiovisual

Edição: Paula Diniz

Direção de Fotografia: Livs e Paula Diniz

Assistente de câmera: Tadeu Tavares

Projeto gráfico (designer): Davi Palmeira

Designer gráfico audiovisual: Camila Guerra

Preparação Corporal: Henrique Trés

Tradução em Libras: Thamires Ferreira

Audiodescrição: Daniela Mahmud

Assessoria de imprensa: Leonardo Minardi e Ribamar Filho (MercadoCom)

Assessoria Jurídica: Luciana Rosa Rodrigues

Contabilidade: Vox Contábil
Prestação de contas: Alan Isídio

Coordenação Administrativa: André Locatelli

Realização: André Locatelli Produções

Nota: Não deixe de cirtir nossas mídias sociais. Fortalece midía negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade