» Post

Coletivo teatral ‘Fale sobre mim’ estreia filme que reflete o olhar da juventude periférica sobre a independência

Projeto “Meu Corre”, desenvolvido por jovens atores da zona oeste do Rio de Janeiro, será lançado em escolas e disponibilizado gratuitamente no Youtube

Por Leonardo Minardi

O coletivo teatral ‘Fale sobre mim’, dirigido por Luiza Rangel, reúne em cena cinco jovens atores, entre 15 e 17 anos, que pesquisam o uso o uso de histórias e memorias pessoais na criação de cenas. Neste mês o grupo irá estrear o documentário “Meu Corre”, que reflete sobre as diversas camadas da palavra “Independência” através do olhar da juventude periférica. A produção será lançada em escolas da região e disponibilizado gratuitamente no Youtube, a partir do dia 28 de fevereiro.

– Pensamos na potência que poderia ser criar um curta-metragem que revira um pouco as narrativas oficiais, afinal, de quem é o ponto de vista exposto nos livros? Diante das escolhas que o Brasil fez até aqui, onde é que nós estamos? – explica a diretora Luiza Rangel.

Sinopse: Cinco jovens estudantes se reúnem para discutir e gravar vídeos que revelam olhares poéticos sobre a palavra “Independência”. O filme mostra o contexto que os leva a pensar sobre a relação entre a história da independência do Brasil e seus anseios de juventude.

Para a diretora, discutir independência, liberdade e criação, significa projetar futuros mais plurais.

– Olhando para a história do nosso Brasil, começamos a nos perguntar: com que independência sonhamos? Como a juventude enxerga a luta pela liberdade e pela equidade de oportunidades? A composição das cenas nasce a partir do desejo de cada um, em projetar futuros possíveis – afirma Luiza.

O curta foi gravado no Conjunto Urucânia, em Paciência, Zona Oeste do Rio, e contará com uma exibição especial na Escola Estadual Amazonas, Rua Guarujá, nº 1900, Cosmos, Rio de Janeiro, em 16 de fevereiro, as 10h30.

– Questionar o que acontece à nossa volta é um ato de coragem. Estamos colocando em pauta assuntos que influenciam nossa vida e nossa comunidade. Nunca pensei que falar dos processos de independência fosse transformar tanto minha visão de mundo, esse assunto é super presente em meu cotidiano. No roteiro trazemos, por exemplo, uma situação de assédio na rua. Isso deixa marcas nas mulheres, é um tipo de restrição da liberdade – finaliza a atriz Laura Coelho.

Fundado em 2018, o grupo, que já produziu espetáculos teatrais, tem como base fomentar a pesquisa, criação e formação artística de forma democrática e conectada com o território. O projeto “Meu Corre” tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, e possui direção de produção de Dani Carvalho, orientação dramatúrgica de Laís Lage e direção de arte de Jasmin Sanchez.

O filme será disponibilizado gratuitamente no Youtube através do perfil oficial do coletivo – https://www.youtube.com/@falesobremimteatro

FICHA TÉCNICA – Meu Corre

Elenco:

Analya Britney

Laura Coelho 

Lucas Reis

Maria Paula Nurck

Wilson Ruan Primo

Direção geral: Luiza Rangel

Assistente de direção: Jasmin Sanchez

Roteiro: Laís Lage e Luiza Rangel

Orientação Dramatúrgica: Laís Lage

Orientação de pesquisa histórica: Cecília Matos

Direção de arte: Jasmin Sanchez

Trilha Sonora: José Ricardo Condnash

Produção: Desejo Produções

Direção de Produção e produção executiva: Dani Carvalho

Assistente de produção executiva: Luiz Claudio Cavalcante da Silva

Assistentes de produção: Marcio Lopes e Jefferson Almeida

Produção audiovisual: Coité Audiovisual

Edição: Paula Diniz

Direção de Fotografia: Livs e Paula Diniz

Assistente de câmera: Tadeu Tavares

Projeto gráfico (designer): Davi Palmeira

Designer gráfico audiovisual: Camila Guerra

Preparação Corporal: Henrique Trés

Tradução em Libras: Thamires Ferreira

Audiodescrição: Daniela Mahmud

Assessoria de imprensa: Leonardo Minardi e Ribamar Filho (MercadoCom)

Assessoria Jurídica: Luciana Rosa Rodrigues

Contabilidade: Vox Contábil
Prestação de contas: Alan Isídio

Coordenação Administrativa: André Locatelli

Realização: André Locatelli Produções

Nota: Não deixe de cirtir nossas mídias sociais. Fortalece midía negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade