Pesquisar
Close this search box.

» Post

Coalizão Negra por Direitos realiza encontro nacional

 

A Coalizão Negra por Direitos realiza essa semana, em Olinda, o encontro nacional “Enquanto houver Racismo, não haverá Democracia!”. Essa é a primeira vez de uma iniciativa nacional que esta articulação do movimento negro com mais de 250 organizações realiza em Pernambuco. A atividade recebe lideranças de organizações negras de todo o Brasil e parlamentares de diferentes partidos para fazer uma análise de conjuntura aprofundada e discutir a agenda de demandas e proposições e as estratégias de incidência da Coalizão rumo às eleições em 2022.

Entre os participantes estarão os ativistas Anielle Franco, Douglas Belchior, Maria José Menezes, o professor Hélio Santos e diversas outras lideranças de organizações negras do Brasil. Já entre os parlamentares, estão confirmados nomes como os dos deputados federais Talíria Petrone (PSOL – RJ) e Orlando Silva (PCdoB – SP), da deputada estadual Renata Souza (PSOL – RJ) e as codeputadas estaduais Jô Cavalcanti e Robeyoncé, das Juntas (PSOL – PE). A nível municipal, os vereadores Vinicius Castello (PT – Olinda), Tainá de Paula (PT – RJ) e Divaneide Basílio (PT – Natal) estarão presentes no evento.

O avanço do conservadorismo e do fascismo no país, com o aprofundamento do racismo, agudizou ainda mais as desigualdades raciais, de gênero e de classe. O recrudescimento da violência, o aumento da extrema pobreza e da fome, como resultado da perda de direitos e dos cortes nas políticas sociais têm empurrado a população negra para condições ainda mais precárias de vida.

Disputar espaço no Poder Legislativo e no Executivo é uma necessidade cada vez mais premente e o movimento negro vem avançando nas últimas eleições, conquistando importantes vitórias, especialmente com a atuação de mulheres negras. Parte das metas do encontro está a operação de estratégias de ampliação da presença do movimento negro nos espaços da política institucional, a fim de garantir uma representatividade que tome decisões e defina políticas fundamentais na vida cotidiana da população negra brasileira.

O evento tem formato híbrido, com participação presencial de cerca de 100 pessoas e com transmissão online para membros das organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos e convidados. O último dia será exclusivamente dedicado ao debate com parlamentares negros e negras que atuam em parceria com a Coalizão e lideranças que estão pré-candidatas ao pleito em 2022.

Sobre a Coalizão Negra por Direitos

A Coalizão Negra por Direitos reúne mais de 200 organizações, grupos e coletivos do movimento negro brasileiro para promover ações conjuntas de incidência política nacional e internacional. As entidades definem estratégias para intensificar o diálogo com o Congresso Nacional e com instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a pauta racial, além de fortalecer ações nos estados e municípios brasileiros nesse sentido.
 

O texto é de responsabilidade do (s) autor (s) e não reflete, necessariamwente, a opnião do Jornal Empoderado.

Foto de capa: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Texto: Coalizão Negra por Direito

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade