» Post

A celebração do futebol feminino

 

O ano de 2015 foi de celebração ao futebol feminino em espaços dedicados até então quase que exclusivamente ao futebol dos homens.

Foi o caso do Museu do Futebol, com quem a parceria em algumas ações de discussão da modalidade teve início em 2011, por uma reunião do Memofut. Na ocasião, levamos o ex-presidente santista Marcelo Teixeira, o então coordenador do Palmeiras feminino, Ademar Fonseca, a pioneira Rose do Rio, e Silvia Securatto, autora do livro “Nós, mulheres do futebol”.

A partir de então, o museu abriu mais espaços para a modalidade, onde puder mediar bate-papos com Michael Jackson, Juliana Cabral e Emily Lima e também com asex-atletas da seleção norte-americana de futebol Julie Foudy e Brandi Chastain. Uma honra!

Mas foi em 2015, em razão da Copa do Mundo no Canadá, que o museu definitivamente entrou para a história, abraçando o projeto de debates idealizado por mim, Juliana Cabral e René Simões, e abrindo a exposição #VisibilidadeParaOFutebolFeminino, inaugurada no dia 19 de maio com a presença de várias atletas, ex-atletas, árbitras e todas as mulheres do futebol brasileiro de fora e de dentro das quatro linhas.

A história das mulheres da bola foi integrada ao acervo, sendo sua história contada junto com a história do futebol. A exposição se despediu este ano, mas alguns espaços foram preservados, sendo um deles, a projeção das imagens de Marta e Formiga na sala Anjos Barrocos.

A modalidade ganhou, mas quem ganhou muito mais, foi o Museu do Futebol e seu público.

Lu Castro

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade