» Post

CCXP 2018 é marcada pela diversidade no Artistas Alley

A edição 2018 da Comic Con Experience foi marcada pela diversidade na sessão dedicada aos artistas gráficos, quadrinistas e cartunistas, o Artistas Alley. No geral, percebemos a falta de negros e mestiços e mais que nas últimas edições, mas haja vista que estes se encontram no espectro social mais economicamente vulnerável, é compreensível. No entanto percebi a diversificação dos artistas ao constatar a ausência até de alguns “medalhões” do gênero e a presença de algumas caras novas. Porém podemos ver até a presença mais evidente de um público mais incomum como a comunidade LGBT e portadores de deficiências.

No geral, pode-se fazer algumas observações. O gênero terror se destacou e a presença feminina foi notável. Mesmo com o previsto lançamento do filme Aquaman da DC Comics, a Marvel foi predominante devido a seus projetos atuais: Capitã Marvel, X-Men Fênix Negra e as novas aventura do Homem-Aranha (Miles Morales e Peter Parker), fora as séries de televisão. Mas enfim, além dos tradicionais painéis a diminuição de profissionais e empresas ligadas às histórias como editoras e em quadrinhos e seus estandes é evidente.

Mas apesar destes detalhes ainda temos motivos para exultação. Encontramos velhos conhecidos do Jornal Empoderado e conhecemos novos. Dentre estes destacamos a paraense Tamilis Oliveira ilustradora do “Livro dos Dedinhos”, assim como encontramos novamente a ilustradora e quadrinista Ana Cardos que mais uma vez apresenta seus trabalhos o já conhecido “We Pet Animal Center” e seu mais novo lançamento “Quando você for embora” e sua amiga Virgínia Froes e seu “Lollipop”, defensoras de suas posturas femininas e afros num mercado que se abre para a diversidade. Falando em diversidade, temos Luiza Lemos que produz quadrinhos e cartoons independentes que abordam questões LGBT, principalmente a transgeneralidade. É autora da HQ “Transistorizada”.

Os homens, predominantes nestes eventos, deixaram suas marcas entre a diversidade étnica. O já conhecido e premiado Alex Mir mais uma vez presente lançando sua trabalhos “Folklóricas, “Inventices” e suas séries sobre o panteão afro-brasileiro como o “Orixás Renascimento”. Outros famosos por seu trabalho de sucesso é a dupla Jefferson Costa e Rafael Calça responsáveis pelo  álbum “Jeremias: Pele”que agora lançam mais um sucesso, o álbum “A Dama do Martinelli”. Ainda podemos citar o quadrinista do Alto Tietê agenciado da Chiaroescuro para a Marvel Comics. Mais uma vez o pessoal da Camucada esteve presente com sua arte alinhada ao que há de mais novo e atual, não decepcionam.

Outro destaque foi Yorhán Araújo que causou surpresa nos fãs que passavam e descobriam ser ele o autor do sucesso cyber comics de suas tiras “devaneios”, os famosos e queridos animaizinhos cheios de indagações. O gaúcho Braziliano com trabalho suburbano é outro que aparece em destaque com seus lançamentos pela editora Draco “Periferia Cyberpunk” e 2018 desenhando “Iansã Ferida”. Nesta de exaltar figuras importantes da comunidade negra temos Jean Lins com seu trabalho sobre Dandara a mais representativa liderança feminina na República de Palmares.

Enfim, para além dos holofotes sobre cosplay e da predominância da mídia televisa e cinematográfica o futuro das histórias em quadrinhos e artes gráficas pode ser mais divertido e diversificado. A CCXP é uma grande janela de oportunidades. Arrisquemos produtores independentes e artistas fora do “perfil” da grande mídia, pois nós do Empoderado estaremos lá para continuar dando voz a quem merece e a quem se encontra invisível por enquanto. Até o ano que vêm.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade