Visto sob desconfiança nas últimas semanas pela falta de reforços e saída de atletas importantes, o Santos deu esperança ao seu torcedor nessa quinta-feira (24). Com um futebol vistoso e um belo repertório ofensivo, o time goleou o São Bento por 4 a 0, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
O time dirigido pelo argentino, Jorge Sampaoli deu vários motivos para o torcedor comemorar. Meia titular neste início de trabalho do Santos, Jean Mota foi às redes pelo segundo jogo seguido e foi importante peça na construção das jogadas. E o paraguaio Derlis González, que chegou a estar com seu futuro incerto, disputou seu primeiro jogo pelo time em 2019 e marcou um golaço.
Já o venezuelano Yeferson Soteldo, primeiro reforço a estrear pelo time nesta temporada, entrou no início do segundo tempo e também fez um belo gol, além de ter dado passes perigosos. E o colombiano Copete fechou o placar, com três dos quatro gols tendo sido marcados por estrangeiros.
O jogo
O Santos não poderia ter um início de jogo melhor em Sorocaba. Em sua primeira ação ofensiva, logo aos 14 segundos, o time abriu o placar com o gol marcado por Jean Mota, que recebeu passe na entrada da grande área, girou e bateu para as redes, marcando o seu segundo gol em dois jogos no Paulistão.
O gol tão precoce deu ânimo ao Santos. E o time assumiu o controle da partida, se postando no campo de ataque e valorizando a posse de bola, ainda que tenha levado um susto aos 11 minutos, após uma cobrança de escanteio, quando Ewerton Páscoa, ex-jogador do Santos, acertou o travessão ao subir alto e cabecear. Só que o segundo gol santista saiu logo depois. Aos 18, Jean Mota lançou Derlis González, que avançou em velocidade, cortou Diego Ivo e finalizou cruzado para fazer 2 a 0.
Apenas a partir daí o clube sorocabano conseguiu equilibrar a partida. E isso se deu quando o São Bento intensificou as suas ações no setor ofensivo através de jogadas aéreas, quase sempre em lances de bola parada. Na principal delas, o goleiro Vanderlei fez grande defesa. Foi aos 36 minutos, quando se saiu bem em cabeceio de Alecsandro, após cobrança de falta de Alex Maranhão. Ainda assim, o Santos se manteve no campo de ataque. E poderia até marcado mais vezes em uma atuação que agradou ao seu torcedor.
A partida continuou sob controle do Santos na etapa final, com o time chegando ao campo de ataque com vários jogadores, incluindo o volante Diego Pituca, que deu trabalho ao goleiro Renan aos 13 minutos. O São Bento até tentava responder, mas mal ameaçava a meta de Vanderlei.
E o Peixe voltou a marcar aos 24 minutos. O recém-contratado Soteldo, que havia entrado em campo aos nove minutos, deu o seu cartão de visitas ao fazer bela jogada individual. Ele tabelou com Derlis e deu um tapinha por cima de Renan, ampliando a vantagem do Santos para cima do São Bento.
Mas não parou nisso. E o Santos ampliou o seu passeio aos 32 minutos com mais um belo gol. Dessa vez, Soteldo lançou Orinho, que cruzou para Copete girar e bater firme, definindo a goleada santista por 4 a 0.
Próximo jogo
O Santos irá jogar o clássico contra o São Paulo no próximo domingo (27) às 17h no estádio Paulo Machado de Carvalho “Pacaembu” na capital paulista. O São Bento vai enfrentar o Ituano na próxima segunda feira (28) às 17h30 no estádio Novelli Júnior em Itu (SP).
Ficha Técnica
Público: 8.619 pagantes
Renda: 317.260,00
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto/SP
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine/SP e Marco Antonio de Andrade/SP
Cartão Amarelo
Santos: Diego Pituca
São Bento
Renan; Edson Ratinho, Ewerton Páscoa, Diego Ivo e Marcelo Cordeiro; Paulinho (Joãozinho), Fábio Bahia, João Paulo e Alex Maranhão (Tiago Luís); Mazola (Eder Luís) e Alecsandro
Técnico: Marquinhos Santos
Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota (Jonathan Copete); Felippe Cardoso (Soteldo) e Derlis González (Kaio Jorge)
Técnico: Jorge Sampaoli