Revisão e Edição: Tatiana Oliveira Botosso
Em pós-pandemia, o CRAS de SP sobrecarregado, as Cestas Básicas sumiram e o muita gente sem receber o Bolsa Família à deriva.
Vieram um grupo de dez pessoas ao Jornal Empoderado solicitar ajuda pois seus benefícios foram aprovados e durante meses não recebiam.
Algumas pessoas ao buscar seu benefício no CRAS-SP ou Descomplica-SP estão 04 meses aguardando uma suposta visita, outras alegaram endereço incompatível ou duplicidade de benefício no mesmo endereço, porém ao perguntarem como regularizar não obtiveram respostas, e nem um comprovante das justificativas dando o nome da duplicidade ou explicando qual incompatibilidade.
A dúvida levou pessoas ao despejo, esperando receber e nunca recebendo. Algumas teriam se mudado antes ou tomados suas previdências mediante uma negativa objetiva de pronto. Porém após serem aprovadas num tramite de cadastros, e depois receberem alteração as vésperas do recebimento gerou confusão e vem gerando depressão, ou agravando a ansiedade dessas mulheres.
Primordialmente todas passaram por uma inscrição, cadastro e avaliação. Foram aprovadas, tiveram a data de recebimento confirmada, e nas vésperas o status mudou e alterna entre bloqueado e cancelado.
Caso estejam passando por essa situação ou conheçam pessoas assim, deixem nos comentários e podem enviar e-mail para: maxmu@jornalempoderado.com.br
Assim fizemos uma pesquisa com os órgão oficiais.
Segue na integra algumas respostas que recebemos; sem edição ou alteração de conteúdo:
Ao consultar a Prefeitura de São Paulo, via SMADS-SP:
“Max, bom dia.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que, em janeiro deste ano, o Governo Federal cancelou benefícios de mais de 30 mil famílias cadastradas em São Paulo. A medida provocou aumento da procura pelos serviços oferecidos por SMADS. O Governo Federal também é responsável por notificar as famílias da proximidade do prazo final de atualização dos cadastros.
Durante o ano de 2023, a SMADS realizou 719.703 cadastros e atualizações referentes ao Cadastro Único (CadÚnico) nas 12 unidades do Descomplica SP, nos 54 CRAS, nos Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAtes), no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Grajaú, nas Unidades Móveis do CadÚnico e nos Centros de Referência da População em Situação de Rua (Centros POP).“
Já O Governo Federal emitiu a seguinte resposta longa e detalhada, segue o link com texto na íntegra:
https://drive.google.com/file/d/14tOu8-TLXRIYbdu3XWOUl98dPYMzyRnB/view?usp=sharing