“ Quem tem que propor o jogo é o Santos e nós vamos tentar surpreender…”, disse Marcelo Veigas, técnico do Bragantino antes do início da partida disputada na vila Belmiro, em Santos, pela segunda rodada do Paulista 2018. Dito e feito, durante todo o jogo o Peixe manteve o controle, porém, sem grandes chances de marcar. No primeiro tempo, inclusive, a grande chance foi do visitante com Léo Jaime que, dentro da área, isolou. No segundo tempo, pelo menos duas boas oportunidades santistas foram impedidas pela boa atuação de Alex Alves, goleiro do Braga, que também defendeu um pênalti no último minuto do duelo. O time dirigido por Jair Ventura ainda tem muitas dificuldades na criação das jogadas e também nas finalizações. O jovem Arthur Gomes foi o destaque do Peixe e, a continuar assim, pode ser um dos destaques do campeonato. Bom jogador, dribla muito bem e se posiciona da mesma forma. Do lado do Braga, o time fez o que seu comandante determinou, defesa bem postada e contra-ataques rápidos que poderiam ser melhor aproveitados não fosse os muito erros de passe. Além de Alex Alves que fez pelo menos três grandes defesas, outro destaque foi Gerley, meia que se desloca muito bem e não tem medo de arriscar chutes de longa distância. No lance do gol acertou a trave de Wanderlei. No quesito arbitragem, bom, o trio no mínimo não foi bem. Parou demais o jogo com faltas que poderiam seguir, mandou voltar cobranças feitas centímetros fora do local indicado, deu cartões equivocados e, para piorar, ainda anulou um gol legítimo do time da Vila logo no início do segundo tempo. Na soma final, jogo bom, movimentado, com poucas chances de gol mas o suficiente para ver que o Braga está em um bom caminho enquanto o Santos precisa melhorar.
MELHORES MOMENTOS
O jogo começou elétrico e em dois minutos, duas boas chances para cada lado. Léo Jaime recebeu dentro da área mas chutou por cima enquanto que Rodrigão não alcançou a bola cruzada na frente do gol. Aos 20, Romário lança Arthur Gomes pela esquerda o atacante bate rasteiro, mas Alex Alves defende. Aos 25, Rodrigão arrisca de fora da área e novamente Alex Alves faz a defesa. Aos 44, Vecchio cobra falta na área, Rodrigão sobe mais que a zaga e cabeceia para espetacular defesa do goleiro do Braga.
A segunda etapa repetiu o início da primeira com dois lances logo aos 2 minutos. Léo Jaime disparou pela direita e cruzou fechado mas Matheus Peixoto não alcançou. O Peixe contra-atacou com Rodrigão que passou para Arthur Gomes finalizar e marcar, mas a arbitragem anula o gol alegando impedimento. O fato é que o atacante santista recebeu a bola atrás da zaga do Braga. Muita reclamação e jogo que segue. 27 minutos e Vecchio bate firme no canto direito de Alex Alves, que espalma, Arthur Gomes pega o rebote, mas cruze fraco e a bola fica com o goleiro. Aos 36 gol do Braga. Bola cruzada na área, a zaga tira e a redonda sobra para Gerley que acerta belo chute na trave, no rebote Guilherme Mattis completa para o gol vazio, festa alvinegra, Bragantino 1 a 0. Antes do fim, mais emoção na Vila. Aos 49, Vechio recebe dentro da área e divide a bola com o Alex Alves, o árbitro marca pênalti que, aliás, foi no mínimo duvidoso. Como diz o velho ditado: “Pênalti mal marcado não entra…” Rodrigão bateu e Alex Alves se consagrou definitivamente na noite, defendendo com os pés.
Final de jogo, o Bragantino vence o Santos na Vila após 26 anos no paulista e mantém os 100% no campeonato.
Na próxima rodada, os dois times voltam a jogar na quinta-feira. O Bragantino recebe o São Bento às 18:30hs, em Bragança Paulista. Já o Santos encara a Ponte Preta em Campinas, às 19:30hs.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 BRAGANTINO
Rodada: 2ª rodada
Data: 22/01/2018
Horário: 20h00
Local: Vila Belmiro – Santos (SP)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Bruno Salgado Rizo
Cartões Amarelos:
Santos: David Braz, Alison, Jean Mota
Bragantino: Bruno Sávio, Fabiano
Gols:
Bragantino: Guilherme Mattis 36′ 2T
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Romário (Eduardo Sasha); Alison, Renato (Jean Mota) e Vecchio’; Copete, Rodrigão e Arthur Gomes (Rodrigo). Técnico: Jair Ventura
Bragantino: Alex Alves; Ewerton, Lázaro, Guilherme Mattis e Fabiano (Diego Macedo); Adenilson, Evandro, Vitinho e Gerley (William Schuster); Léo Jaime (Bruno Sávio) e Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga.