O Botafogo jogou na noite desse domingo (26) às 19h no estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto (SP) contra o Botafogo Paraibano em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro tempo as duas equipes buscaram o ataque assim a partida ficava bastante aberta, o primeiro a chegar com perigo foi o Pantera, quando Caio Dantas recebeu de Pimentinha finalizando forte obrigando o goleiro Saulo a fazer uma grande defesa. Depois disso, o Botafogo paulista desequilibrou as ações da partida e começou a pressionar.
Apesar do volume de jogo, o time da casa abusava da bola alçada na área, sem conseguir bons resultados. O Belo, por sua vez, usava a inteligência e apostava em duas linhas de quatro bem postadas na defesa e assim tentava segurar o ímpeto do adversário.
A segunda metade do primeiro tempo, o clube paraibano conseguiu sair da pressão adversária obrigando assim o goleiro Tiago Cardoso a fazer boas defesas, por volta dos 27 minutos, após finalização forte de Hiroshi e cabeceio de Lula. Ansioso, o Botafogo de Ribeirão acelerava muito as jogadas e sofreu com alguns contra ataques, mas a primeira etapa terminou empatada sem gols.
O segundo tempo a equipe da casa voltava mais organizada e logo nos primeiros minutos obrigou o goleiro Saulo a fazer grandes defesas, em duas boas finalizações do atacante Pimentinha. O Botafogo paraibano aos 27 minutos se complicou com a expulsão de Fábio Alves.
A bola seguia nos pés do time ribeirão pretano, que chegavam com frequência perto da área, mas erravam muito no último passe, forçando o cruzamentos em jogadas pelas laterais. Quando o Pantera conseguia chegar, as chances esbarravam no goleiro Saulo, que estava em uma noite inspirada. O goleiro do clube paraibano aos 39 minutos apareceu mais uma vez para fazer uma linda defesa após cabeçada de Élder Santana.
A grande torcida botafoguense se fez presente no estádio Santa Cruz, com isso a equipe do Pantera continuava tentando o gol, sem muita organização só que conseguiram nos acréscimos. O Caio Dantas aos 47 minutos recebeu na entrada da área após jogada de persistência finalizou forte e marcou o gol, que levou para as cobranças de penalidades máximas assim a partida terminava com a vitória do Botafogo-SP por 1 a 0.
Decisão por pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, todos converteram até a terceira série. Depois disso, o Juninho do Botafogo paraibano acertou a trave do goleiro Tiago Cardoso e o Everton Santos do Botafogo paulista viu o goleiro Saulo defender sua cobrança. Depois foi a vez de Tiago Cardoso defender o pênalti de Marcos Aurélio, assim como na partida de ida, durante o tempo normal. Na última cobrança, o Felipe Augusto converteu para o Botafogo-SP e garantiu ao clube ribeirão pretano o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B em 2019.
Ficha Técnica
Público: 23.950 pagantes
Renda: R$ 409.220,00
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA
Assistentes: Helcio Araujo Neves/PA e Heronildo Freitas da Silva/PA
Cartões Amarelos
Botafogo-PB: Juninho, Rogério, Marcos Aurélio e Fábio Alves
Cartão Vermelho
Botafogo-PB: Fábio Alves
Botafogo-SP
Tiago Cardoso; Lucas Mendes, Carlos Henrique (Élder Santana), Plínio e Peri (Everton Santos); Serginho (Leandro Salino), Yuri e Tchô; Pimentinha, Caio Dantas e Felipe Augusto
Técnico: Léo Condé
Botafogo-PB
Saulo; Gedeílson, Gladstone, Lula e Fábio Alves; Rogério (Rafael Jataí), Hiroshi, Juninho e Marcos Aurélio; Clayton (Daniel) e Nando (Leandro Kível)
Técnico: Evaristo Piza