Sábado (25/06) o Jornal Empoderado esteve na região da Zona Sul de São Paulo, no ato político no Sindicato dos Professores de São Paulo.
O Movimento Pretas, liderado pela Deputada Estadual Mônica Seixas (Psol), conta com 7 mulheres negras. O evento que apresentou o lançamento da pré-candidatura de mulheres negras que se juntaram para falar que não se fará a mudança do país sem elas. E assim, elas vão concorrer a uma vaga na Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O lançamento da pré-candidatura contou com apoio e presença da vereadora Luana Alves (PSOL), da Deputada Federal Sâmia Bomfim, indígenas, religiosos de matriz africanas e ativistas.
O Brasil vive um momento em que a população grita por mudanças reais e práticas, passando pela humanização e democratização da política nacional. A sociedade cansou do ódio propagado pelo atual governo e seus(as) seguidores(as). O racismo secular deve ser combatido de forma mais eficiente e somente quem pode fazer esse enfrentamento com a qualidade que se espera são candidaturas comprometidas com questão de gênero, social e a luta antirracista, ou seja, as pretas (classe, gênero e raça).
Seguindo o pensamento da ativista e filósofa Angela Davis, “Temos que falar sobre libertar mentes tanto quanto sobre libertar a sociedade”. Ou seja, as mentes masculinas brancas, que há séculos mandam nesse país, devem saber que não se fará a luta sem a periferia, indígenas, pessoas negras, LGBTQI+ e, principalmente, sem as mulheres negras. E citando mais uma vez Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”.
“O evento foi um momento para dar início, oficialmente, a essa caminhada de mulheres pretas, numa jornada de ocupação política. O povo brasileiro está sofrendo como nunca, em especial as pretas, os pretos e a periferia. Estamos sendo atacados. Mas não nos calamos, queremos mudar nossa realidade coletivamente e derrotar os que causam a nossa fome. Só vamos ganhar da casa grande, do Bolsonaro, com a gente na frente! As Pretas vieram pra dizer que só vamos ter outro futuro de verdade, com nosso protagonismo político! E elas vão ocupar a ALESP!” – Vereadora Luana Alves (PSOL)
“Essa pré-candidatura é um projeto que atende às demandas do povo periférico. É urgente a mudança política a partir das reivindicações daqueles e daquelas que estão na base da pirâmide social.” – Najara Costa
“Muita emoção nesse ato que marca a luta de mulheres pretas contra o machismo e violência de gênero na política e ao mesmo tempo celebra o respeito e a representatividade.” – Rose Soares
“É emocionante ver tanta gente apoiando e acreditando nas PRETAS! É de suma importância que conquistemos esta vaga Alesp, para continuarmos fortalecendo pautas que priorizem mulheres, crianças, periferias, negros, enfim os nossos. A Alesp possui somente 3 deputadas negras e precisamos aumentar a diversidade lá. Já somos um coletivo, compartilhamos os mesmos ideais e queremos ver esta união impactada em nossos leis.” – Dep. Mônica Seixas (PSOL).
Fala da Deputada Federal Sâmia Bonfim
Agradecimento especial a Dani Ribeiro, Luana Alves, Mônica Seixas, Sâmia Bonfim, Débora Cruz e a todas essas mulheres negras maravilhosas.
Fotos e Texto: Anderson Moraes
Revisão: Eliane Almeida
Respostas de 2