Pesquisar
Close this search box.

» Post

Artistas e comunicadores periféricos participam do Festival CultCom 2024 no Sesc Campo Limpo

Em sua segunda edição, a programação inclui shows com diferentes ritmos, bate-papos sobre poesia feminina, jornalismo cultural e audiovisual na quebrada, além de uma feira de economia criativa com empreendedores locais, tudo de graça. 

Mais que um evento, o Festival CultCom é um movimento cultural que há um ano vem agitando a zona sul de São Paulo, com atrações potentes e diversas. Em 2024, a iniciativa já realizou três eventos chamados de “Esquenta CultCom”, tudo isso para atender o desejo de um público fiel, que tem acompanhado o projeto desde o início. 

Conhecido por ter sempre uma programação recheada de nomes de grande influência na comunicação e na cultura periférica, o Festival deste ano reafirma seu propósito, apresentando atrações que passam por temas como a poesia e o jornalismo cultural, misturando com shows de música brasileira, com uma pitadas de blues e clássicos do rap nacional. 

Essa miscelânea cultural, é o que faz o Festival CultCom ser um evento único e para todas as gerações, como conta a idealizadora: “A programação do Festival é pensada por uma equipe de diferentes gostos e gerações, é por isso que sempre conseguimos trazer essa diversidade para os nossos eventos, porque, na verdade, ela representa a nossa pluralidade e a multiplicidade das pessoas que vivem nas periferias”, diz Gisele Alexandre, diretora-executiva da Pauta Periférica, realizadora do Festival CultCom. 

Nos dias 04, 05 e 13 de outubro, o Festival CultCom transforma mais uma vez, o Sesc Campo Limpo em um palco vibrante e cheio de talentos, com mesas de bate-papo, shows e uma incrível exposição de empreendedores locais, tudo isso de graça.  

O evento começou na sexta-feira (04), com o bate-papo Mulheres na Poesia, que reuniu as poetas Maria Vilani, Helô Ribeiro e Edite Marques, referências da literatura periférica, para discutir a força da palavra feminina na periferia. A mediação ficou por conta da jornalista e idealizadora do Festival, Gisele Alexandre

No mesmo dia Luana Bayô, cria do Campo Limpo e vencedora do Prêmio Profissionais de Música 2023, recebeu a renomada artista de jazz e blues Izzy Gordon para um show inesquecível. 

No sábado (05), o CultCom teve um com bate-papo sobre Jornalismo Cultural com a presença dos jornalistas Alexandre de Maio do Catraca Livre, Ítalo Rufino da Emerg Mag, Isabela Alves da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e Gisele Alexandre do Manda Notícias. A conversa foi mediada pela jornalista Bia Monteiro

O segundo dia do evento terminou com um show do grupo BECO, formado por Mema Fita, Cicerone Mc e Laz Beats, que convidaram o lendário rapper Xis, ícone dos anos 1990, para uma apresentação de rap nacional da melhor qualidade. 

Ainda no sábado, aconteceu uma Feira de Economia Criativa, com a participação de 10 empreendedores e empreendedoras locais, que atuam nas áreas de moda, literatura, artes plásticas, artesanato, entre outras. Confira a lista de expositores clicando aqui

O terceiro e último dia de Festival, será nesse domingo (13), começando às 15h com um bate-papo sobre Audiovisual na Quebrada. Mediado pela jornalista Carolina Rosa, os cineastas Daniel Fagundes e Alexandre Prados, juntamente com as fotógrafas Vick Almeida e Beatriz do Espírito Santo, dividem suas experiências e desafios na produção audiovisual independente nas quebradas de São Paulo. 

Às 17h está marcado o show de encerramento, um dos momentos mais esperados pelo público, que ficará sob responsabilidade do Z’África Brasil, grupo de rap com 30 anos de trajetória, formado por Gaspar, Pitchô, Funk Buia e DJ Tano, que prometem incendiar o palco do Sesc Campo Limpo, com a participação de convidados especiais, que serão revelados apenas dias antes do show. 

O Festival conta com a cobertura oficial do Manda Notícias, veículo de comunicação independente criado no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, que tem o objetivo de levar informação de qualidade e promover a cultura periférica para os moradores das favelas e periferias de São Paulo. 

Serviço: 

Festival CultCom 2024  

Datas: 04, 05 e 13 de outubro de 2024  

Local: Sesc Campo Limpo  

Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel, São Paulo – SP 

Entrada Gratuita 

Canais oficiais do Festival: cultcom.com.br 

Instagram @cultcom_ Facebook @festivalcultcom 

Realização 

A Pauta Periférica, idealizadora do CultCom, é uma produtora de conteúdo multimídia popular e periférica do Capão Redondo, que tem o propósito de democratizar as técnicas de comunicação e criar narrativas empáticas para quem vive às margens da cidade. Além do evento, a produtora também é responsável pelo Manda Notícias, veículo de mídia independente que é referência nacional no segmento do jornalismo local, e pelo EduCapão, programa de formação midiática, que permite que jovens periféricos possam aprender técnicas de jornalismo cultural, produção multimídia e tendências de distribuição de conteúdo, com intuito de ampliar o repertório, criar novas perspectivas e ainda fortalecer a comunicação popular, a partir do protagonismo da juventude que vive no território.  

Texto e imagens: Pauta Periférica

Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade