Pesquisar
Close this search box.

» Post

Antologia “Negras” A força da mulher negra

Negras de todos os tons , sejam claros, médios, escuros, diferentes mas ao mesmo tempo iguais em sua luta! Negras guerreiras, que lutam constantemente por oportunidade, por respeito, por igualdade. Mulheres  que foram retratadas nesta  antologia, que  tem como o objetivo trazer à luz as realidades de mulheres negras e o seu convívio em sociedade. Narrativas de quem por muito tempo não tinha o direito de falar. 

A antologia Negras foi voltada para mulheres negras, feita por mulheres negras que mostram suas realidades. Dando voz a seis grandes mulheres negras. O livro desde de sua concepção, mostra a força da mulher como protagonistas de sua história. Onde até a edição foi feita de forma independente. Convidamos a você a  conhecer estas escritoras, que contribuíram para esta obra. 

Esperamos que mais livros como a  Antologia Negras sejam criados. Servindo  de incentivo e para que mais escritoras se aventuram na criação de projetos. Além disso, que o cenário literário acolha e dê maior visibilidade para histórias que valorizem a cultura negra. Que negros e negras possam viver sua negritude pela. Com orgulho da sua cor!

ENTREVISTA COM A ESCRITORA GIL FOX 

Empoderado: Como surgiu a ideia para a antologia? 

Gil Fox: Fui convidada a organizar essa antologia por uma editora, porém não deu muito certo, mesmo com tantos percalços pelo caminho, finalmente conseguimos colocar esse trabalho no ar. A princípio, iria se chamar “Qual é seu tom”, queria trazer à tona as vozes das de mulheres negras no contexto do dia a dia, mostrar como é viver em nossa pele.

Empoderado: E como foi o processo de escolha das autoras e edição do livro?

Gil fox: Reunir as meninas foi um desafio, muitas ideias, pessoas diferentes, éramos sete e no percurso viramos seis. Tínhamos os contos revisados e o desejo de colocar aquele trabalho para todos lerem.  Achar uma imagem para a capa que traduzisse toda a nossa luta foi outro desafio. Precisei de horas de tutoriais para fazer a diagramação do livro, sem grana nenhuma para poder procurar profissionais da área, horas de trabalho resultaram em um livro físico e no e-book. Conseguimos tirar o do ISBN e  assim lançamos o livro!

VAMOS CONHECER UM POUCO DE ALGUNS CONTO DA ANTOLOGIA E SUAS INSPIRAÇÕES

*Gil Fox

Meu conto foi inspirado na história da minha mãe, uma nordestina que como os outros vieram tentar a vida em São Paulo. Foi uma sensação tão boa contar um pouquinho da minha maior heroína. Escrever para mim é contar a história de alguém, cada personagem meu tem um pouquinho de uma pessoa que marcou a minha vida. 

*Eva Lira

Apesar de gostar de escrever, essa arte para mim não é algo tão simples e fácil, pois através da escrita criativa eu conto histórias que vivi e convivi. Contar esse conto exigiu de mim um autocontrole que nem sabia que tinha, pois trouxe à tona momentos que gostaria de esquecer. Mas que se fazem necessários serem lembrados para que eu e muitas mulheres negras compreendam que nada é nem ninguém pode diminuir a nossa existência.

*Dri Fix

Eu tive um encontro com a minha ancestralidade. Foi essa a impressão que tive enquanto escrevia o conto. Apesar da história do conto ser  fictícia, o racismo ainda é uma dura realidade, por isso foi muito tocante para mim. Eu me encontro em um processo de aceitação, de amor as minhas raízes e orgulho da minha ancestralidade, então, escrever esse conto foi mais um mergulho no autoconhecimento e aceitação. Escrever para mim é desnudar minha alma, e eu a despi nesse conto.

*Ludmila Bahia

O meu conto tem uma importância muito grande para mim, pois ele fala de força. O racismo, muitas vezes acontece em lugares e momentos inesperados e precisamos ganhar forças para enfrentar essas situações. De onde vem essa força e esse apoio? Meu conto fala exatamente desse ponto. As personagens são homenagens as minhas ancestrais.

*Mara Lins

O conto foi inspirado em um outro conto de outra autora, com a permissão dela, é claro. A minha intenção e chamar a atenção a escravidão moderna. Que não atinge somente pessoas negras, e sim toda a população carente que precisa levar algum sustento a mesa e se sujeita a empregos exploratórios. Escrevo para mim, ainda não tenho coragem de expor a minha ideias, essa antologia foi um desafio.

Maiores informações do livro

Livro : Antologia Negras

Organização: Gil Fox

Autoras: Ully Kety, Ludmila Bahia,Eva Lira , Gil Fox, Mara Lins e Dri Fix.

Adquira o livro : Link Amazon: https://amzn.to/30ZwHVE

Conheça mais trabalhos da Gil Fox 

Link Wattpad:https://www.wattpad.com/user/VGSFox

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade