Pesquisar
Close this search box.

» Post

“Ancestrais do Amanhã”: celebrando a ancestralidade afro-brasileira e vislumbrando um futuro melhor para a comunidade negra

Por Paloma Amorim (Instagram: @paloma_jesus)

Primeira edição do evento, criado por Carreira Preta e Agência Look & Feel, contou com programação especial e convidados potentes 

Na última quarta-feira, 29, aconteceu a edição inaugural da convenção “Ancestrais do Amanhã”, idealizada por Carreira Preta, em parceria com a agência Look & Feel, que celebra o poder da ancestralidade afro-brasileira e vislumbra um futuro mais inclusivo e de oportunidades para pessoas negras. O evento foi realizado na ZIV Gallery, que fica no bairro de Higienópolis, São Paulo capital, e contou com uma programação especial, que incluiu palestras e painéis variados protagonizados por pessoas negras que são referências em suas áreas de atuação. 

Foi um dia espetacular, em que expoentes da comunidade negra de diversos setores puderam compartilhar seus conhecimentos, histórias e vivências, por meio de temas relevantes e atuais, como saúde mental, tecnologia e empreendedorismo, mercado internacional, educação periférica e mulheres negras na vanguarda da geração de oportunidades para a comunidade;  sempre partindo de uma abordagem interseccional, levando em consideração conceitos de raça, gênero, classe, entre outros. O verdadeiro significado de excelência negra e aquilombamento.

A primeira palestra, “Saúde Mental não é moda”, foi ministrada por Michele Salles, Fundadora e Conselheira do Carreira Preta, e abordou as dificuldades enfrentadas por pessoas negras no mercado de trabalho formal, com destaque para a ausência de representatividade, invalidação, invisibilidade e pressão desmedida recorrentes que acometem os poucos que chegam a ocupar cargos de liderança em organizações, além de discorrer sobre como essas questões são adoecedoras e minam tantos profissionais excelentes. Trata-se de uma luta constante para resistir em meio a um sistema que não enxerga a potencialidade da comunidade negra, devido a um racismo que é estrutural e estruturante da sociedade brasileira há séculos.

Vale destacar que Michele Salles é psicóloga, docente e especialista em desenvolvimento de pessoas com mais de 15 anos de carreira na área de Recursos Humanos. Além de idealizadora e fundadora do Carreira Preta – consultoria de soluções corporativas e educacionais de inclusão, também ocupa a posição de diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev. Em 2022, Michele foi reconhecida como uma das “10 Mulheres Negras Transformando Histórias no Brasil”, pelo site Mundo Negro e, em 2023, figurou no ranking das “ 100 Mulheres da Inovação” da revista Época Negócios, além de ganhar recentemente o Prêmio como CHRO do Ano (sigla para Chief Human Resource Officer, ou Líder de Recursos Humanos, em português), como forma de reconhecimento de suas ações em Saúde Mental.

Em seguida, tivemos Bernnardo Alencar à frente da segunda palestra, “Representação, comunicação e um convite para fazer barulho”. Bernnardo, ou Bê, é mineiro enraizado em Brasília e comunicólogo pela UnB. Atualmente é sócio e diretor comercial da Agência Look & Feel, mentor e consultor de projetos, com foco nas áreas de diversidade racial, impacto social e cultura; além de cofundador do Brasília Preta, uma comunidade de profissionais negros brasilienses, atuando como palestrante e facilitador criativo.

Iniciando o primeiro painel, “Abertura de Caminhos: Tecnologia e Empreendedorismo para a comunidade negra”, também mediado por Bernnardo, contamos com a participação de Sérgio All, Fundador da Conta Black, e Dani Marques, Fundadora da iniciativa Do Silêncio ao Silício, que compartilharam suas vivências e dificuldades como empreendedores de tecnologia, deram um panorama do setor, além de dicas essenciais para pessoas negras que desejam empreender. 

Vale destacar que Sérgio e Dani são duas potências e inspirações para pessoas que buscam criar o próprio negócio. Sérgio All é multiempreendedor, que liderou desde empresa de games à agência de publicidade e esteve à frente da iBeats Comunicação por 20 anos, trabalho pelo qual foi homenageado como membro do Hall da Fama do Marketing. Em 2018, fundou a Conta Black, a startup de tecnologia que tem como propósito a inclusão de pessoas pretas e periféricas, com foco na educação financeira. É conselheiro em organizações como Afrobusiness Brasil, Brazil Foundation e B4 e se dedica ao fomento do afro empreendedorismo, inclusão e educação financeira no país. 

Dani Marques, criada na periferia de Ribeirão Preto, possui mais de 12 anos de experiência em Vendas, atuando em diversos setores, como imobiliário, telefonia, saúde, varejo e cultura. É fundadora do projeto Do Silêncio ao Silício, um hub de inovação preto e periférico que conecta a periferia aos maiores polos de inovação do mundo, e também atua como analista de diversidade e inclusão na Zup Innovation, uma empresa do segmento de tecnologia. Mentora do Sebrae for Startups, foi premiada na revista Glamour na categoria “Elas no Tech 2023”, e é host do podcast “Hackeando a História”, em que fala sobre narrativas das vivências negras através da ancestralidade. 

O painel seguinte, “Trabalhando Inovação, DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) e Negócios para transformar o mercado multinacional”, ficou à cargo de Rita Oliveira, Head de Diversidade da Coca-Cola, e Priscila Paula, Gerente de Desenvolvimento da C&A; que destacaram suas vivências como lideranças negras em grandes corporações e o papel essencial que desempenham em prol da diversidade e aumento de pessoas como elas nas empresas em que atuam – e também fora delas. As duas possuem a missão de facilitar o acesso para quem está vindo depois delas, para que as gerações futuras não precisem passar pelas inúmeras dificuldades que enfrentaram ao longo de suas trajetórias profissionais – e ainda passam, em maior ou menor grau, infelizmente.

A Rita possui mais de 25 anos de experiência em multinacionais de segmentos variados, e atualmente lidera a área de Diversidade & Inclusão na Coca-Cola Brasil e Cone Sul. Antes disso, passou por empresas como a The Walt Disney Brasil, Walmart Brasil e Xerox do Brasil. Oliveira é mãe de dois adolescentes e a maternidade é um dos seus principais propósitos de vida. Palestrante no TEDx São Paulo, finalista do Prêmio “Sim à Igualdade Racial” de 2023 e reconhecida como uma das “100 Mulheres Executivas da Inovação”, Rita busca contribuir com a transformação da sociedade, promovendo igualdade e oportunidade. 

Priscila Paula atua com Gestão de Desenvolvimento na C&A, com foco em treinamentos, performance e D&I (Diversidade e Inclusão), e já participou de projetos significativos, como a Copa do Mundo FIFA, em 2014, e o Revezamento da Tocha Olímpica, em 2016, prezando sempre por ambientes colaborativos e plurais. Carioca, LGBTQIAPN+ e apaixonada por música, Priscila atualmente reside em São Paulo e traz um olhar pessoal para a sua carreira, mesclando suas vivências com seu trabalho, que considera parte essencial de sua identidade. Com uma carreira diversa em áreas como publicidade, tecnologia e moda, ela se destaca como uma profissional de RH excepcional. 

O terceiro painel, “Raça, Gênero e Mercado: Mulheres negras na geração de oportunidades para a nossa comunidade”, mediado por Esther Oruê, Publicitária, Consultora de Comunicação do Carreira Preta e Gestora da comunidade Rolê de Pretas (que conecta mais de 300 mulheres pretas por todo o Brasil); contou com as participações de Fernanda Ribeiro, da Conta Black, e Cíntia Pessoa, da Reckitt Comercial

Fernanda é cofundadora e CEO da Conta Black e Presidente do conselho administrativo da Associação AfroBusiness, tendo sido eleita uma das “10 Mulheres do Ano de 2023”, pela Forbes, e uma das “50 mulheres de impacto na América Latina” pela Bloomberg, além de ser Conselheira Administrativa no Instituto C&A, finalista do prêmio Global Tech Innovator, promovido pela KPMG, e Embaixadora da Rede Ibero Americana de Mulheres em Fintech. Atuou em empresas multinacionais nas áreas de qualidade, E-commerce, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna.

Cíntia possui mais de 18 anos de experiência em empresas brasileiras e multinacionais, sendo graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Neurociências e Comportamento. Hoje atua como Sênior HR Business Partner na Reckitt Comercial, um grupo empresarial global com mais de 43 mil colaboradores e dono de marcas como Veja, Bom Ar, Vanish, Olla, Jontex e muitas outras. Atualmente, em seu cargo, é a responsável pela gestão de talentos, redesenho de estruturas e desenvolvimento de equipes multidisciplinares e cultura inclusiva nas áreas Comercial, de Marketing e E-commerce.

Dando um intervalo nos painéis de conversa, que contaram sempre com dois convidados e um mediador, tivemos a palestra de encher os olhos e extremamente didática, “Casa ancestral”, ministrada por Alexandre Salles, do Instituto Europeu de Design – IED São Paulo, na qual ele abordou, com muita sensibilidade e um verdadeiro show de cores, sensações e imagens, como a nossa casa, o nosso lar, o lugar que ocupamos é memória, é história, é lembrança de nossas origens, (r)existência e ancestralidade. Também percorreu temas como ocupação urbana e de espaços públicos, com destaque para os grafites de São Paulo; além de mencionar conceitos de afro futurismo na cultura pop, com destaque para o filme Pantera Negra e os visuais de Renaissance, último projeto de Beyoncé; e citou a influência negra no setor, mostrando estilos de designers e arquitetos negros contemporâneos, que são variados e únicos, indo do minimalista ao tribal. 

Vale ressaltar que Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Hoje coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário no Instituto Europeu de Design – IED São Paulo. Fundador do Estúdio Tarimba, participa ativamente como membro do júri em diversas premiações relacionadas ao design e arquitetura, como o Tomie Ohtake – Leroy Merlin, Prêmio de Design Universitário Tok&Stok, Prêmio Muda, Prêmio Casa Vogue e muitos outros.

Encerrando o ciclo de palestras com chave de ouro, tivemos Karina Santana, Professora de Inglês e Pedagoga, e Layne Gabriele, Pesquisadora da Unicamp, falando sobre a vivência delas atuando em prol da educação da comunidade negra e no papel das mulheres negras periféricas (a base da sociedade brasileira atual), no acesso e democratização do conhecimento. 

Karina Santana é professora de inglês, com mais de 10 anos de experiência e desde 2021 lidera sua própria empresa de ensino, o “Karina, Me Ensina”, que começou com três alunos e hoje atende à mais de 300. Especializada em inglês instrumental, jurídico e para negócios, ela se destaca por sua abordagem inovadora, oferecendo aulas online para pessoas de baixa renda. Karina também é mãe e uma ativista engajada na luta contra a desigualdade social e racial no acesso ao ensino de línguas. Enquanto Layne Gabriele é diretora de projetos, pesquisadora, palestrante e fundadora do Laboratório Ádapo, um espaço de gerenciamento educacional e de tecnologia social. Ela é formada no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS – Unicamp) e atualmente está no último semestre de graduação no curso de licenciatura em Letras. Ela se debruça sobre temas como: afro futurismo, arte e cultura.

Após toda essa troca de vivências e compartilhamento de experiências de tantos profissionais excepcionais, o evento ainda contou com coffee break e happy hour, em que todos os participantes e visitantes puderam interagir, trocar experiências, bater um bom papo e tomar aquela cerveja gelada, ao som de muita música preta. Para matar a fome física, pois todos os presentes já estavam saciados de tanto conhecimento e aprendizado adquirido nas horas anteriores, o evento ofereceu omelete feito na hora com “ovos de galinhas livres” pela Mantiqueira Brasil, bebida láctea YoPRO, da Danone, para dar aquela turbinada na energia, suco (para quem não consome álcool), entre outros. Por fim, houve a distribuição de kits de beleza com shampoo, condicionador, sérum facial e nécessaire, fornecidos pela L’Oréal Brasil

Um evento ímpar para ficar na memória de todos os envolvidos. Destaco que foi uma grande honra ser a única mídia oficial a cobrir a primeira edição – de muitas outras que virão – do “Ancestrais do Amanhã”, esse evento lindo, potente e tão necessário para a nossa comunidade. Contem sempre conosco, do Jornal Empoderado. Um abraço caloroso e até a próxima! Axé.  

Confira abaixo algumas fotos desse evento incrível. Foto por: Karol Fircelly – @karolfircelly (Instagram).

Agradecimentos especiais:

Eu, Paloma Amorim, repórter, colunista e colaboradora do Jornal Empoderado, gostaria de agradecer à Karina Santana, pelo convite inicial para cobrir esse grande evento; ao Pedro Baumgartner, do Carreira Preta, por toda a mediação que permitiu com que efetivamente participasse da convenção; e ao Anderson Moraes, Coordenador e Idealizador do Jornal Empoderado, pela amizade, consideração e por confiar seu projeto pessoal a mim, sempre que necessário. Conte sempre comigo, meu grande amigo e mentor!

Por fim, gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos aos idealizadores, mediadores, organizadores, apoiadores, palestrantes, participantes e todos os envolvidos nessa convenção grandiosa que reuniu vozes influentes e pioneiras que me inspiraram e me emocionaram diversas vezes ao longo do dia. São experiências como essas que me motivam a permanecer no meu caminho, no meu propósito de vida que é usar a Comunicação como ferramenta de transformação social, a fim de impactar a vida de pessoas negras e periféricas como eu, Brasil afora. 

Deixarei abaixo os nomes e perfis de Instagram para quem quiser saber mais sobre os idealizadores, palestrantes, convidados e demais envolvidos no evento: 

Organizadores:

Evento: @ancestraisdoamanha

Idealizador: Carreira Preta – @carreirapreta

Agência de publicidade: Look & Feel – @alooknfeel 

Bernnardo Alencar (Sócio e Diretor Comercial Agência Look & Feel): @bernnardo_ 

Michelle Salles (Diretora de Diversidade, Inclusão e Saúde Mental AMBEV e idealizadora do Carreira Preta): @mivillafranca 

Esther Oruê (Publicitária, Consultora de Comunicação do Carreira Preta e Gestora da comunidade Rolê de Pretas): @_estherorueporai

 Pedro Baumgartner (Responsável pelo Comercial do Carreira Preta e Pesquisador na área de Gestão de Diversidade): @pbaumtz

Karol Fircelly (Fotógrafa): @karolfircelly

Palestrantes:

Cíntia Pessoa (HR Business Partner Leader RECKITT COMERCIAL): @pessoa_cintia 

Danielle Marques (Fundadora do Silêncio ao Silício): @daniellemaarques_ 

Sergio All (Fundador Conta Black): @serjall 

Layne Gabriele (Pesquisadora UNICAMP): @laynegabriele 

Karina Santana (Professora de Inglês e Pedagoga Anhanguera Educacional): @teacher.professora 

Fernanda Ribeiro (CEO Conta Black): @leoaf 

Priscila Paula (Gerente de Desenvolvimento na C&A): @prix.paula

Patrocinadores/apoiadores: 

Mantiqueira Brasil: @mantiqueirabrasil

IED (Instituto Europeu de Design):  @iedsp

L’Oréal Brasil: @loreal_brasil

ZIV Gallery: @zivgallery 

Danone Brasil: @danonebrasil

Cobertura:

Jornal Empoderado (veículo): @jornalempoderado

Paloma de Jesus Amorim (reportagem): @paloma_jesus

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade