» Post

Afeto, Povo e um rolê nossa cara em SP

Por Vinicius Pedro

Tem um provérbio africano que diz algo como: “Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça.” No último sábado (15), estreou em SP – mais precisamente, ali no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (finalzinho da Inajar) – a exposição ‘Afeto e memória’. A proposta fundamental da exposição é mostrar algo que só pode ser vivenciado longe dos “espetáculos” midiáticos no cotidiano, que nada mais é do que os aspectos positivos da população negra no Brasil.

Claro, como diz aquele som, “só quem é de lá sabe o que acontece” e só quem é de lá e está atento à vida cotidiana das quebradas poderia retratar de maneira fiel os reais sentimentos, sorrisos do rosto dos sofredores e afetos de corpos que são comumente animalizados e colocados como massa de manobra pelas balizas sociais. É importante sempre lembrar que a grande maioria da população da metrópole não se vê representada com muita frequência, dando a entender que aquilo que não vem da ponte pra lá é mais “fino”, “requintado” ou até mesmo tem mais importância. Balela. É preciso se conectar com aquilo que vem do povo, da população que, apesar de todos os males, se mantém de mente erguida e, entre um busão e outro, consegue sorrir.

Como falei, a exposição tá rolando no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, perto do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha. Vale a pena conferir e ver, se reconhecer e se encontrar em cada detalhe da exposição. Ah, a nossa fotógrafa oficial assina a exposição. Salve, Ina Henrique Dias – trabalho lindo!

Conversamos com a curadora da exposição Eliara Andrade.

Jornal Empdoderado – Como surgiu o projeto?
Como sou fotógrafa há mais de 30 anos, com passagens pelos jornais Diário Popular, Diário de São Paulo e jornal O Globo, sempre convivi com poucos fotógrafos negros no mercado, ou seja, tive uma caminhada solitária. Com o acesso aos editais, veio a ideia da construção da Mostra Afeto e Memória, um projeto com Exposição Fotográfica “ Afeto e Memória “, Rodas de Conversa, Oficinas online e gratuitas e o Lançamento do Livro “ Afeto e Memória“, também com distribuição gratuita, um evento com o protagonismo das fotógrafas e fotógrafos negros e também das curadoras negras, criando uma narrativa de memória, cultura e afeto.

Jornal Empdoderado – Como foi a escolha dos expositores?
Alguns artistas foram convidados pelas curadoras e a grande maioria por mim, além do critério ser o protagonismo dos profissionais pretos, achei interessante mesclar pessoas com mais experiência com outras que não tiveram oportunidade de participar de um grande
projeto expositivo.

Jornal Empdoderado – O edital foi fundamental para o projeto?
Sim, pois sem o aporte da Secretaria Municipal da Cultura seria impossível a construção da Mostra Afeto e Memória, ou seja, a 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra foi necessária e é fundamental para a continuidade do apoio e da divulgação da Cultura Negra.

Jornal Empdoderado – Quem participa do projeto?
Artistas:
Bete Marques @betemarques
Daisy Serena @daisy_aserena
Eliária Andrade @eliariandrade
Gsé Silva @gessesilva
Helen Salomão @helesalomao
Ina Henrique Dias @inahds_
Júlio César Almeida @juliocesaarrrr
Mariana Ser @mariserfoto
Nego Júnior @negojunior_
Rodrigo Zaim @rodrigozaim
Curadoras
Bárbara Copque @barbara.copque
Rosane Borges @_rosaneborges

Jornal Empdoderado – Quem quiser ir à exposição como faz?
Quem quiser ver a exposição deverá se dirigir ao Centro Cultural Ruth Cardoso, na Av.Deputado Emílio Carlos, 3641, de terça a sábado das 10 às 22h e domingos e feriados das10 às 18h – Entrada Gratuita

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade