» Post

Vimos isso na escola, lembram da terceira lei de Newton, depois em alguns momentos nos lembramos desta máxima da física: Para toda ação existe uma reação.

No voluntariado é também assim, quando executamos uma ação, quando fazemos algo para melhorar o mundo exista uma ação contraria, ou seja, a reação.

O voluntariado tem um poder ainda desconhecido por muitos, mas que quando bem explorado, muito poderoso, capaz de promover transformações rápidas e eficazes na sociedade, mas principalmente para quem ou onde recebe o trabalho voluntário e para quem o faz e essa é a transformação mais importante e poderosa que podemos desejar.

Nossa sociedade esta doente, a rapidez das informações, a liquides das relações, a pressa pelas conquistas, o desespero pelo sucesso, isso tudo tem tornado as pessoas mais doentes e com consequências vistas a olhos nus, o aumento do número de suicídios, as doenças psicossomáticas, a violência crescente. O voluntariado não é a tabua de salvação, mas com certeza um remédio doce que pode ajudar muito a minorar esta situação caótica em que o mundo e nosso país vive. O voluntariado é uma válvula de escape, onde conseguimos enxergar uma realidade escondida por tapadeiras do nosso dia a dia, com o trabalho voluntário realizamos coisas que não nos é dado oportunidade em nossa corrida pela busca da liderança insana, o trabalho voluntário nos aproxima daqueles que temos insistido em ficar longe ou não ver, os menos favorecidos e socialmente excluídos, os incapazes, os que tem profissões invisíveis e aquilo tudo que não é “bonito” para ser mostrado ou exposto.

O trabalho voluntário é um remédio sim para tornar esta sociedade mais transparente, mais emocionalmente inteligente, mais justa.

Quanto o trabalho voluntário pode fazer por todos nós, só será possível descobrir com um maior engajamento, maior conhecimento do assunto e maior difusão desta pratica como uma alternativa para a sobrevivência do nosso planeta.

Podemos fazer muito, mesmo que sozinhos, mas tenha a certeza que juntos podemos muito mais. Acompanhe o que faço, a que me dedico no meu instagran ser_voluntario e me conte suas ideias, suas angustias com relação ao tema que busco tratar de forma mais abrangente possível e assim juntos podemos construir mais informações e assim divulgar esta causa por todos os cantos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade