afzh-CNenfrptes

» Post

Abertura da exposição fotográfica coletiva ENCORPADAS

A exposição fotográfica coletiva “Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos” terá sua abertura através de uma live no YouTube, no dia 23 de janeiro, às 20h no canal “Projeto Encorpadas”. A exposição em formato online, é uma idealização de Mariana Moura, e é fruto do projeto homônimo, que utiliza a fotografia de autorretrato para fortalecer o processo de amor-próprio de mulheres gordas.

Na abertura haverá a exibição de um vídeo de mediação das obras com a educadora Vive Almeida e a participação das 15 mulheres que integram a exposição, Adriana Carvalho, Aline Sobral, Amanda Lima, Beatriz Mendes, Bianca Pereira, Joane Bastos, Joana D’arc Branco, Joice Aziza, Juliana Varges, Karinny Paklandd, MaySistah, Mônica Dalcol, Patih Borges, Regina Mota e Rosangela Barros, que falarão sobre como foi o processo dos encontros e a produção das fotografias.

A exposição ficará disponível no site: www.projetoencorpadas.wixsite.com/exposicao a partir das 20h do dia 23/01, com todos os conteúdos de vídeo e textos sobre como o trabalho foi realizado.

O projeto “Encorpadas” começou em outubro de 2020 e está na etapa final, que será a exposição fotográfica coletiva de autorretratos de mulheres gordas, que participaram dos encontros denominados “Vivências Encorpadas”, que aconteceram de outubro a dezembro, via chamada de vídeo, pelo zoom. Nos encontros foram realizadas discussões sobre ativismo gordo e gordofobia, workshop de arte gorda, fotografia de autorretrato, curadoria e coordenação da produção de fotografias de autorretratos. Como resultado final destas trocas, 15 mulheres aceitaram o desafio e produziram as imagens de autorretrato que comporão a exposição.

O projeto “Encorpadas” foi pensado, desde o seu nascimento, para ser um espaço seguro de compartilhamento e cuidado entre mulheres gordas. Durante os encontros foi possível perceber a potência das discussões e também em como a arte, especificamente a fotografia, pode ser transformadora para contribuir com o processo de aceitação e naturalização de corpos gordos e todos os seus formatos e recortes diferentes, o resultado do processo é uma exposição que gera indagações e protagoniza o corpo gordo das mulheres, que são tão massacradas na sociedade que patologiza e violenta estes corpos.

Que todas nós, mulheres gordas, consigamos perceber a potência dos nossos corpos e possamos construir ou continuar um processo de valorização da mulher gorda e toda a sua grandiosidade”. – Mari Moura, idealizadora do Projeto.

ENCORPADAS realizou a contratação exclusiva de mulheres em sua produção, sendo que mulheres gordas protagonizam 85% desta iniciativa.

O projeto ENCORPADAS foi contemplado pelo edital de apoio à cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha. É uma idealização da artivista cultural gorda Mari Moura e a realização é do Conselho Municipal de Política Cultural de Franco da Rocha e Prefeitura Municipal de Franco da Rocha.

Curta o projeto nas redes sociais e saiba mais informações

Instagram: @projetoencorpadas | Facebook: facebook.com/encorpadas

Email: projetoencorpadas@gmail.com / meireramos.assessoria@gmail.com

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade