Respeitável público amante, praticante e simpatizante das artes circenses. Todas às quintas-feiras acontece o encontro de artes circenses da Zona leste – Circo na praça. Esse projeto cultural é organizado pelos artistas circenses Neryssa Sayuri, Danilo Peres, Thay Freitas, Rafael Cuoco e Soraia Bersoza. O Encontro surgiu em Maio/2014 idealizado por Roney dos Anjos Celestino e Silvana Machado, a ideia surgiu como uma descentralização da arte, uma forma de se criar novos espaços culturais em São Paulo, tendo a rua como um espaço democrático aonde todas as pessoas possam ter contato com a arte, tendo condições ou não de consumi-la. Além do que, consiste em um espaço onde os artistas da Zona Leste possam se encontrar, trocarem experiências, técnicas e experimentação das suas pesquisas.
A Praça Silvio Romero tem um forte apelo à memória afetiva a Zona Leste, pois, é uma local que por diversas gerações é frequentada pelos jovens não só do Tatuapé como dos bairros ao redor.
Existe também a proximidade com o metrô o que facilita a vinda de pessoas de todas as regiões de São Paulo e também com o terreno ao lado, na Radial Leste que é pouso de diversas Lonas de Circo que sempre instigaram a imaginação, porém para muitos era um universo impossível de alcançar.
Os Encontros ocorrem todas às quintas-feiras das 19h00 às 22h00 (quando São Pedro permite) e é aberto a qualquer pessoa que esteja passando e queira parar ouvir uma música, assistir um espetáculo, aprender a jogar malabares.
O Encontro surgiu de forma independente e se mantém na filosofia do “chapéu” (contribuições espontâneas). O único colaborar é o Dogão e Cia, que tem dado apoio ao projeto desde o início. Ao longo do trabalho a equipe criou parceria com outro grupo o OCUPA PL, que proporciona outros eventos culturais com bandas, saraus, circo e outras linguagens, tanto a Praça Silvio Romero como outras na Zona Leste.
Segundo a artista circense Neryssa Sayuri, um dos piores efeitos da atual violência, estresse urbano, excesso de tecnologias e afins é que as pessoas deixaram de ocupar os espaços públicos, as ruas, praças que antes eram vivas estão cada dia mais abandonadas, mais entregues, mais mortas. E a arte tem esse poder de transformação, de resgate, de revitalizar, de reviver.
O primeiro passo foi dado com grandes artistas que trouxeram muita alegria e arte, transformando um espaço que estava inerte em mais um centro de cultura e arte.
A ideia do encontro de circo é trocar experiências com outros artistas de circo. É levar a linguagem circense para muitas pessoas que não teriam condições de pagar para assistir um espetáculo de circo. A Maria por exemplo, ela é moradora de rua e sempre participa do encontro de artes circenses da zona leste.
A artista circense Mariana Yomared da Cia Bambolística, sempre leva bambolê para emprestar e vender.
Em maio desse ano o projeto Encontro de artes circenses da Zona Leste completa três anos. E que esses encontros se repitam por muitos e muitos anos todas as semanas.
Você artista que gostaria de se apresentar, entre em contato com os organizadores do encontro ou venha para o palco aberto da praça Silvio Romero e seja muito bem vindo.
- O encontro acontece todas às quintas feiras: ENCONTRO DE ARTES CIRCENSES DA ZONA LESTE – CIRCO NA PRAÇA. Praça Silvio Romero, Tatuapé, das 19:00 às 22:00.