Companheiras e companheiros pan-africanistas,
Não sei se têm conhecimento da realização do Congresso Pan-Africano da Diáspora que terá lugar no próximo mês tendo como cenário as belíssimas cataratas de Victoria (nome precisa ser mudado) no Zimbabué. Como por limitação da língua estamos na periferia das dinâmicas que acontecem no continente e entre o continente e a sua Diáspora, encaminho por aqui a carta sobre as linhas gerais da formalização da Diáspora como sexta-região. Me informem se souberem de alguma delegação de nossos países ou de pessoas a título individual que estarão presentes nesse importante evento.
Kandandu com fé e axé!
Alberto
PS: Só agora a informação do evento chegou ao meu conhecimento e as inscrições para participação já estão encerradas.
Carta
A União Africana define a diáspora africana como todas as pessoas de ascendência africana que vivem fora da
África. Em 2002, após um aumento de batidas de tambor de pessoas de ascendência africana que vivem fora da África (A Diáspora Africana), a União Africana incorporou a 6ª Região como parte da Constituição da União. Desde a emenda da constituição da UA, ela foi trazida ao nosso atenção, o ônus foi deixado para a diáspora africana para organizar e coletivamente, em uma unidade apresentarmos exigências aos Chefes de Estado Africanos sobre como desejamos organizar e formalizar a 6ª Região da mesma forma que as outras 5 regiões do continente africano.
O Governo do Zimbabué ouviu em alto e bom som o clamor da diáspora africana e seu desejo de voltar para casa. Como tal, o Presidente da República do Zimbabué concordou em sediar o Congresso Pan-Africano da Diáspora Africana (ADPAC), que está programado para ocorrer em Victoria Falls, Zimbábue, durante o mês de outubro (14-19) de 2022.
Para aqueles que não estão familiarizados com a história do Congresso Pan-Africano, esta é uma conversa que foi iniciada por W.E.B Du Bois em 1900 quando os descendentes do formalmente escravizados queriam ter um caminho de volta para casa na África. Até o momento, houve um total de oito (8) Congressos Pan-Africanos que foram realizados entre o ano de 1919 e 2014. Infelizmente, o oitavo foi anulado por não estar devidamente constituído.
Os primeiros cinco Congressos Pan-Africanos foram realizados fora do continente africano:
• 1919 em Paris – 1º Congresso Pan-Africano
• 1921 em Londres, Bruxelas e Paris 2º Congresso Pan-Africano
• 1923 em Londres – 3º Congresso Pan-Africano
• 1927 em Nova York – 4º Congresso Pan-Africano
• 1945 em Manchester -5º Congresso Pan-Africano
• 1974 em Dar es Salaam, Tanzânia – 6º Congresso Pan-Africano
• 1994 em Kampala, Uganda – 7º Congresso Pan-Africano
• 2014 em Joanesburgo -8º – Anulado
Nenhum dos oito congressos realizados produziu decisões implementáveis. É lamentável que erros de tal magnitude foram deixados sem solução por mais de quatrocentos anos. É preciso acabar com essa conversa.
O Congresso Pan-Africano da Diáspora Africana se concentrará principalmente na formalização da 6ª Região. As questões a serem discutidas incluirão, mas não se limitarão a:
• Estabelecimento de um caminho continental para a cidadania para os descendentes dos anteriormente escravizados, bem como filhos de africanos continentais que nasceram e vivem fora da África. Eles merecem a liberdade de escolher o país da África que desejam tornar-se cidadão de.
• Caminho de investimento preferencial projetado para promover e abrir caminho para todas as pessoas afrodescendentes que vivem fora da África para participar não apenas do desenvolvimento da África,
mas também para recuperar sua herança investindo nas infinitas oportunidades na África que muitos não-africanos desfrutaram durante séculos.
• O estabelecimento de uma Sede da 6ª Região na África dentro de um país anfitrião semelhante às outras cinco regiões continentais (como a CEDEAO) dentro ou fora da África.
• A nomeação de Embaixadores da Diáspora Africana na União Africana a partir do seguintes regiões:
o América do Norte
o América do Sul
o América Central
o Caribe
o Europa
o Asiá (Incluindo Austrália e Nova Zelândia)
As questões acima serão apresentadas para discussão por um grupo verdadeiramente representativo de pessoas
de ascendência africana de todo o mundo. As questões acima são projetadas para ajudar a Diáspora Africana a juntar-se aos seus irmãos e irmãs do continente na construção da África que queremos.
Os delegados terão a tarefa de debater as questões acima, além de outras questões que podem surgir no âmbito da 6ª Região. O resultado será nosso pedido formalizado (possivelmente a Declaração de Victoria Falls), apresentado ao Presidente do nosso país anfitrião, que apresentará nossas questões como um item da agenda na próxima Cimeira dos Chefes de Estado Africanos para uma decisão.
Ao contrário dos anteriores Congressos pan-africanos, esta Conferência Pan-Africana da Diáspora Africana (ADPAC) focará sobre como os filhos da África na diáspora podem participar no desenvolvimento da África enquanto
beneficiando de sua herança.
É um facto indiscutível que a África é o continente mais rico do mundo que foi vítima de exploração massiva em escala global. A riqueza da África pertence aos filhos da África em casa África e no exterior.
Somos gratos ao Presidente Emmerson Mnangagwa da República do Zimbábue por concordar em acolher representantes da diáspora africana de todo o mundo para vir a Victoria Falls, Zimbabué, para participar nesta conversa muito importante. Esta conversa tem mais de quatrocentos anos vencidos e deve ter encerramento.
O Instituto de Desenvolvimento da Diáspora Africana [ADDI], foi comissionado pelo Governo do Zimbábue para trabalhar com o Ministério das Relações Exteriores do Zimbábue para identificar candidatos para participar deste importante congresso. Esperamos que você considere fazer parte deste conversa histórica. A seleção final dos candidatos será conduzida pelo Governo do Zimbábue. A responsabilidade da ADDIs é ajudar a identificar potenciais delegados e encaminhar seus nomes o Ministério das Relações Exteriores do Zimbabué.
Em anexo, encontra-se o questionário dos delegados. Se estiver interessado, por favor clique neste link para preencha o questionário e retorne o mais rápido possível. O prazo para envio deste formulário é 5 de agosto de 2022 https://forms.gle/iaQkTUrNPk1X5aQ56
Para além da conferência da ADPAC vai também decorrer o evento paralelo “Invest in Africa Spotlight Zimbabwe” este evento é projetado para mostrar o investimento de baixo custo no Zimbábue como bem como nos países da África Austral. O evento é aberto a todos e as inscrições serão divulgadas no site da ADDI e em outros meios de comunicação social nas próximas duas semanas para quem desejar frequentar.
Nota: Imagem de capa do site todosnegrosdomundo.com.br