As delegadas e delegados presentes no 6º Congresso da UNEGRO SP, realizado no dia 09 de abril de 2022, na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, sob a consigna “Derrotar o fascismo, defender a vida e garantir negras e negros nos parlamentos”, eleva a denúncia ao caráter reacionário do governo Bolsonaro. Repudia sua política de morte, produtora de fome, desemprego e pobreza, antidemocrática, responsável pelo desmonte das políticas sociais, das políticas de igualdade racial e das políticas de desenvolvimento do país.
Consideramos que Dória seguiu caminhos semelhantes, foi um governo dos ricos e contra os pobres, estimulou a violência policial, impactando desproporcionalmente na população negra, especialmente sobre a juventude. Dória perseguiu servidores públicos e professores, entregou agressivamente patrimônios públicos de São Paulo e foi um tenaz parceiro do desmonte do parque industrial paulista. Em matéria de políticas de igualdade racial, se especializou em fazer marketing e entregar “saquinhos de vento” ao povo preto.
Diante disso, Bolsonaro, Dória e as forças políticas que sustentaram esses antigovernos não merecem a confiança e o voto do povo de São Paulo e do Brasil. A UNEGRO conclama a população negra e toda consciência democrática e patriótica a apoiar alternativas comprometidas com o desenvolvimento econômico, combate a desigualdade, geração de emprego e uma firme postura antirracista.
O Brasil precisa voltar a sonhar, revogar todas as medidas que retiraram direitos do povo e enfraqueceram o poder do Estado na economia. Abrasileirar os preços do combustível, do botijão de gás, da cesta básica, combater a carestia. Precisa retomar a prioridade na educação, ciência e tecnologia, saúde e infraestrutura, precisa de governo que combata efetivamente a violência, unifica o povo e recupere a autoestima do Brasil no cenário internacional. O Brasil precisa respeitar os trabalhadores, reconhecer e o nefasto peso do racismo sobre 56% da sua população e lançar mãos de políticas de ação afirmativas, emancipar as mulheres negras e garantir cidadania a população negra LGBT.
A UNEGRO SP convicta da grave crise que assola o país, ciente que o ódio, a violência e o desprezo não podem imperar, assume a responsabilidade de somar todos seus esforços para derrotar Bolsonaro e o fascismo. Manifesta seu apoio a reeleição de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República e Fernando Haddad ao Governo de São Paulo. Envidará esforços para que o Deputado Orlando Silva e a Deputada Leci Brandão retomem à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de São Paulo, respectivamente, e chama esforços da população paulista para eleger mais negras e negros aos Parlamentos.
São Paulo, 09 de abril de 2022
Executiva da UNEGRO SP Eleita
André Alexandre – Presidente
Rosa Anacleto – Vice Presidente
Edinho Guerreiro – Diretoria de Finanças
Jorge Talento Afro – Secretário Geral
Yvie Favero – Diretoria de Comunicação
Victor Hugo – Diretoria de Juventude
Giovana Yasmin – Diretoria de Mulher
Marcelo Correa – Presidente da UNEGRO Capital SP
Resposta de 0
Viva à UNEGRO, entidade que há mais de 30 anos luta contra o racismo estrutural e toda forma de discriminação contra o nosso povo. Seguimos juntos ✊?✊??
Obrigado e continue nos acompanhando Nathália Rodrigues!