Pesquisar
Close this search box.

» Post

O Jornal Empoderado acompanhou as ajudas humanitárias em Petrópolis/RJ

O Jornal Empoderado esteve presente em Petrópolis, no Rio de Janeiro, nos dias que se seguiram às chuvas que levaram caos e mortes na região serrana. Ainda se vê sinais da destruição por toda a cidade. As vítimas fatais somam mais 176 pessoas, sem contar as desaparecidas. A maioria das pessoas atingidas são pobres, periféricas e negras. E vale lembrar que o problema em período de chuvas já vem de décadas. 

O presidente Jair Bolsonaro foi até o local e entre outras observações disse que mesmo que estivesse tudo “arrumadinho” devido a quantidade de chuva, a catástrofe era certa. Ou seja, a culpa é da natureza apenas?

Entra governo e sai governo e todo mundo sabe que de janeiro a março chove muito, existem moradias em locais de risco e nada é feito.  E quem sofre, em sua maioria, são sempre famílias pobres, periféricas e negras. 

Ouça os relatos da nossa repórter, Daniela Lopes, que esteve nas zonas atingidas , e em especial, no último dia 20/02/2022.

Fotos: Daniela Lopes

A CUFA DISTRIBUIU TONELADAS DE ALIMENTOS

Marcelo Cavanha, colaborador do Empoderado, foi até Petrópolis ajudar a organizar pela CUFA – Central Única das Favelas as milhares de doações que saíram da capital paulista, São Paulo, até Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Muitas iniciativas e entidades estão ajudando a população de Petrópolis nesse momento. E, lógico que não seria diferente com a CUFA, que sempre está empenhada em ajudar quem mais precisa. Foram distribuídas mais de 5 mil refeições por dia, e mais de 30 mil toneladas de alimentos.

Fotos: Favelas Filmes

Enquanto isso…

Em matéria publicada no Portal G1, os descendentes do Dom Pedro II publicaram orações para as vítimas desse desastre que acometeu a região de Petrópolis/RJ.  Porém, existe a “taxa do príncipe” criada em 1847 que repassa um percentual (2,5%) por cada transação imobiliária na região de Petrópolis aos herdeiros de D. Pedro II

A situação é tão bizarra que na última sexta-feira (18), o Deputado Federal Marcelo Freixo (PSB) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei para destinar a taxa recebida pela família imperial às vítimas das enchentes no município. 

Em trecho do comunicado, datado em 16 de fevereiro, herdeiros do império que não existe há mais de 130 anos comentaram: “Família Imperial, tão estreitamente ligada a Petrópolis, encontra-se sempre disposta a servir ao seu povo, oferecendo orações e solidariedade a todos que vêm sofrendo”.  

(leia matéria completa no Portal G1) 

Link: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2022/02/20/taxa-do-principe-o-que-e-o-laudemio-imposto-em-petropolis-que-vai-para-herdeiros-da-familia-real.ghtml

Carta da família imperial — Foto: Reprodução

Revisão: Eliane Almeida

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade