São Paulo, novembro de 2021 – A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, é patrocinadora do São Paulo Fashion Week N52 e apresenta a coleção Ubuntu Revolution, desenvolvida pela Mama Di African Clothes durante o projeto #BemEmpreendedoras, maratona de imersões oferecida pela Marisa com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino e impulsionar uma das pequenas marcas selecionadas pelo evento. Ao fim da semana de workshops oferecida pela varejista, os idealizadores da Mama Di, Diane Ferreira e seu filho Greyfus Romualdo, criaram as peças com a mentoria da estilista Juliana Jabour, do idealizador e diretor criativo do SPFW, Paulo Borges, e da equipe de estilo da Marisa.
O desfile da coleção Ubuntu Revolution – em formato virtual – faz parte do line up oficial do Festival e será apresentado, na íntegra, na versão digital do SPFW N52, nesta quarta-feira (17), às 16h. Após a estreia, o fashion film será transmitido durante os demais dias em um telão montado no espaço fotografável da Marisa dentro do evento. Confira aqui.
Coleção cápsula apresentada no SPFW foi desenvolvida durante imersão de empreendedorismo oferecida pela varejista; Ação tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino
O conceito das peças é baseado no antigo ditado africano que fala sobre fraternidade, generosidade e solidariedade: “Eu sou porque nós somos”. Ao desenvolverem a coleção cápsula, Diane, conhecida como Mama Di, e seu filho Greyfus buscaram ir além do fashionismo, expressando nas obras a existência, resistência e representatividade do povo preto. São quatro looks, formado por oito peças:
- O vestido longo decotado com pregas e manga bufante plus é composto por duas estampas étnicas afro.
- O segundo look combina a saia rodada dupla godê, em gomos intercalados com estampas étnicas afro, com o cropped entreaberto com gola vitoriana e manga bufante inferior.
- Na produção, o sobretudo com recortes de estampas étnicas afro faz composição com o corselet e shorts com faixa em laço dourados.
- Por fim, o macacão, confeccionado em patchwork com retalhos de tecidos africanos, valoriza a sustentabilidade. A modelo veste ainda spencer em vinil e mangas levemente bufantes nos ombros, inspiradas nos anos 80.
A Mama Di African Clothes nasceu em 2019, criada pela costureira nordestina Diane Ferreira e seu filho Greyfus Romualdo. Diane, que atuava como modelista, tornou-se figurinista de escolas de samba de São Paulo, na década de 80 e a conexão com o carnaval também a aproximou do teatro, para onde desenvolveu figurinos; Greyfus, além de estilista, é pedagogo e produtor cultural.
Marisa-Mama Di African
FICHA TÉCNICA:
Direção: Claudia Carvalho e Bruno Cabral
Ass. de Direção: Flávia Ventura
Produção Executiva: Renato Marques
Produção de Base: Ana Moura
Produção: Tainá Tavares
Ass. de produção: Evantuí de Jesus (Babu) e Felipe Panice
Direção de Fotografia: Vagner Jabour
Ass. de Câmera: Thiago Meira
Elétrica: Cris Farias
2a Unidade de Fotografia e Making Of: Tom Castello e Bruno Sabongi
Fotografia Making Of: Tom Castello e Bruno Sabongi
Direção de Arte: Paola Santos e Bárbara Romero
Contra Regra: Daniel Dias
Make: Angélica Santos
Stylist: Marcell Peçanha
Ass. de Stylist: Henrique Maciel
Passador: Wilson Luiz
Modelagem e Desenvolvimento de Produto: Andrés Samuel Acuna Cesped
Fotografia Still: Vagner Jabour
Edição e finalização Making Of: Daniel Franco
Edição e finalização Fashion Film: Bruno Cabral e Daniel Franco
Correção de cor: Bruno Cabral
Trilha Sonora Fashion Film: Raquel Krügel
Elenco
Priscila Ribeiro Vicente (modelo looks)
Luana Maira Marcondes Viana
Ashilley Valentina Marcondes Francisco
Hillary Victoria Marcondes Rodrigues
Valeria Gonzaga
Aliny de Souza Benvindo
Rubia Larissa Marcelino Caitano
Jaiane Santos da Cruz
Elaine dos Santos Barros
Anderson Pires Tiburcio
Tatiane Aparecida Pires
Agradecimentos: Filmes do Bem, WTC Transporte e Locall.
Sobre a coleção
A COLEÇÃO UBUNTU REVOLUTION, da Mama Di African Clothes – moda com identidade – mostra que, mesmo oprimido pelos grilhões invisíveis da sociedade, o povo preto expressa sua reivindicação revolucionária a uma retratação sobre um apagamento histórico que interferiu em todos os segmentos na vida da população afro e descendente. Sua história, sua cultura, inclusive a maneira de se enxergar como indivíduo.
UBUNTU REVOLUTION é um anúncio antirracista no mundo da moda. Ressaltando as lutas que estão sendo construídas e evoluindo em nosso país. Ser preto é declarar guerra expressando o amor e sabedoria em forma de rebeldia, para vencer o preconceito, a discriminação e a exclusão racial.
Sobre a Marisa
A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos de experiência, construiu uma forte relação de cumplicidade e intimidade com sua consumidora, conhecendo e acompanhando suas necessidades e anseios. O propósito da marca é fortalecer a autoestima da mulher. Ao longo de sua história, a Marisa é conhecida e reconhecida por seu slogan “De Mulher para Mulher”. Está presente hoje em todas as regiões do Brasil e conta com aproximadamente 344 lojas nas melhores ruas e shoppings do país. É uma das pioneiras do setor no e-commerce, oferecendo seus produtos pela sua loja virtual há 20 anos. A Marisa também possui uma divisão de produtos e serviços financeiros, o Mbank, criado para prover o financiamento de produtos às suas clientes.
Esta matéria contou coma colaboração da Renata Bezerra e do Greyfus Romualdo. O Jornal Empdoerado parabeniza a Diane Ferreira uma mãe negra, de 70 anos, periférica e estilista.