» Post

Parabéns: Unegro faz 33 anos!

“Hoje, 14 de julho de 2021, a UNEGRO completa 33 de fundação, Entidade que guarda semelhança com o Brasil: nasce na Bahia e se estabelece em todo território nacional.”. Aqui um trecho da nota de hoje para comemorar o trigésimo terceiro aniversário da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). Está aniversariando uma das grandes referencias na luta antirracista, do Brasil.

Um outro trecho da nota pública da entidade que merece destaque: “Ao longo desses 33 anos de existência, somada ao movimento negro, a UNEGRO deu importante contribuições para o avanço da pauta racial, destaco a democratização do acesso ao ensino superior, o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico antirracismo, o surgimento e fortalecimento das ações afirmativas e a proliferação de organismos de igualdade nos espaços públicos e da sociedade civil. Sem perder a dimensão da luta transformadora que une os movimentos revolucionários e populares.” e sobre o momento atual diz Edson França: “Derrotar Bolsonaro e a corrente político ideológica que sustenta suas sandices é uma importante prioridade da UNEGRO, por isso estaremos nas ruas – lugar de quem luta, lugar de quem transforma – pelo fim de Bolsonaro e por um Brasil sem exploração e opressões e racismo.”

O Jornal Empoderado conversou com Edson França (Vice Presidente Nacional da UNEGRO) e Rosa Anacleto (Presidenta Estadual), ambos dirigentes da entidade.

Jornal Empoderado – Como e por que surge a Unegro?

Edson França – Surgem em 1988, ano do Centenário da Abolição Inconclusa, em Salvador, na ocasião levantávamos contra a violência policial, contra a fome, desemprego, pobreza que vitimava especialmente a população negra e surgíamos para ser uma alternativa de luta de classe, raça e gênero, triplé que sustenta a exploração e opressão no Brasil.

Rosa Anacleto

Jornal Empoderado – Quais os maiores desafios nesses 33 anos?
Edson França – O desafio da existência em todo país sem recurso, de acompanhar vários retrocessos sem perder a convicção que podemos transformar o país, de ver irmãs e irmãos tombar durante a luta e de nunca abandonar a luta ao lado do povo.

Jornal Empoderado – Como é manter uma entidade negra em período tão conservador e na Pandemia?

Edson França – Não existe período fácil em matéria de combate ao racismo, mas sempre é possível piorar. Bolsonaro com sua necropolítica negacionista, corrupta e irresponsável levou morte, desemprego, pobreza e morte ao nosso povo. O impacto sobre a população negra sempre é maior, aliás, nossa convicção é que só é possível um Presidente da República com o caráter de Bolsonaro em um país cujo racismo estrutura as relações políticas, sociais, econômicas e culturais. Diante disso, estamos nas ruas com os movimentos populares dando um basta a política de morte.

Rosa Anacleto

Jornal Empoderado – O PCdoB mesmo com a Unegro, não é reconhecido por ser um partido de luta Antirracista. Como você vê isso?

Edson França – Discordo rigorosamente da pergunta e de quem assim pensa. Os comunistas têm uma longa trajetória de luta política contra o racismo, posso citar várias, mas como não é objeto dessa entrevista darei um dado, o PCdoB é o único Partido do Brasil que ascendeu a sua presidência uma mulher negra: Luciana Santos.
.
Jornal Empoderado – A Unegro participa da Convergência, Frente Nacional Antirracista… Qual a importância dessas uniões?

Edson França – Somos uma entidade frentista, consideremos fundamental a unidade do movimento negro, por isso valorizamos espaços com justa pauta, legitimidade de atuação dos integrantes e disposição de luta. Há inúmeros pontos comuns entre a Convergência e a Frente Nacional Antirracismo, diferenciando na prioridade na pauta econômica e na capacidade de diálogo amplo, do ponto de vista da coloração ideológica, da FNA.

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade