Pesquisar
Close this search box.

» Post

O festival que nasceu para resistir ao machismo dentro da cena cultural, além de fortalecer a Baixada Fluminense como celeiro artístico no estado do Rio de Janeiro, completa 10 anos cumprindo brilhantemente seu papel e se consolidando como um coletivo de mulheres repleto de potência cultural permeada por estímulo, acolhimento e inspiração.

A Roque Pense! é uma rede de mulheres profissionais da cultura que desenvolvem diferentes projetos transmídias de música, cultura urbana e audiovisual. Um desses projetos é o Festival Roque Pense!, que acontecia de maneira itinerante em diferentes municípios da Baixada, mas em 2021 se adaptou à realidade da pandemia e terá sua primeira edição totalmente online. O público vai poder curtir um som da melhor qualidade, feito por mulheres, sem sair de casa e, ainda, acompanhar uma série audiovisual, um podcast sobre a produção do festival nesse novo formato e oficinas virtuais de produção cultural.

O Festival

As mulheres da Baixada Fluminense – RJ comandam o palco do Festival Roque Pense! nos próximos dias 09, 10 e 11 de abril, às 20h. Comemorando 10 anos de estrada, essa é a primeira edição online e transmídia do festival. A programação conta com a banda Luísa e os Alquimistas, a cantora índigena Kaê Guajajara e as rappers da Baixada Afrodite, LOrac Lopez, Lavínia  e Athena, que vão contar com o apoio da Dj Moonjay.

Além de levar arte e entretenimento para a casa das pessoas, o festival também gerou 42 oportunidades de emprego para mulheres trabalhadoras da cultura durante a pandemia – sem contar com fornecedores. A ideia da Roque Pense! é que mulheres ocupem cargos que majoritariamente são destinados a homens, possam ter novas experiências profissionais e tenham seu trabalho valorizado e reconhecido. Elas estão no palco, nos bastidores, na área técnica, na criação e na direção.

Um dos objetivos da Roque Pense! é produzir arte através do olhar da periferia, que nasce através da vivência no território, e para que isso ocorra é preciso lembrar das mulheres que vieram antes de nós e lutaram pela cultura e direitos humanos na Baixada Fluminense. Por isso, esta edição do festival  homenageia três lideranças femininas da cultura e dos direitos humanos: Mãe Beata de Yemonjá, Mãe Meninazinha de Oxum e a poetisa Lírian Tabosa. Performances das jovens artistas da região Tulanih Pereira, Adrielle Vieira e Valentine saúdam as três antes das apresentações musicais.

O Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o Festival Roque Pense!. O evento tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e apoio cultural da Oi Futuro | LabSonica.

O Festival Roque Pense! Será transmitido pelo youtube: https://bit.ly/38NbocM 

Sobre as atrações

No primeiro dia de festival, dia 9, vamos ouvir a música e conhecer o processo criativo da rapper Kaê Guajajara. A artista do povo Guajajara é personagem do 13º episódio do Estúdio Roque Pense que será lançado no festival. Kaê é uma das vozes mais pulsantes da música indígena contemporânea, cantora, compositora, escritora e atriz. Ela usa a sua arte para conscientizar sobre o racismo, preconceito e invisibilidade dos povos originários como versos como  “O agro não é tech, não é pop e também mata” e “Tô renascendo da cinza do fogo que queimaram meus ancestrais”.

As jaguatiricas vão dominar o sábado, dia 10, com o show da banda Luísa e os Alquimistas. A trupe de alquimistas liderados por Luísa Nascim é fruto do fervilhante cenário musical de Natal, no Rio Grande do Norte. O show é um mergulho na estética e na sonoridade do brega com referências de reggae, dub, dancehall, pop, reggaeton e R&B.

Encerrando o Festival, no domingo, dia 11, uma cypher é comandada pelas rappers Afrodite, LOrac Lopez, Lavínia  e Athena, que vão contar com a Dj Moonjay. As Cyphers são importantes para divulgar novos nomes e aumentar a representatividade de grupos que sempre tiveram pouco destaque dentro do hip hop. Todas são crias da Baixada Fluminense.

Antes dos shows, nos dias 7 e 8, acontecem oficinas exclusivas para mulheres. São abordados temas de estímulo à inserção e profissionalização nas artes. A programação das oficinas será divulgada em breve nas redes sociais da Roque Pense!.

  • Shows acontecem nos dias 09, 10 e 11 de abril

  • A programação conta com a banda Luísa e os Alquimistas, a cantora Kaê Guajajara e uma cypher de rappers da Baixada Fluminense.

  • O festival gratuito gerou emprego para 42 mulheres durante a pandemia

Equipe Roque Pense!

SERVIÇO

Festival Roque Pense!

Dias 09, 10 e 11 de abril, às 20h

Exibição no YouTube: https://bit.ly/38NbocM

 


Release por Juliana Gonçalves : Jornalista e pesquisadora. Rede de Observatórios da Segurança | PPDH-UFRJFirma Preta | Coletivo Minas da Baixada. Instagram: @jollygoncalves |Twitter: @jollyxx 

Imagens: divulgação do Festival

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade