Como diz o refrão do rei do swing Bebeto na música “segura a nega” em um outro contexto mas trazendo esse clima contagiante e festivo, neste mês de Julho, segura as negas viu, vamos saudar essa potência que é a mulher preta.
Com o dom de se reinventar mesmo estando na base da pirâmide social, tem o poder de driblar as situações mas adversas e transforma-las.
No dia 25 de Julho comemoramos o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela. E no dia 31 de Julho é comemorado o Dia da mulher Africana.
Ficou mais que provado que Julho é das pretas, nesse mês são diversos acontecimentos como , marchas, lives, encontros virtuais tudo para saudar e atribuir reverências ao mulherio preto.
Temos como inspirações dessas comemorações mulheres que fizeram a diferença nessa trajetória de luta e também as que estão atuando, de forma diversa, trazemos o nome de Marielle Franco, Tereza de Benguela, Maria Carolina de Jesus ,Maria Felipa, Theodosina Ribeiro, Mãe Stela de Oxóssi, Tia Ciata, Luiza Mahin,temos Ângela Davis, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Conceição Evaristo, Kiussam de Oliveira, Mercedes Baptista, Beyonce, Tais Araújo, Zezé Mota, Chimamanda, Katiúscia Ribeiro, Imacule, MC Sophia, Maju Coutinho, e muitas outras têm eu ,você mulher preta, nossas mães e avós que por gerações lutam para sobreviver e atuar dentro e fora das nossas comunidades, são tantas mulheres negras espetaculares que não cabem em uma simples lista, desta forma , somos muitas e estamos em todos lugares.
E esse mês de Julho e todos os outros temos que ressaltar e dar visibilidade a todo trabalho que nós mulheres negras temos na sociedade.
Imagem da capa: @fabio_cinegrafista_