Pesquisar
Close this search box.

» Post

Desejo de liberdade e luta após treze de maio.

¨Essas datas não mudam nada nossas vidas, e um dia ou um mês é pouco, e o resto do Ano?¨

Milton Santos

O Treze de Maio, para mim, é a data que o Brasil desde 1888 poderia ter  se tornado uma potência como Nação.

Houve na história momentos que muitos tinham como desejo a liberdade, alguns de seus corpos e outros de um sistema de domínio e exploração.

Os Negros tinham um conhecimento de organização que os brancos não portavam , pois, os não negros possuíam  o conforto e a proteção dos recursos financeiros.

Eles  foram os protagonistas na primeira tentativa de independência no país, através da formação do Quilombo de Palmares. A organização dos negros, ou seja, seu conhecimento de astrologia, agricultura, metalurgia, criação de gado, entre outros.

Vale destacar que  o Brasil ,hoje, quase 400 anos depois, se tornou  exportador de commodities  por causa do Negro Africano.

O negro não nasceu escravizado, pois o que chamamos hoje de urbanismo, os foragidos já praticavam nos Quilombos e irmandades.

A participação do negro na política sempre foi chamada de revolta, assim as propostas de liberdade e construção de um outro país foi a todo momento questionada, como são feitas até hoje.

Malês, Balaiada, Sabinada entre outras, foram momentos para uma mudança de paradigma, não atoa, mesmo sem recursos, venceu por mais de 100 anos o exército brasileiro.Este infelizmente além de ter perdido a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e  técnicas,  covardemente comemoram  a ¨vitória¨ de 1695.

Até hoje,as forças armadas são símbolo da presença masculina, de brancos, porém as mulheres africanas, já eram líderes de tropas, onde eram estrategistas, guerreiras, informantes e organizavam as alternativas frente ao Estado Colonial.

No entanto,  manter o negro na condição de escravo é posterior ao 13 de Maio;

Para manter seus privilégios, muito foi  negado ao preto no Brasil, o afrodescendente  não teve direito  e nem  acesso ao estudo, moradia, terras, como os brancos europeus e  os japoneses tiveram.

O 13 de Maio não vai se transformar por si só, basta olhar para nossos representantes políticos, estes tem representação desde o Brasil Colônia, como os Caiados ( GO).

E os ¨novos¨, são filhos ou parente destes, consolidando um país motivado pela corrupção ou troca de favores entre eles. A cada eleição as mudanças não são significativas, o que permite ¨a casa¨, sempre se comportar do mesmo jeito.

https://catracalivre.com.br/cidadania/confira-lista-completa-dos-55-vereadores-eleitos-em-sao-paulo/

Neste site podemos ver quem foram os vereadores eleitos no ano de 2018. Três Negros, no total de 51 cadeiras.

Precisamos nos organizar, não só nos bairros, onde somos lideranças locais,  o poder dos eleitos e as demandas não permitem que possamos avançar coletivamente.

Muitos vão dizer, que os tempos são outros.

Não existe uma vereadora ,negra, na cidade de São Paulo e  muitos vão dizer que não somos organizados, ou mesmo a meritocracia.

Precisamos entrar nesta disputa, e a nossa disputa só será contra quem for contra nós. Porém acreditamos que é também pela luta político partidária que nós ,negros ,devemos estar.

E em especial estimular a presença de mulheres negras, e não é oferecendo cotas obrigatórias, e sim condições igualitárias.

Porém se permitir reviver sua liderança, sua estratégia, a política será realizada de outra forma,saudaremos  os mais velhos, e seguiremos seus passos.

Lélia Gonzáles, Leite, AbdiaS do Nascimento, Eduardo Cáo.

https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/

Foto de capa: Imagem disponível na internet

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade