» Post

Na semana das crianças espetáculo infanto juvenil “A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda” será gratuito

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, “A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda”, um espetáculo afrofuturista que traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista, terá entrada gratuita.

A peça infanto juvenil, é uma montagem inédita, que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro no ano de 2080, um quilombo chamado Palmares e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar.

Entre muitos desafios, reviravoltas e aventuras elas precisam encontrar o caminho até Wakanda.  As apresentações serão no sábado (12), às 16h, no Sesc Niterói e no domingo (13) às 16h, no Sesc Nova Iguaçu. 

As comemorações não param nesta semana, durante todo o mês de outubro terá apresentação do espetáculo. No Sesc Ramos acontecerá na sexta-feira (18), às 14h30, no domingo (20) será a vez do Sesc Engenho de Dentro receber o espetáculo, às 16h. Já no Domingo (27) a apresentação será no  Sesc Teresópolis, às 16h e finalizando a temporada no domingo 3 de novembro no Sesc São João de Meriti, às 16h. 

Poesias da escritora Conceição Evaristo compõem a saga que tem uma estética afrofuturista e aborda diversos temas como: respeito ao próximo, igualdade de gênero, racismo estrutural, tolerância religiosa, colonização cultural, representatividade, ancestralidade, entre outros. 

A peça conta com a direção e texto de André Lemos,o primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de Teatro na categoria Direção em 2019, Lázaro Ramos como produtor associado, direção de produção de Simone Braz.  No elenco Reinaldo Junior, Juliane Cruz, Tati Villela, Tarso Gentil e Wayne Marinho.

O espetáculo tem como uma das principais missões socioeducativas reforçar referências da história do povo negro que é constantemente apagada, dando um olhar representativo principalmente para crianças e jovens.

“A gente vive um momento de retrocesso cultural e social. Esse espetáculo vem como uma potência de um trabalho de base para as nossas crianças e jovens, trazendo possibilidades de novas referências, de contar a história por novos pontos de vista”, conta André Lemos.

A idealização é do coletivo artístico “Confraria do Impossível“, que entra em um universo infantil pouco explorado e fundamental para um futuro de médio a longo prazo, trazendo um trabalho inovador, crítico e educativo para que as crianças e jovens possam se sentir cada vez mais representados e os ajude a se tornarem adultos mais conscientes. 

“Desde sempre a gente é obrigado a consumir criações que não nos representam. A tipificação de heróis brancos, a demonização e a intolerância com a cultura preta e espiritualidade. Esse trabalho vem com objetivo de tentar destruir um pensamento colonialista que é imposto na nossa cultura desde sempre. A gente traz referência da cultura ancestral, como os orixás, o que eles realmente representam, a Cultura Negra Pop, como Pantera Negra, Wakanda e entre outros”, destaca o Diretor. 

Confraria do Impossível – A Confraria do Impossível é um coletivo artístico negro empresarial que intervém nas ruas, espaços culturais e transportes públicos na cidade do Rio de Janeiro desde 2009 e visa o trabalho com a arte, a cultura e a educação como forma de reflexão, transformação, aprendizado e conscientização social. Desde 2015 a Confraria do Impossível se mantém de forma independente e autônoma com atividades ininterruptas.

Em 2018, a Confraria do Impossível foi indicada ao prêmio Shell de teatro no Rio de Janeiro (considerado o mais importante do país) com o espetáculo “Esperança na Revolta” nas categorias autoria, música e direção, tendo levado o último, que quebrou um histórico de nunca antes um diretor negro ter ganho nesta categoria em 31 anos de história da premiação.

DATA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES NOS SESC’S:

12 de outubro – SÁB / 16h Sesc Niterói – GRATUITO

13 de outubro – DOM / 16h Sesc Nova Iguaçu – GRATUITO

18 de outubro – SEX / 14h30 Sesc Ramos – GRATUITO

20 de outubro – DOM / 16h Sesc Engenho de Dentro – 10 Reais inteira , 5 reais meia e 2,50 habilitado SESC, gratuito PCG

27 de outubro – DOM / 16h Sesc Teresópolis – 10 Reais inteira , 5 reais meia e gratuito habilitado SESC

03 de novembro – DOM / 16h Sesc São João de Meriti – 10 Reais inteira , 5 reais meia e gratuito habilitado Sesc PCG e menores de 12 anos

 

FICHA TÉCNICA


CONCEPÇÃO: Confraria do Impossível

TEXTO E DIREÇÃO: André Lemos

POESIAS: Conceição Evaristo

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Simone Braz

PRODUTOR ASSOCIADO: Lázaro Ramos

ELENCO: Reinaldo Junior, Juliane Cruz, Tati Villela, Wayne Marinho e Tarso Gentil

STAND IN: Rudson Martins

ORIENTAÇÃO MUSICAL: Fábio Mukanya

DIREÇÃO MUSICAL: Maria Clara Coelho

MÚSICAS: Confraria do Impossível, Maria Clara Coelho e Domínio Público

DIREÇÃO DE MOVIMENTO e PREPARAÇÃO CORPORAL: Reinaldo Junior

DANÇAS DO OESTE AFRICANO: Sabrina Chaves

FIGURINOS: Reinaldo Junior e Rona Neves

ADEREÇOS: Rona Neves e Tarso Gentil

CENÁRIO: Tarso Gentil  

CONFECÇÃO DE BONECOS: Era uma vez o mundo

CENOTÉCNICO: Álvaro

COSTUREIRA: Tatiane Jiquiriçá

DESENHO DE LUZ: Rommel Equer e Maurício Fuzyama

PROJETO GRÁFICO: João Eliel

FOTOS PROJETO: Tarso Gentil

FOTOGRAFIA: Natália Perdomo

OPERADOR DE LUZ: Luan Almeida

OPERADOR DE SOM: André Lemos

ASSESSORIA DE IMPRENSA : Laís Monteiro ( Monteiro Assessoria)

PARCERIA: Terreiro Contemporâneo e Escola Técnica de Teatro Martins Pena

APOIO: Era uma vez o mundo

REALIZAÇÃO: Confraria do Impossível

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade